Dicas HQ

As 5 melhores HQ's do Universo, por Bruno Trindade

00:00Universo dos Leitores

Olá leitores do Universo, tudo bem? 

Eu sou Bruno Trindade, podcaster no Renegados Cast, e correspondente de quadrinhos no Pipoca Musical. A convite da querida amiga Isabela Lapa, vim trazer uma super lista de quadrinhos pra vocês, “As 5 melhores HQ´s do Universo”.

Não sou muito bom com listas, pelo simples motivo de que pra mim, é muito difícil classificar o que é melhor e pior em alguns casos. É como escolher entre Taxi Driver e Curtindo a Vida Adoidado, por exemplo... São tão diferentes que não tenho parâmetro para comparar, porém adoro os dois de formas diferentes. Por isso, a melhor forma que achei de fazer essa lista foi separar por categoria, assim só vou comparar obras dentro do seu nicho e também fica uma lista mais diversificada, para todos os gostos.

Bom agora chega de falação e vamos ao que interessa...

Super Heróis - Watchmen de Alan Moore & Dave Gibbons:
Pra começar, a categoria que mais aprecio ler e desde sempre fui fanático, é a categoria dos Super Heróis, sendo meu preferido o Superman. Comecei assim como muitos lendo mainstreams como X-Men, Batman e Homem-Aranha. Mas com o tempo, mesmo mantendo os velhos hábitos, começamos a procurar alternativas, coisas mais adultas e profundas (não que os já citados não tenham algumas histórias assim).

Mas de tudo que já li no gênero, nada me surpreendeu tanto quanto Watchmen. Não é segredo para ninguém que essa HQ em especial é considerada por muitos a obra suprema em Quadrinhos. Eu não acho que isso seja verdade, mas com certeza ao lado de coisas como Sandman e Cavaleiro das Trevas, ela está entre o que de melhor já foi feito. 

O principal ponto desse Quadrinho figurar na minha lista nessa categoria, é o fato dela vir para quebrar todos os paradigmas do conceito “Super Hero”. Ela vem questionando tudo que já havia sido feito até então, e coloca os personagens com mais pé no chão. Alan Moore é sem dúvidas um dos maiores escritores de Quadrinhos e um dos poucos que se enquadra na categoria gênio, sondo essa, talvez, sua maior obra. Ao pensar no conceito de que “se super heróis realmente existissem, o Mundo não seria o mesmo”, ele nos trouxe uma história riquíssima, que faz você continuar pensando muito tempo depois de já ter lido.

Cheio de filosofia, conceitos científicos, personagens profundos e meta-linguagem em um roteiro primoroso e super bem amarrado, esse quadrinho vai mudar sua visão do que é Super Herói para sempre!

Mangá - Akira de Katsuhiro Otomo:
Na categoria mangá, não poderia ser diferente! Akira não só mudou a história dos mangás, como também das animações. Com uma produção avaliada em US$ 10 milhões (algo muito acima do padrão da época), não é a toa que a Sony queria produzir uma versão Live Action nos anos 90. A idéia foi abandonada após ser orçado em US$ 300 milhões, mas hoje quem tenta viabilizar o projeto é a Warner, que é  a atual detentora dos direitos.

A história de Akira se passa num universo Cyberpunk pós-apocalíptico muito bem construído, mais precisamente a cidade de Neo-Tóquio, uma cidade reconstruída após a terceira guerra mundial. O lugar é dominado por gangues extremamente violentas e essa é a tonalidade da trama, com tomadas de ação incríveis. Além disso, o mangá trás excelentes conceitos científicos, com experiências aterrorizantes e personagens muito bons.

A motocilceta de Kaneda (protagonista da trama) é um show a parte, e é um símbolo e objeto de desejo dos fãs até hoje. O mais legal de Akira é que além de ação, violência e cenas de tirar o fôlego, Akira faz o melhor serviço que um Sci-fi pode fazer ao trazer reflexões profundas sobre a humanidade e pra onde vamos. Um eterno clássico que deve ser conferido.

O mais legal é que era quase impossível adquirir todos os volumes de Akira sem gastar uma boa grana com isso aqui no Brasil, já que a única edição trazida pela editora Globo, já está esgotada há muitos anos, e só era possível conseguir da mão de colecionadores pelo preço que eles quisessem vender. Porém, a editora JBC, para alegria de todos, anunciou oficialmente que adquiriu os direitos da obra e vai relançá-la em Dezembro de 2015, na Comic Con Experience. Vai separando o dinheiro que essa é imperdível.

Histórico – Maus: A história de um Sobrevivente de Art Spiegelman
Na categoria “Quadrinho Histórico” eu trouxe uma unanimidade. Acho difícil contestar a escolha de Maus aqui, mesmo com outras obras singulares como Persepolis. É difícil encontrar quem não considere Maus um dos melhores quadrinhos já escritos... Você pode procurar em qualquer lista, mas se Maus não estiver no top 10, não leve essa lista a sério.

Maus, que pra quem não sabe, significa Rato em Alemão. A HQ conta a história real de Vladek Spiegelman (pai do escritor da obra), um Judeu polonês que sobreviveu aos campos de concentração de Auschwitz. Sucesso absoluto de publico e critica, é sem dúvida um material indispensável na prateleira de qualquer um, seja fã de quadrinhos ou não, pois é um retrato único do Holocausto. Trata-se de uma história tocante e ao mesmo tempo brutal, com uma arte fantástica e recursos gráficos inteligentes como o fato de tratar cada linhagem como um animal: judeus são ratos, nazistas gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Recurso parecido com o de George Orwell em “A Revolução dos Bichos”, outro clássico eterno. 

Maus é sem dúvida alguma uma obra-prima, e é daqueles livros que você devora! Se ainda não tem de todos dessa lista, é o que recomendo comprar o quanto antes. Em uma palavra: indispensável.

Nacional - Daytripper de Fábio Moon & Gabriel Bá:
Nunca na história do Brasil se produziu tanto em matéria de Quadrinhos! Muito material de extrema qualidade tem cada vez mais conquistando minhas prateleiras, desde as Graphic MSP aos quadrinhos independentes, é visível o quanto os brasileiros evoluíram sua narrativa na arte sequencial. Visto que já faz algum tempo que excelentes desenhistas nacionais já figuravam entre os mais bem sucedidos no competitivo mercado americano, sentíamos falta de alguém que nos representasse também com um bom roteiro, eis que surgem os gêmeos Gabriel Bá e Fábio Moon com Daytripper.

Daytripper conta de maneira bem introspectiva a história de Brás (inspirado no personagem Brás Cubas de Machado de Assis), um escritor de obituários, que sonha em ser um autor reconhecido. A grande sacada aqui é contar “as várias” mortes de Brás, isso mesmo várias. Ao longo do quadrinho, vemos ele morrer de várias formas e idades, e de uma maneira quase lúdica o quadrinho nos leva numa viagem auto-reflexiva sobre a vida e a morte, sobre o que realmente importa ou quem realmente importa. É impossível não se deixar levar pelas divagações do personagem e cair em suas próprias.

A história é contada com um lirismo sutil, onde a linha entre fantasia e realismo é muito tênue. É um quadrinho pra degustar devagar, parar alguns momentos para refletir, e ler novamente depois de digerir. Se eu ainda não te convenci, talvez o fato deles terem vencido o prêmio Eisner (o Oscar dos quadrinhos), na categoria “melhor minissérie” com Daytripper, no mesmo ano que também levaram o renomado prêmio Jabuti, de melhor livro paradidático pela adaptação de “O Alienista”, de Machado de Assis te convença.

Adaptação - Gênesis de Robert Crumb
Bem, se essa lista fosse o Oscar, essa seria a categoria de melhor Roteiro adaptado. Mesmo eu que defenda que sim, pode-se e deve-se fazer alterações quando se transporta uma obra de uma mídia para outra, afim de adaptá-la para uma outra linguagem, e que essa coisa de ser extremamente fiel não é uma verdade absoluta, tenho que confessar que a fidelidade rigorosa de Gênesis me ganhou. É realmente incríve, o quão Robert Crumb se preocupou em repassar a história bíblica em todos os detalhes (até mesmo os sórdidos), com exatidão. Mas não foi só isso que trouxe Gênesis pra essa lista! O fato desse quadrinho ser desenhado com um esmero ímpar, com o traço sujo característico de Crumb também ajudou bastante... O álbum é realmente primoroso e tão fiel que poderia ser elogiado pelo Vaticano.

O mais incrível é talvez o fato de um livro como esse ser realizado por um autor símbolo do movimento underground. Se perguntassem para um especialista em quadrinhos quem ele indicaria para realizar uma adaptação do primeiro livro cristão para quadrinhos, o criador de Fritz The Cat (gato bom vivant com uma vida sexual questionável), certamente seria a ultima opção. Porém, Crumb realizou o feito com maestria e cada página poderia ser emoldurada e ficar tranquilamente na melhor parede de sua casa.

Não se deixe enganar caso não você não seja lá muito fã das histórias bíblicas, por mais fiel que seja o quadrinho, garanto que lê-lo será uma nova experiência. Crumb já ficou em 20º lugar na lista da empresa global Synectics entre os 100 gênios vivos, tai um cara que vale a pena conhecer.

Bem galera, é isso, eu fiz essa lista pensando mais com o lado esquerdo do cérebro, ou seja, tentei ser mais técnico, e não me deixar levar somente pelos meus gostos pessoais, em resumo tentei pensar friamente o porquê de cada um nessa lista, mas mais adiante posso fazer outras visitinhas aqui e trazer mais listas como “Os Quadrinhos que mais gosto”, ou “5 HQ´s que você não conhece mas deveria ”, as possibilidades são infinitas. Espero que tenham gostado e espero pelos comentários aqui na postagem, um grande abraço e até logo.

Encontre o Bruno Trindade:








You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato