Cosac Naify Crítica

Fábulas Selecionadas: La Fontaine Calder

00:00Universo dos Leitores

Quando eu falei sobre o livro Esopo, comentei que “fábulas são narrativas que surgiram de forma oral, com descrições de experiências de animais, fazendo alusão ao comportamento humano, deixando alguma lição ou sugerindo algum comportamento.” Talvez seja por isso que elas me encantam tanto... 

Depois de ter conhecido as fábulas de Esopo, um escravo na Grécia antiga, resolvi conhecer as fábulas de Jean de la Fontaine, um escritor que se utilizou de uma escrita poética para criticar arduamente os costumes da sociedade francesa.

Escritas entre os anos de 1668 e 1694, as fábulas utilizam da figura de animais como ratos, elefantes, leões, cachorros, galinhas etc e tratam de temas como vaidade, orgulho, avareza, agressividade, ganância, amor e muito mais. 

“Um Leão que o Amor soube domar?
Amor é um mestre que amedronta.
Feliz quem o conhece e afronta
Seus golpes, ai, somente em lenda!
Para que a verdade não lhe ofenda,
Ao falar disso a algum momento,
Bem pode a fábula servir.
Esta aqui traz, por certo, o intento
De a seus pés colocar-se vir
Por zelo e reconhecimento.”

O interessante da leitura é perceber o quanto as pessoas se estagnaram e o quanto os maus hábitos predominam desde que o mundo é mundo. Isto porque, mesmo tendo sido escritas para representar o povo daquela época, elas refletem precisamente os problemas atuais. 

Sem dúvida uma leitura envolvente e deliciosa. O tom poético utilizado pelo autor é muito envolvente e leve, por vezes a sensação que causa é de estar lendo uma música. 

Vale comentar que a edição da Cosac Naify está simplesmente deslumbrante e traz o texto tanto em português como em francês... 

Vejam que amor:

Gostou? Compre aqui... 



You Might Also Like

1 comentários

  1. ChatGPT loopt voorop in de gepersonaliseerde leerbeweging. Naarmate meer onderwijsinstellingen en organisaties het belang van gepersonaliseerd leren erkennen, zal de vraag naar platforms als ChatGPT alleen maar toenemen. Met de vooruitgang op het gebied van kunstmatige intelligentie en natuurlijke taalverwerking zijn de mogelijkheden voor gepersonaliseerde leerervaringen grenzeloos. ChatGPT loopt in dit opzicht voorop en biedt studenten een innovatieve en boeiende educatieve ervaring die hen klaarstoomt voor succes in hun carrière.
    https://www.portalgsti.com.br/2023/08/chatgpt-preenchendo-a-lacuna-na-educacao-personalizada.html

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato