Barbara Stock Biografia

Vincent- A história de Vincent Van Gogh, de Barbara Stock

07:48Universo dos Leitores



Sempre tive grande admiração pelo trabalho do genial Vincent Vang Gogh, e por consequência sempre senti grande curiosidade em conhecer um pouco de sua vida e sua e obra. 

Em Vincent- A história de Vincent Van Gogh, biografia em quadrinhos de Barbara Stock, pude conhecer  um pouco mais sobre a vida deste que é um dos maiores artistas de todos os tempos.



Com uma sensibilidade incomparável, Van Gogh possuía uma mente tão brilhante quanto atormentada. Pesquisadores e estudiosos afirmam que o pintor holandês tinha distúrbios mentais e alguns mais precisos afirmam  que ele sofria de transtorno bipolar. Barbara Stock, por sua vez, priorizou retratar o processo criativo e primou por mostrar os problemas de Van Gogh de forma sutil. Ela revelou os problemas sofridos por Van Gogh (e isto fazia parte dele) mas não deixou que isso fosse maior que sua genialidade. 

Um exemplo é a cena onde Van Gogh decepa sua orelha durante um surto, o que foi abordado com bastante discrição pela autora que não o reduziu ao estereótipo de "artista louco". 

Assim, conhecemos o trabalho do artista holandês que, após passar uma temporada de dois anos em Paris, muda-se para o sul da França, onde encontra muita luminosidade natural, campos floridos e cenários bucólicos como fonte de inspiração. Se por um lado Van Gogh encontra uma grande matéria prima para seu desenvolvimento artístico, por outro sofre com a falta de dinheiro, de perspectivas e com a culpa por acreditar ser um fardo para o seu irmão Theo, quem o apoia e administra suas finanças 

Perfeccionista, Van Gogh é conhecido por seu temperamento, por sua criatividade e por sua incrível sensibilidade, representada através de inúmeros auto-retratos, quadros de campos floridos, vasos de flores e quadros que mostram a beleza da noite, como no caso do icônico Noite Estrelada. Seus quadros são cheios de vida, cor e movimento, e até hoje são objetos de estudos de diversas áreas, inclusive por cientistas que identificaram padrões matemáticos em seus quadros. (confira o vídeo no final do post ).


Em certos,momentos Barbara utiliza cartas trocadas com o irmão Theo, o que aproxima o quadrinho de um romance epistolar. Através das cartas temos acesso a um Van Gogh mais próximo, humano e consequentemente mais exposto. O traço de Bárbara é simples, discreto e a paleta de cores cheia de vida representa bem a obra do pintor,  identificando o cenário que serviu de inspiração para tantos de seus quadros. É interessante destacar também a releitura original dos quadros de Van Gogh feita por Bárbara Stock, preservando as curvas (ou turbulências) e as distorções que retratam as crises enfrentadas pelo artista gênio.

Não é nenhum spoiler revelar o suicídio do pintor holandês, mas devo frisar que apesar do desfecho tão trágico, Bárbara conseguiu mostrar tudo com muita suavidade e principalmente muita sensibilidade. As obras e o talento de Van Gogh são o mais importante desta biografia, e por esta e tantas outras razões eu adorei este trabalho e todo o projeto gráfico, principalmente por me proporcionar a oportunidade de ver de perto um pouco do processo criativo de Van Gogh, um dos maiores gênios da cultura mundial. 

Entenda porque Van Gogh é mais genial do que você pensa (e descubra a relação de suas obras com o conceito de turbulência)






      
                                                                            
             
    

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato