Alexandre Zambra Bonsai

Bonsai, de Alexandre Zambra

00:00Universo dos Leitores

“Qual o sentido de ficar com alguém se essa pessoa não muda a sua vida? Disse isso, e Julio estava presente quando disse: que a vida só tinha sentido se a gente encontrasse alguém que mudasse, que destruísse sua vida”.

No mês de janeiro o país escolhido pelo o Projeto Viagem na Literatura foi o Chile! Para representar os escritores do local, optei pelo Alexandre Zambra e confesso que foi uma escolha excelente... 

Nessa história de apenas 96 páginas, você vai conhecer a trajetória de Júlio e Emília, dois jovens que se conheceram na faculdade de letras e que tiveram uma curta, mas intensa história de amor. O interessante em tudo isso é que no momento em que você for apresentado ao casal, saberá que após um tempo, a Emília vai morrer. 

“No final ela morre e ele fica sozinho, ainda que na verdade ele já tivesse ficado sozinho muitos anos antes da morte dela, de Emilia. Digamos que ela se chama ou se chamava Emilia e que ele se chama, se chamava e continua se chamando Julio. Julio e Emilia. No final, Emilia morre e Julio não morre. O resto é literatura.”
Acreditem, isso não é um spoiler... Isso é apenas o fio condutor dessa obra, que tem como objetivo principal mostrar ao leitor que relacionamentos acabam, mas o que a pessoa deixa dentro de nós será levado para sempre.

Talvez esse não seja um livro feliz, mas sem dúvida é um livro que fala sobre a vida como ela é: casais não são perfeitos, brigas acontecem, o sexo pode ser maravilhoso hoje e deixar de ser amanhã, é preciso ter criatividade para encarar a rotina, e o que conta mesmo é a forma como olhamos o mundo e as pessoas ao nosso redor.

"Ambos sabiam que, como se diz, o final já estava escrito, o final deles, dos jovens tristes que leem romances juntos, que acordam com livros perdidos entre as cobertas, que fumam muita maconha e ouvem canções que não são as mesmas que preferem individualmente."
Zambra escreve de forma singela e profunda, e nos apresenta personagens intensos, humanos, repletos de inseguranças e contradições, que nos fazem refletir sobre a nossa própria vida e as nossas escolhas mais íntimas. Com uma narrativa emocionante e curta, o autor demonstra que amores nem sempre terão finais felizes e que sonhos ou planejamentos de vida muitas vezes não serão alcançados. E daí? Bom, e daí que a vida segue e nós teremos que seguir também, mesmo com todas as decepções e desilusões... 


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato