A vida invisível de Eurídice Gusmão Cia das Letras

A vida invisível de Eurídice Gusmão, de Martha Batalha

00:00Angélica Pina

Eurídice Gusmão é uma mulher que tem dois filhos, um marido que sustenta a casa e muitos sonhos e desejos reprimidos, vivendo na década de 40, no Rio de Janeiro.

Sua irmã mais velha, Guida, fugiu de casa sem explicações e nunca mais deu notícias, deixando seus pais Seu Manuel e D. Ana arrasados e Eurídice com o fardo de ter que ser a melhor filha do mundo e nunca dar um desgosto à família.

“Eurídice tinha abafado os desejos, deixando na superfície apenas a menina exemplar. Aquela que não levantava a voz ou o comprimento da saia. Aquela que não tinha sonhos que não fossem os sonhos dos pais. Aquela que só dizia sim senhora ou não senhor, sem nem mesmo se perguntar para o que é o sim, ou por que disse não.”

Ela casou-se porque era o que parecia o mais natural a se fazer e contentava-se em cuidar da casa e das crianças, receber do marido um beijo na testa quando ele chegava do trabalho e servir em seguida o jantar que já estava pronto. Acabou tomando gosto pela arte culinária e passou a criar receitas novas, pratos elaborados, sobremesas extravagantes e tudo que a imaginação permitisse. Chegou a sonhar com o dia que publicaria um livro, daria entrevistas e espalharia suas receitas ao mundo. Mas Antenor, seu marido, tratou logo de cortar suas asas e dizer que jamais alguém se interessaria pelas ideias de uma dona de casa.

“E Eurídice, que nunca tinha visto a vida além daquela casa e daquele bairro, ou da casa e do bairro dos pais, achou que o marido tinha razão. Antenor sabia das coisas. Ele estudou contabilidade, era funcionário do Banco do Brasil e discutia política com outros homens. Enquanto trabalhava nas receitas ela tinha certeza de que estava fazendo algo de valor, mas na frente do marido tudo perdia o sentido.”
Abandonando o prazer de cozinhar, Eurídice entregou-se ao tédio e à rotina de cuidar dos filhos e da casa, mas como sua mente não sossegava, logo inventou outra ocupação: adquiriu uma máquina de costura e passou a criar peças para si, para os filhos e logo para todas as vizinhas que faziam inúmeras encomendas. Sua casa se tornou um ateliê, que durou até Antenor descobrir e dar um show histérico expulsando clientes, funcionárias e o desejo de Eurídice de sorrir e sentir-se útil. Mais uma vez, a mulher voltou a passar seus dias sentada no sofá, contemplando as unhas ou a estante de livros.

“Se Eurídice queria casar? Talvez. Para ela o casamento era algo endêmico, algo que acometia homens e mulheres entre dezoito e vinte e cinco anos. Tipo surto de gripe, só que um pouquinho melhor. O que Eurídice realmente queria era viajar o mundo tocando sua flauta. Queria fazer faculdade de engenharia e manter-se fiel aos números. Queria transformar a quitanda dos pais num armazém de secos e molhados, o armazém de secos e molhados numa empresa distribuidora de grãos, e a empresa num conglomerado. Mas ela não sabia que queria tanto.”

A história de Eurídice assemelha-se muito à da maioria das mulheres que viveu em sua época. Martha Batalha conta, em terceira pessoa, com toques de um humor sutil e simplicidade nas palavras, sobre a invisibilidade da mulher e como há não muitos anos atrás a sociedade vivia debaixo de uma opressão machista que ofenderia a menos feminista de hoje em dia.
Com bastante destreza, a autora entrelaça histórias de várias outras mulheres à de Eurídice e Guida, como Zélia, a vizinha fofoqueira que tem motivos de sobra para ser amargurada e descontente, Filomena, uma ex-prostituta que passou a trabalhar cuidando de crianças e tornou-se referência no ramo e Eulália, a mãe do solteirão do armazém da esquina que tinha mania de doenças e o propósito de jamais permitir que o filho se casasse.

A escrita de Martha Batalha tem um estilo todo próprio e conduz o leitor em uma leitura fluida e bastante agradável. O livro já teve seus direitos vendidos para o cinema e para várias editoras estrangeiras.





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato