Companhia das Letras Craig Thompson

Habibi, de Craig Thompson

00:05Universo dos Leitores

Quando eu terminei de ler a HQ Retalhos eu tive certeza de que leria outros trabalhos do roteirista Craig Thompson, afinal, o seu talento e os seus traços conseguiram me emocionar de forma muito particular. 

Aproveitei que a Companhia das Letras, pelo selo Quadrinhos na Cia, também publicou Habibi, e decidir que seria uma ótima forma de conhecer mais o trabalho do roteirista. Confesso que agora que terminei a leitura não tenho palavras para expressar o que ela representa. Definitivamente, Craig Thompson é um artista!

A história, que se passa no Islã, narra as aventuras de Dodola, uma menina que foi vendida pelos pais para um homem muito rico e foi obrigada a se casar com apenas 12 anos de idade. Se não bastasse tudo isso, ela foi atacada por uma gangue no deserto e vendida como escrava. Desesperada e sem saber como encontrar forças para sobreviver, ela acabou encontrando, no cativeiro em que estava, o garoto Zam, que tinha apenas 4 anos e por quem ela desenvolveu um amor maternal.
Em meio a diversas reviravoltas, Dodola consegue fugir do local com Zam e juntos eles passam a viver no deserto. Enquanto lutam pela sobrevivência e passam todos os dias sem nenhuma certeza do que irão enfrentar, Dodola ensina a Zam diversas lições sobre a cultura islãmica, o Corão e as lendas de um povo oprimido pelo Estado e pela religião.

Depois de um bom tempo juntos no deserto, os dois acabam se separando de forma muito cruel e no período em que ficaram distantes enfrentaram várias dificuldades e vivenciaram experiências tristes e dolorosas, que são narradas na história de forma muito intensa e muito humana. 

Anos depois, de forma surpreendente, eles se reencontram e precisam se redescobrir, redescobrir os sentimentos e lidar com as novas experiências que a vida lhes permite vivenciar. 
A narrativa é extremamente bela e profunda, marcada por muita tristeza, muita cultura, e fortes emoções. A todo tempo é possível perceber aspectos interessantes da cultura islâmica, do machismo, da opressão, da desigualdade e da importância da religião, que é totalmente opressora e que é utilizada como instrumento de alienação social. 

O romance por trás de tudo isso também é apresentado de forma espetacular e os personagens são tão bem caracterizados e tão cativantes que quando a história termina dá vontade de recomeçar... É lindo ver o processo de amadurecimento dos dois e do sentimento entre eles. É lindo pensar que pode existir pureza mesmo em meio a tanta dor e a tanto sofrimento. 

Vale destacar que mais que um roteiro impecável, que demorou aproximadamente 8 anos para ser concluído, essa HQ também apresenta ilustrações maravilhosas, com traços finos e repletos de detalhes capazes de nos transportar para outro universo e fazer os nossos olhos brilharem. As páginas parecem quadros e os olhos dos personagens parecem saltar do papel de tanta emoção que transmitem. 

Sem dúvida um trabalho impecável, que merece destaque, e que vale a pena ler e reler, e reler...

Espero que aproveitem a dica! 




You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato