Crítica Editora WMF Martins Fontes

Os Ignorantes, de Étienne Davodeau

00:30Universo dos Leitores

Os Ignorantes – Relato de Duas Iniciações é uma HQ diferente. Tudo começou a partir da proposta inovadora do quadrinista francês Étienne Davodeau, que convidou o vinicultor Richard Leroy para lhe ensinar o processo de produção dos vinhos enquanto, em troca, lhe ensinaria tudo sobre livros.

Aceito o desafio, eles passaram um ano juntos e trocaram experiências únicas. Além de terem descoberto um novo ofício, eles tiveram a oportunidade de descobrir novos dons, novos amores e novos prazeres. Também fizeram amigos e descobriram que o verdadeiro diferencial de um bom trabalho é a dedicação que se coloca nele. Tudo tem mais valor quanto feito com esmero, com amor e com cuidado.

Por ser baseada em uma experiência real, a ambientação da HQ é perfeita. Os detalhes são vários e cada página reserva uma descoberta, um aprendizado. Desde os cuidados com o solo, passando pelo cultivo das videiras, o processo de fermentação, engarrafamento e degustação, todo o processo de produção dos vinhos é mostrado. Da mesma forma com os livros: escolha dos títulos, elaboração das capas, processo de revisão, impressão etc. 

Essa é uma leitura única tanto para os amantes dos livros como para os amantes dos vinhos. Imaginem então para quem aprecia os dois prazeres?

As ilustrações também são muito bonitas, em tom sépia e com traços bem marcantes. Vejam um pouco:
Gostou? Compre aqui: Saraiva, Submarino ou Americanas.



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato