Crítica Darkside Books

Mason - A Biografia, por Jeff Guinn

00:00Universo dos Leitores

Charles Mason é um ícone. Ao mesmo tempo em que é carismático, apaixonado por arte e música, e leitor assíduo de livros de filosofia, ele é frio, cruel, calculista e considerado um dos maiores seriais killers do mundo. O problema nessa rotulação é que Mason, diferente do que a maioria das pessoas pensa, não é um serial killer.

A caracterização de um serial killer depende da utilização de um método específico e repetido entre os seus crimes. Quem leu o livro Serial Killers - Anatomia do Mal, com certeza sabe disso. Contudo, Mason, que vivia em uma paranoia constante, por acreditar que o mundo em breve sofreria uma guerra racial,  reuniu diversos seguidores em um grupo que intitulou de "A Família" e ordenou inúmeros assassinatos. Leiam bem: ordenou, influenciou. A verdade é que diretamente ele nunca matou ninguém. Curioso, não?
Claro que "ordenar a prática de crimes", especialmente de assassinatos, também é uma conduta criminosa, tanto que ele foi condenado à prisão perpétua. Contudo, não é uma conduta suficiente para a titulação que ele recebe a cada vez que aparece na mídia ou dá declarações. O que acontece por trás disso tudo, é uma verdadeira rotulação e uma super valorização midiática que se dá, entre outros motivos, pelo fato dele ter sido o mandante do assassinato da atriz Sharon Tate, que na época estava grávida de 8 meses do diretor de cinema Roman Polanski. 

E é exatamente sobre isso que  fala esse livro, escrito por Jeff Guinn, e publicado no Brasil por ninguém menos que a Darkside Books, em uma edição especial com capa dura e várias fotografias. 
Ao mesmo tempo em que conta a trajetória de Mason, desde a sua infância conturbada, passando pela sua adolescência repleta de pequenas condutas criminosas, até chegar na fase adulta, o livro traz uma perfeita contextualização sobre a época em que ele viveu, demonstrando os contornos políticos e sociais do período, que tiveram influência direta na mente do Mason e que, de certa forma, fizeram com que ele se tornasse quem ele se tornou.
Com uma linguagem fácil e ao mesmo tempo envolvente, o livro é denso, chocante e claro impactante. É o tipo de livro que prende tanto pela grandeza das informações, como pelos nós nas gargantas que causa. Também é um livro revelador que nos faz questionar a nossa mania de criar personagens, de julgar as pessoas pelas suas atitudes quando, muitas vezes, elas são as maiores vítimas. Mason, por exemplo, apesar de cruel e prepotente, foi uma grande vítima da própria mente conturbada, da necessidade incontrolável de conseguir fama e destaque, e da sociedade como um todo, que de maneira diferente da dele, também é cruel e descriminante. 

Leitura indicada para quem gosta do tema e gosta de compreender o que existe por trás de mentes brilhantes que se tornam mentes insanas!
*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books. Para saber mais sobre a Editora e ficar por dentro das novidades, acesse o site ou participe das redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter, G+ ou YouTube.

Gostou? Compre aqui... 




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato