Fundação Casa Jorge Amado Gerais

Fundação Casa Jorge Amado, no Pelourinho

08:25Universo dos Leitores

Entrar no Pelourinho é estar em um local onde literatura e história se encontram. E em um ponto de destaque, logo se vê a Fundação Casa de Jorge Amado, destinada a guardar e promover a obra do escritor, reunindo fotos, videos e diversas informações sobre o ilustre autor de diversos clássicos da literatura brasileira.

Escritor baiano, nascido em 1912, Jorge Amado é um dos mais importantes escritores da literatura brasileira, tendo ganhado diversos prêmios nacionais e internacionais, dentre eles o Prêmio Camões, vários títulos de Doutor Honoris Causa, tendo se recusado a candidatar ao Nobel de Literatura. Bacharel em direito, nunca exerceu a profissão, foi deputado federal e autor da lei que garantiu a liberdade religiosa no Brasil. Mais que um escritor, era um profundo conhecedor do povo baiano, sua cultura e costumes, um livre pensador e defensor da miscigenação e da cultural brasileira.
Em Salvador, cheguei de ônibus à região, descendo na Praça da Sé, que na verdade é um ponto de ônibus pouco antes da praça. Seguindo o fluxo de brasileiros e extrangeiros, turistas e moradores, segui adentrando ao Pelô, passando pelo Elevador Lacerda, a Câmara e a Prefeitura Municipal, e algumas das principais igrejas da região. Chegando ao largo do Pelourinho, encontrei a Fundação Casa de Jorge Amado, ao lado de outras casas, comércios, e a igreva Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

Toda pintada de azul, a Casa se destaca, tendo logo em frente Exu, orixá escolhido por Jorge como protetor da fundação. Entrando na casa, após receber as orientações de visita, é só se maravilhar com fotos, informações, objetos pessoais do autor e alguns originais. Distribuidos em dois andares de exposição, é possível reconstituir a história do escritor baiano através de todo o acervo, conhecendo um pouco mais das obras através da vida de Jorge, e um pouco mais de Jorge através de suas obras.
Algumas curiosidades estão disponíveis, como alguns sapos de pedra que o escritor colecionava. Também pude ver alguns originais datilografados e corrigidos à mão, uma velha máquina de escrever e os óculos de Jorge Amado. E para finalizar a visita, há um Café Teatro, com um espaço dedicado à Zélia Gatai, esposa e companheira de grande parte da vida de Jorge Amado.

É um lugar imperdível para os fãs e admiradores do escritor baiano, e para todos os interessados em literatura e cultura. Fiquei realmente muito feliz em ver de perto esse primoroso trabalho da Fundação Casa de Jorge Amado, um importante trabalho de preservação de memória e divulgação da literatura brasileira.



Fernando Ruiz Rosario. Piracicabano, graduado em Filosofia pela UFSCar e mestrando na mesma área na UFMG. Gasta seu tempo livre com fotos, livros, séries, filmes, viagens e longas discussões.


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato