Charles Chaplin Companhia das Letras

Luzes da Ribalta, de David Robinson

00:18Kellen Pavão



No dia 2 de agosto de 1952, um cinema londrino ficou lotado de celebridades que aguardavam a estreia de Luzes da Ribalta, de Charles Chaplin. O lançamento deste icônico filme de Chaplin foi o marco do fim das produções do ator e diretor nos EUA e no cinema. Ao regressar aos EUA, Chaplin teve o visto negado e não pode voltar a morar lá. Suas tendências políticas de esquerda o impediram de entrar nos EUA e o levaram à uma vida pacata e reclusa na Suíça, onde Chaplin viveu até a morte. 



Genial, Chaplin acumulou nada mais nada menos que 8 funções: foi diretor, produtor, financiador, roteirista, músico, cinematógrafo, regente de orquestra e ator. Seu personagem Carlitos (o vagabundo), sua visão crítica e sua maneira poética de se comunicar com pessoas de todas as idades e de épocas diferentes fazem de Chaplin um dos maiores símbolos do cinema mundial.


Entre tantos trabalhos incríveis, Luzes da Ribalta se destaca pela qualidade e também pela sua importância na vida do ator, já que este foi seu último trabalho. 

E para a alegria dos fãs de Charles Chaplin a Companhia das Letras  lançou recentemente um argumento sob forma de novela que inspirou o último filme, o livro Luzes da Ribalta que traz detalhes da produção cinematográfica.
Mesmo após ganhar espaço nas telas do cinema (e no coração dos fãs), o argumento permaneceu arquivado por décadas até ser "resgatado" por David Robinson, crítico e biógrafo oficial de Chaplin que encontrou e compilou a novela, resultado de um um trabalho incrível publicado recentemente no Brasil. 

O roteiro de Luzes da Ribalta narra o drama de Calvero, um melancólico e decadente palhaço que se apaixona por Thereza, uma bailarina suicida. Manuscritos, fotografias e rabiscos complementam a obra e enriquecem o trabalho minucioso de David Robinson. 

Os diálogos são construídos com firmeza e segurança, mostrando toda a versatilidade de Chaplin que parece dominar mais este campo artístico. Muitas falas foram preservadas no roteiro que contém inúmeros signos e simbologias, revelando inclusive parte do cenário social da época. 

Uma ótima escolha para quem quiser conhecer mais um trabalho de Chaplin, um dos artistas mais completos de todos os tempos.  




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato