Dicas Lygia Fagundes Telles

Livros para conhecer Lygia Fagundes Telles, a primeira mulher brasileira indicada ao Nobel de Literatura

00:00Universo dos Leitores

Que notícia linda! Lygia Fagundes Telles é a primeira mulher brasileira a ser indicada ao Nobel de Literatura! Que honra, que orgulho... 

"Já que é preciso enfrentar a vida, que seja então corajosamente."

Com o dom da escrita e uma delicadeza ímpar, ela revolucionou a literatura brasileira com a sua visão sobre a liberdade e com o seu posicionamento feminista, e já recebeu vários prêmios importantes, entre eles o Camões (2005) e o Jabuti (1966, 1974 e 2001). Além disso, ela faz parte da Academia Brasileira de Letras desde o ano de 1985 e  da Academia de Ciências de Lisboa desde 1987.

Convém mencionar que a indicação da escritora foi uma decisão unânime da diretoria da entidade, tendo o presidente da UBE, Durval de Noronha Goys, declarado que "Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável".

Se você ainda não leu nada da escritora, essa é uma ótima oportunidade para começar, então aproveitem as dicas abaixo:

Ciranda de Pedra:

Escrito no ano de 1954, esse foi o primeiro romance e Lygia. A história, que aborda o divórcio de um casal e a ruína de uma família, envolve traição, loucura e solidão, e foi um marco na literatura brasileira.

Seminário dos Ratos:

O livro reúne vários contos da escritora e misturam a realidade e a fantasia. As histórias são muito intensas e humanas, e envolvem temas como solidão, amor e morte.

As Meninas:

Sem dúvida o livro mais diferente! Ele narra a vida de três jovens que vivem em um Convento no período da ditadura, contudo, a narrativa alterna entre a primeira e a terceira pessoa, mostrando tanto a visão do narrador sobre os acontecimento, como também a visão de cada uma das garotas. Esse livro recebeu o Prêmio Jabuti no ano de 1974.

Durante aquele estranho chá:

Publicado no ano de 2002, o livro reúne crônicas que descrevem a rotina da autora e os encontros que ela teve com grandes personalidades da literatura mundial, entre elas Simone de Simone de Beauvoir, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Jorge Amado, Hilda Hilst, Jorge Luis Borges etc. As narrativas são emocionantes e marcantes!


A disciplina do amor:

Segundo Lygia, esse é o melhor livro dela. Não vou dizer nada, apenas colocar um vídeo emocionante aqui:


Espero que tenham gostado das dicas e aproveitem todas elas...

Beijos e até a próxima!







You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato