Ernest Hemingway Escritores

Ernest Hemingway: um pouco sobre o Escritor

00:00Universo dos Leitores


Olá Leitores!

Aqui no blog eu já falei de alguns livros do Hemingway e ele é, sem dúvida, um dos escritores que quero conhecer melhor... Foi pensando nisso que resolvi elaborar esse post e contar um pouco sobre a vida dele para vocês... 

A sabedoria dos velhos é um grande engano. Eles não se tornam mais sábios, mas sim mais prudentes. (Ernest Hemingway)

A POLÊMICA E AGITADA VIDA:

Ernest Hermingway, romancista, novelista e contista norte americano, nasceu no ano de 1988, em Oak Park, Illinois, nos Estados Unidos, e foi um dos maiores representantes do ciclo literário norte americano do século XX, conhecido como “Geração Perdida”. 

Apesar de o pai tentar influenciá-lo para a medicina e a mãe para a música, desde novo ele demonstrou interesse pela literatura e aos 17 anos de idade já escrevia para um jornal no Kansas.

No ano de 1918, com o início da Primeira Guerra Mundial, ele se alistou como voluntário para o exército italiano. No entanto, por lá ele sofreu ferimentos graves e passou um longo tempo hospitalizado. A sua postura corajosa durante a guerra fez com que ele fosse condecorado pelo Governo Italiano. 

Depois desse período, ele passou um tempo em Paris e por lá viveu o clima dos loucos anos 20. Conviveu então com a "Geração Perdida" de americanos que lá se encontravam -- jovens artistas, escritores e intelectuais que bebiam muito e tinham muito talento. Foi aceito no grupo de Gertrud Stein, Ford Madox Ford e Ezra Pound. 
Em 1923 apareceu seu primeiro livro, "Three Stories and Ten Poems". A mistura de gêneros sugeriu a indefinição própria de sua imaturidade. De qualquer modo, o seu talento narrativo já estava ali presente e mais ainda em "The Sun Also Rises" ("O Sol Também Se Levanta", 1926), em que celebrou o seu grupo de expatriados.

Inspirado pela lembrança da guerra, em 1929 ele escreveu "A Farewell to Arms" (Adeus às Armas), uma bela e romântica novela, que o consagrou nos Estados Unidos. Essa ascensão rápida demais não deixou de prejudicá-lo. Àquela altura já estava de volta à América, dividindo o tempo entre a Flórida --onde pescava -- e Utah -- onde caçava. 

Dois casamentos fracassaram, e ele voltou-se contra velhos amigos como Scott Fitzgerald e John dos Passos. Foi nessa época que passou a assinar "Pappy", apelido pelo qual veio a ser conhecido. Durante esse período, dedicou-se a escrever contos.

Posteriormente, Ernest se inscreveu como correspondente de Madri durante a Guerra Civil Espanhola e, por tal razão, permaneceu na Espanha por um período de quatro anos. Apesar do curto espaço de tempo, ele criou uma forte ligação com o país e com a ideologia dos espanhóis. 

De novo, a experiência do conflito deu origem a um romance, o famoso "For Whom the Bells Tolls" (Por Quem os Sinos Dobram), publicado no ano de 1940. O título foi retirado de um verso do metafísico poeta inglês John Donne (1573-1631): "Não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti". 

Leitor ávido, foi influenciado pela escrita de Donne, Mark Twain, Flaubert, Stendhal, Tolstói, Tchecov, Shakespeare, Quevedo, Dante. Da mesma forma, admirava os trabalhos de Bach, Mozart, Goya, Giotto, Van Gogh. 

Se até então a vida de Hemingway tinha sido um misto de aventura e literatura, a partir daí tornou-se mais aventura do que literatura. Viajou por vários lugares em busca das emoções que pudessem lhe proporcionar a caça de grande animais, as touradas, as lutas de boxe, assuntos sobre os quais escrevia textos jornalísticos e que passaram a condicionar a sua vida. De um texto pronto e publicado dizia, por exemplo, que era "um leão morto" e, portanto, sem interesse. 

Depois da Segunda Guerra radicou-se em Cuba e ali permaneceu mesmo depois da ascensão de Fidel Castro ao poder. Com o regime de governo ele manteve uma relação distante, mas cordial. 

Contudo, naquele período o seu talento literário parecia ter se esgotado, mas em 1952 ele ressurgiu com "The Old Man and the Sea" ("O Velho e o Mar"). Promovido furiosamente pela editora, o livro anunciou a ressurreição literária de Hemingway. A obra recebeu o prêmio Pulitzer daquele ano e dois anos mais tarde o próprio Hemingway foi agraciado com o Nobel. 

Infelizmente e surpreendentemente, o aventureiro e corajoso escritor colocou fim a sua vida na data de 2 de julho de 1961. Como legado, deixou a sua obra inquietante e a sai história de vida, marcada por inconstâncias, quatro casamentos fracassados, aventuras, dores e lindos textos. 
A ESCRITA:

Com uma escrita sintética e concisa, as obras de Ernest Hemingway se destacam pelos contextos realistas e reflexivos que apresentam. A concisão mencionada se torna ainda mais intensa nos livros que, mesmo sendo romances, retratam suas experiências reais, entre eles, “O Sol se Levanta” e “Por que os sinos dobram”. No primeiro, ele retratou a vida de um grupo de expatriados boêmios, ingleses e norte-americanos, em Paris e Pamplona, depois da Primeira Guerra Mundial. No segundo, por sua vez, retratou a história de um americano que se ligou às causas da legalidade na Espanha, no período da Guerra Civil espanhola.

Convém salientar que o estilo sucinto do escritor não retira a beleza e a magnitude das suas obras, que sempre apresentam reflexões importantes e coerentes. 

BIBLIOGRAFIA:

Principais obras de Ernest Hemingway em português:

No Brasil, os direitos dos livros do escritor são da Editora Bertrand Brasil, do Grupo Editorial Record. As principais obras já publicadas são: 

Adeus às Armas 

Contos (vols. I, II e III) 

Do Outro Lado do Rio, Entre as Árvores 

O Sol também se Levanta 

O Velho e o Mar 

Paris é uma Festa 

Ter e não Ter 

Verdade ao Amanhecer 

As Neves de Kilimanjaro 

As Ilhas da Corrente 

O Verão Perigoso 

A Quinta Coluna 

Todas as obras:

1925 In Our Time

1925 The Torrents of Spring

1926 The Sun also Rises ("O Sol também Se Levanta")

1927 Men without Women

1929 A Farewell to Arms ("Adeus às Armas")

1932 Death in the Afternoon

1932 The Snows of Kilimanjaro

1933 Winner Take Nothing

1935 Green Hills of Africa ("As Verdes Colinas da África"')

1937 To Have and Have not ("Ter e não Ter")

1938 The Fifth Column and the First Forty-nine Stories

1940 For Whom the Bell Tolls ("Por Quem os Sinos Dobram")

1947 The Essential Hemingway

1950 Across the River and into the Trees ("Do Outro Lado do Rio e entre as Árvores")

1952 The Old man and the Sea ("O Velho e o Mar")

1953 The Hemingway Reader

1960 The Dangerous Summer ("O Verão Perigoso")

1961 A Short Happy Life

1962 Hemingway, the Wild Years

1962 Adventures of a Young Man ("Aventuras de um Homem Jovem")

1964 A Moveable Feast ("Paris é uma Festa")

1967 The Hemingway Hero

1967 By-line: Ernest Hemingway

1969 The Fifth Column and Four stories of the Spanish Civil War

1970 Islands in the Stream ("As Ilhas da Corrente")

1970 Ernest Hemingway: Cub Reporter

1972 The Nick Adams Stories

1976 The Complete Short Stories of Ernest Hemingway

1981 Ernest Hemingway Selected Letters

1985 Dateline: Toronto

1986 The Garden of Eden ("O Jardim do Éden")

1987 The Complete Short Stories of Ernest Hemingway

1995 Collected Stories

1999 True at First Light ("Verdade ao Amanhecer")

1999 Hemingway on Writing

2000 Hemingway on Fishing

2003 Ernest Hemingway Selected Letters 1917-1961

2003 Hemingway on Hunting

2003 Hemingway on War

2005 Under Kilimanjaro

2008 Hemingway on Paris

OBRAS NO CINEMA:
Seja pela temática, estilo, linguagem e enfoque de seus textos ficcionais, as histórias de Ernest Hemingway parecem ter sido escritas para o cinema. Assim, como esperado, várias delas receberam adaptações. Exemplos são os romances O sol também se levanta (The Sun Also Rises), Adeus às armas (A Farewell to Arms) e O velho e o mar (The Old Man and the Sea).





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato