Angeli Companhia das Letras

O Lixo da história, de Angeli

00:05Universo dos Leitores


Conhecido por criar os personagens Bob Cuspe, Rê Bordosa, Mara Tara, Os Skrotinhos, Wood & Stock,  Angeli se posiciona como uma das maiores referências do cartum brasileiro ao lado de artistas como Laerte e Glauco. Em O Lixo da História, publicado pelo selo Quadrinho e Cia , Angeli reúne uma coletânea de charges ácidas de ataque à política de George W. Bush.




O posicionamento norte-americano após o atentado de 11 de setembro, os conflitos no Oriente Médio, os planos de combate ao terrorismo arquitetados por Bush e as revoltas populares na Síria e no Egito são retratadas por Angeli de forma crítica, suja e direta.



Suas charges são dominadas pela cor vermelha, manchadas pelo mesmo tom de sangue da guerra travada pelo presidente norte-americano, aqui retratado muitas vezes como um homem egocêntrico, inseguro e até como uma criança mimada. A guerra pelo poder, a ambição pelo petróleo e a relativização da vida humana desenhadas por Angeli provam que o aparente clima de paz dos anos 2000 não passava de uma invenção do governo estadunidense que não se importava em descartar vidas humanas pra debaixo do tapete quantas vezes isto fosse conveniente.



Na maior parte da coletânea predominam páginas redundantemente vermelhas, o seu desenho sujo e seus personagens traçados de forma intencionalmente grosseiras, sem comprometer o acabamento e a história ali contada. 

Suas críticas são diretas, acessíveis e ácidas, capazes de provocar vários socos no estômago ao longo da leitura.



Devo ressaltar o belíssimo trabalho da Quadinhos na Cia, que reuniu as charges (até então publicadas na Folha de São Paulo) em uma edição belíssima, que organizadas de forma cronológica, o que possibilita ao leitor uma melhor contextualização histórica dos fatos.

Leitura obrigatória e super recomendada para quem quer conhecer melhor o trabalho de um dos melhores cartunistas do Brasil por meio de um de seus melhores trabalhos.  










You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato