18 Frases do livro Persuasão de Jane Austen Editora Zahar

18 Frases do livro Persuasão de Jane Austen

00:10Universo dos Leitores


Recentemente falei aqui no blog sobre o livro Persuasão, última novela escrita pela romancista inglesa Jane Austen.

O livro segue o estilo da escrita de Austen e assim em seus outros trabalhos apresenta frases fortes e interessantes. Confira algumas das principais frases e trechos do livro:

"Anne, cujo caráter elegante e trato gentil teriam lhe garantido um lugar de destaque em qualquer grupo dotado de real discernimento, não era ninguém nem aos olhos do pai, nem aos da irmã; sua palavra nada valia, seu papel era de ceder sempre - ela era apenas Anne."

"Ela foi persuadida a considerar o noivado uma decisão errada: indiscretaq, imprópria, praticamente incapaz de sucesso e indigna deste."

"Forçada a ser prudente quando jovem, ela havia aprendido a ser romântica ao envelhecer: a sucessão natural de um início natural"

"Maridos e esposas em geral entendem quando é vão apresentar resistência."

"Ele havia nutrido por Anne uma grande afeição, e desde então nunca havia encontrado outra mulher que julgasse igual a ela; contudo, a não ser por uma sensação de curiosidade natural, não tinha o menor desejo de tornar a encontrá-la. O poder que ela exercia sobre ele havia desaparecido para sempre."

"Não poderia ter havido um par de corações tão aberto, nem gostos tão similares, sentimentos tão harmoniosos, comportamentos tão amados. Agora eles eram como dois estranhos; não; pior do que estranhos pois nunca poderiam vir a se reconhecer. Viviam um afastamento perpétuo.

"Quando as pessoas casadas começam  a me atacar dizendo: 'Ah, você pensará bem diferente quando estiver casado!', tudo que posso dizer é: "Não pensarei, não", e elas então dirão de novo: 'Pensará sim' e a conversa estará encerrada."

"Algumas cenas ocorridas em Uppercross tornavam o lugar precioso. Ele permanecia como registro de muitas sensações de dor, outrora intensas, mas agora mais brandas, e de algumas ocasiões de indulgências,  de trégua amigável e de reconciliação que nunca mais poderiam ser esperadas, e que jamais deixariam de ser preciosas. Ela deixou tudo para trás, tudo a não ser a lembrança de que essas coisas haviam ocorrido."

"Basta lhe dar um livro, e ele passa o dia inteiro lendo."

"Ele é capaz de ficar sentado, mergulhado em seu livro, e nem sequer perceber quando alguém lhe dirige a palavra ou quando alguém deixa cair a tesoura ou qualquer outra coisa que aconteça."

"Ela o havia maltratado, abandonado e decepcionado. Pior ainda: ao fazê-lo havia demonstrado uma fraqueza de caráter que o temperamento decidido e confiante dele não podia suportar. Havia desistido dele para agradar aos outros. Havia cedido aos efeitos de uma persuasão excessiva. Havia sido fraca e acanhada." 
 
"O meu conceito de boa companhia, sr. Elliot, é estar acompanhada por pessoas inteligentes e bem informadas, que saibam conversar; é isso que chamo de boa companhia."

"Um espírito submisso talvez fosse paciente, uma inteligência forte proporcionaria decisão, mas havia algo mais: havia nela uma plasticidade da mente, uma disposição para se deixar reconfortar, uma capacidade para passar em um instante do mal ao bem e para encontrar ocupações que lhe permitissem se distrair de si mesma que advinham exclusivamente de sua índole." 
 
"Quantos exemplos elas devem testemunhar de afeto ardente desinteressado e altruísta, de heroísmo, coragem, paciência, resignação; de todos os conflitos e os sacrifícios que mais nos enobrecem. " 
 
"O que surge no quarto de um doente é sua fraqueza, não sua força; o que se ouve é seu egoísmo e sua impaciência, mais do que generosidade e coragem." 
 
"A amizade verdadeira é tão rara no mundo! " 
 
"Sentia poder confiar muito mais na sinceridade daqueles que às vezes exibiam alguma expressão ou diziam alguma palavra descuidada ou apressada do que na daqueles cuja presença de espírito jamais variava ou cuja língua nunca escorregava." 
 
"Seus sentimentos em relação a um primeiro e sólido vínculo afetivo; frases iniciadas que ele não conseguia terminar, seus olhares meio esquivos e sua expressão mais do que um pouco significativa, tudo, tudo afirmava que seu coração no mínimo estava voltando a considerá-la, que a raiva, o ressentimento, o desejo de evitá-la haviam desaparecido, e que tinham sido sucedidos não somente por amizade e apreço, mas pela mesma ternura do passado."



You Might Also Like

1 comentários

  1. Me interessei pelo livro porque fiquei curiosa .Assisti ao filme A casa do lago e ele é citado.

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato