Clássicos Universais Crítica

Dom Quixote, de Miguel Cervantes, em uma adaptação de Walcyr Carrasco

00:00Universo dos Leitores

Ao que parece eu não vou mesmo deixar de lado a Coleção Clássicos Universais da Editora Moderna. Já falei sobre Os Miseráveis, Vinte Mil Léguas Submarinas e hoje estou aqui para falar de Dom Quixote... 

Bom, antes de começar a resenha eu tenho que confessar que nunca li a obra original e a não ser por conhecimentos gerais, peças de teatro e adaptações cinematográficas, eu não sabia muita coisa sobre a história! Mas agora, lendo essa adaptação do Walcyr Carrasco, que conta com uma linguagem juvenil e muito divertida, eu pude perceber a grandeza dessa história que fala, acima de tudo, da importância dos nossos sonhos!
O livro gira em torno da vida de um fidalgo sonhador, que sempre desejou ser um grande cavalheiro e decidiu sair de La Mancha, a sua cidade natal, em busca desse sonho. Para isso, obviamente ele precisava de um nome importante, razão pela qual passou a se identificar como Dom Quixote de La Mancha

Com uma imaginação fértil e um coração bondoso, Dom Quixote via grandeza em tudo. Para ele, uma simples pousada era um castelo, prostitutas eram princesas e singelos jantares eram como banquetes.

Exatamente pela visão sonhadora que tinha da vida que ele se envolvia em tantas confusões. A sua vontade de se tornar importante e reconhecido era tão grande que ele participava de conflitos inexistentes, de brigas com moinhos de vento e até mesmo de batalhas com ovelhas que ele jurava serem malfeitoras. Ao lado do seu companheiro Sancho Pança, ele percorria cidades, fazia amigos e inimigos, dormia cada dia em lugar, se alimentava com o encontrava pelo caminho, mas nunca, nunca perdia a esperança. 
Para Dom Quixote, só duas coisas importavam: a honra e a coragem, é claro! Mas como todo cavalheiro que se preze, ele também cultivava uma paixão intensa por Dulcinéia Del Toboso, uma mulher que ele mal conhecia. E foi por ela que ele lutou todos os dias, até o fim...

Em meio às loucuras e insanidades do protagonista, a história trata de assuntos importantes, entre eles a desigualdade social, a violência, a religião, a fé e a busca por um sonho, um grande sonho!

Sem dúvida essa adaptação desperta o interesse para a leitura do texto original e é uma excelente opção para os jovens leitores, já que permite um primeiro contato com uma obra que é considerada um clássico da literatura mundial.
Assim como as outras edições da coleção, nesse livro você encontra ilustrações, fotos das antigas edições da obra, uma prefácio sobre a importância do livro, uma linha do tempo que mostra o desenvolvimento da obra no meio literário etc.

Indicado! Ah, já estou ansiosa para ler o próximo livro da coleção... Em breve vocês saberão qual é... 

Beijos e até a próxima!
Gostou? Compre aqui: Americanas ou Submarino.



You Might Also Like

3 comentários

  1. Anônimo18:33

    amei linda me ajudou muito num trabalho de literatura da escola ! bjs

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato