Amy Winehouse- Clube dos 27 Livros

Amy Winehouse- Clube dos 27, por Diego de Kerchove e Javi Fernandez

00:35Universo dos Leitores


A Conrad Editora traduziu recentemente uma biografia em quadrinhos da cantora Amy Winehouse. A HQ faz parte de uma série biográfica chamada de Clube dos 27, que busca homenagear ícones da música que por uma trágica coincidência morreram aos 27 anos. Como fã do talento de Amy Winehouse, a HQ chamou minha atenção de cara pela arte e pelo acabamento luxuoso da edição.

A graphic novel traz a vida da cantora Amy Winehouse, uma promessa do Jazz reconhecida por seu talento, originalidade e pelas letras ácidas e atormentadas que ela compunha. Para a tristeza de seus fãs, o sucesso de sua carreira foi diretamente proporcional à sua capacidade autodestrutiva, o que acabou provocando sua morte prematura aos 27 anos. 

Com personalidade forte e envolta em inúmeras polêmicas, Amy não era conhecida apenas por seu timbre singular ou por suas músicas incríveis, mas também pelo seu envolvimento em inúmeras polêmicas, prisões, brigas em público, vício em álcool e drogas, e também pela conflituosa relação com o pai e com o marido.

Confesso que esperava mais desta graphic novel, creio que pela expectativa de ver algo diferente do que havia visto em tantas revistas e jornais, ou até mesmo ver um lado  mais íntimo ao qual não tínhamos acesso senão através de suas músicas.

A sua infância e a separação dos pais são retratadas rapidamente, seguidas da adolescência e fase adulta sem uma transição convincente, já que a dinâmica não permitiu que a personagem me cativasse.

A representação da fase adulta de Amy é mais interessante, mas peca ao focar exclusivamente no comportamento explosivo da cantora deixando de lado particularidades e algumas de suas conquistas importantes no cenário musical. Claro que é impossível deixar de retratar o  caminho de autodestruição tão presente e tão determinante no desfecho da vida de Amy, mas sinceramente eu esperava ver algo diferente do que já havia sido exaustivamente revelado em tantos tablóides e revistas de todo mundo. Talvez a história merecesse mais páginas (já que é muito pequena) para retratar mais peculiaridades da vida da cantora.

Um ponto interessante foi influência de Frank Sinatra e a participação do produtor Mark Ronson que compôs e produziu o cultuado "Back To Black". O traço e as cores estão incríveis, e retratam bem a personalidade da cantora intensa e melancólica, embora o roteiro seja bastante superficial.

Eu havia criado grandes expectativas em relação a esta graphic novel e à toda coleção, mas não sei se compraria os outros volumes futuramente.  Para os fãs e colecionadores a HQ vale a pena pelo traço e pelo acabamento, mas como biografia deixa a desejar. 






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato