Darkside Books Hellraiser

Hellraiser, de Clive Barker

02:06Universo dos Leitores



Eu nasci na metade da década de 80, e me sinto bem a vontade pra dizer que foi um período de muita produção cultural. O cinema, a literatura e a música trouxeram obras incríveis e que com grande empatia conquistaram fãs fiéis e apaixonados em todo mundo. 

Mas falando especialmente do cinema e da literatura, digo com segurança que o terror não foi deixado de lado e teve um grande representante: Hellraiser, o livro sobre o qual falarei hoje.  

No ano de 1986, Clive Barker presenteou os fãs do terror com uma novela representada pela trilogia The Hellbound Heart. A originalidade da novela fez com que a história fosse adaptada com o nome de Hellraiser e revolucionou o mundo gótico, criou tendências até hoje influencia as produções do gênero.

Os ícones e símbolos ligados ao universo da história de Hellraiser são muito fortes e ditaram "tendência" consagrando o filme como uma forte referência do terror, em especial na vertente que aborda o masoquismo, o que por si só já assegura a originalidade de Clive Barker.
A história começa com o personagem Frank Cotton; um homem obcecado pelo prazer que já conheceu as mais diversas perversões e que agora busca satisfazer-se através de novas experiências. A mais nova experiência de Frank é o enigma A Configuração de Lemarchand, um quebra cabeça que traz à tona criaturas demoníacas. 

Estas criaturas são conhecidas como cenobitas surgem tão logo o enigma é solucionado. As caixas (ou cubos) funcionam como um portal para uma outra dimensão que apresentará a Frank formas infinitas e inimagináveis de prazer.

"Ele seria transformado pelo conhecimento, não? Nenhum homem poderia experimentar a profundidade de tal sentimento e permanecer imutável."

Ocorre que a concepção de prazer dos cenobitas é um tanto quanto deturpada se comparada com a percepção humana. Desde a chegada dos cenobitas Frank nota que há algo diferente por trás daquelas aparências sombrias. Os cenobitas, que fazem parte da Ordem de Gash  e possuem corpos assustadores modificados por pinos e pregos, arrastam Frank para uma realidade alternativa, onde ele descobrirá métodos de busca pelo prazer nunca imaginados. 
O hedonista Frank conhece na pele uma concepção distorcida e alternativa de prazer, entendendo da pior forma possível que para os cenobitas a dor está intimamente ligada à ao prazer. Seu corpo é mutilado em rituais sadomasoquistas intermináveis que o levarão à uma tortura (e loucura) eterna.

Enquanto Frank encontra-se em uma dimensão alternativa, sua irmã Júlia e seu cunhado Rory enfrentam uma crise no casamento e se mudam para a casa de família onde Frank morava. Ao invés de melhorar, a situação de ambos piora, principalmente depois que Júlia começa a perceber uma estranha presença na casa. 

Julia se sente atraída por um cômodo. e quando um corte na mão de Rory derrama sangue no chão esta sensação se intensifica. Julia se sente ligada ao cômodo e Rory pede ajuda a Kirsty, sua amiga, para lidar com esta situação. O que Rory e Kirsty não sabem é que logo ela será alvo do sádico Frank. 
O livro é verdadeiramente assustador pela sua capacidade de nos fazer imaginar as piores cenas possíveis e provocando o leitor na medida certa com sexo, violência e sadismo. O erotismo do livro e as cenas mais sádicas podem provocar muita repulsa nos leitores mais sensíveis, mas quem se permitir ler a história e conhecer um pouco melhor este clássico do terror não irá se arrepender. 

A força do livro também reside na capacidade de Clive Baker de construir cenas atordoantes mas não menos sofisticadas. A construção dos personagens, a forma como idealizou o universo gótico e sua sinceridade para lidar com temas tão complexos e tão pouco abordados em nossa sociedade, fazem de Hellraiser uma obra única e que merece ser lida dada a sua influência. Sei que é redundante mencionar a qualidade das publicações da Darkside Books, mas Hellraiser chegou ao Brasil em uma edição espetacular, capa de couro e detalhes pra deixar qualquer fã de queixo caído. 

O Filme:

A adaptação foi dirigida pelo próprio Clive Barker e por esta razão se parece muito com a obra original. Particularmente gostei muito e até preferi o livro por apresentar a história de uma forma onde pudéssemos imaginar tudo o que é proposto por Clive. Mas reconheço a importância do filme e não exagerar nas comparações entre mídias tão distintas. 



*Este livro foi recebido em razão da parceria com a Darkside Books.
Para saber mais sobre a Editora acesse o site ou participe das redes sociais:Facebook,Instagram, Twitter, G+, YouTube.


You Might Also Like

1 comentários

  1. Tanto o livro como o filme são eternos, portadores de conceitos extremamente criativos e ousados até para os padrões de hoje. Clássico atemporal que merece ser revisto sempre!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato