Dicas Listas

10 livros para adolescentes que merecem destaque

00:00Universo dos Leitores

Oi gente, tudo bem?

Não sei se vocês sabem, mas acredito que já comentei aqui no blog que tenho muita dificuldade com livros adolescentes. Não gosto de histórias sobre príncipes encantados, amores perfeitos, pessoas perfeitas e a vida nas escolas onde sempre existe a mocinha, o mocinho e os grandes vilões. Não, definitivamente, eu não tenho paciência... 

Acontece que nos últimos tempos a literatura juvenil tem ganhado novos contornos e os livros tem abordado situações mais atuais e relevantes, deixando os "mocinhos perfeitos" de lado para falar sobre assuntos sérios que precisam ser amplamente discutidos: homossexualidade, morte, depressão, diferenças, doenças mentais, relações abusivas, bullying etc. 

Diante disso, nos últimos tempos eu li alguns livros voltados para o público jovem e me surpreendi com vários deles. Vou indicar abaixo os títulos e os links para a resenha... Espero que gostem e aproveitem as dicas:


1 - A Lista Negra

Tudo começa quando um jovem atira em vários alunos da escola, causando o óbito de muitos deles. O livro fala sobre depressão, exclusão, dificuldades de lidar com a perda e com os recomeços etc.




Um história sincera e intensa sobre relacionamentos abusivos, que nos coloca diante de vários questionamentos acerca das nossas escolhas e da importância de ter com quem conversar sobre os nossos medos e aflições. 

Um livro sobre a amizade e a descoberta da sexualidade. A história conta a vida de dois garotos que se apaixonam e precisam encontrar uma forma de aceitar quem eles são para, então, poderem seguir a vida com a felicidade e a completude. 

O livro possui uma linguagem sensível e intensa, e aborda assuntos que são polêmicos e difíceis na adolescência: morte de pessoas queridas, amizade, primeiro beijo, virgindade, drogas, bebidas, homossexualidade, gravidez precoce, aborto, relacionamento com a família e com os amigos, necessidade de pertencer a algum grupo, aceitação, violência doméstica, entre outros.


Um livro que fala sobre as dificuldades de vencer o luto e de encarar a vida após a perda de uma pessoa querida. A história também aborda temas complexos como abuso sexual e demonstra a importância da família nesses momentos. 





O livro conta a história de um garoto que nasceu com uma síndrome muito rara e tem o rosto completamente deformado. Diferente dos demais, ele passa a frequentar a escola e precisa aprender a conviver com o bullying e a superar obstáculos e medos. 

7 - Fale

Um livro delicado e sincero que aborda a vida de uma jovem tímida e recatada, que encontra na arte uma forma de expressar os medos e angústias que surgiram após uma relação sexual abusiva. 

Simplesmente espetacular! O livro fala sobre a vida de um jovem hermafrodita e os reflexos causados em toda a sua família. Com uma linguagem simples e intensa, a história mostra os pontos de vista de vários personagens e apresenta informações sobre essa condição que é mais comum que imaginamos. 

Um livro delicado que narra os acontecimentos da vida de uma menina portadora da Síndrome de Asperger, um tipo de autismo. Após a perda da mãe e do irmão mais velho, a garotinha precisa encontrar um desfecho para todos os traumas e descobrir uma forma de seguir a vida. 
10 - Proibido

Sem dúvida é um livro impactante, que aborda um tema perturbador e difícil: o incesto. A história choca, emociona e, por tudo isso atinge a sua finalidade: mudar a visão do leitor sobre o assunto e quebrar preconceitos e julgamentos.


Beijos e até a próxima!









You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato