CrĂ­tica Darkside Books

The Kiss Of Deception, de Mary E Person

01:09Universo dos Leitores



Um dos lançamentos mais aguardados da DarkSide Books de 2016 Ă© o livro The Kiss Of Deception, uma fantasia medieval voltada para o pĂºblico young adultMesmo nĂ£o lendo com frequĂªncia os livros do gĂªnero, The Kiss Of Deception de Mary E. Person conseguiu me conquistar de cara pelo enredo e pela força feminina anunciada. 

As pĂ¡ginas revelam a histĂ³ria de Arabella Celestine Idris Jezelia, que rejeita o nome pomposo para ser chamada apenas de Lia. A jovem de 17 anos Ă© uma princesa predestinada a se casar com um prĂ­ncipe de um reino vizinho apenas para atender aos interesses polĂ­ticos de sua famĂ­lia, que visa estreitar relações com os Dalbrek.

É isto mesmo: como primeira filha e em respeito Ă s tradições das famĂ­lias reais, Lia Ă© usada como soluĂ§Ă£o para acalmar os conflitos entre os reinos e selar uma possĂ­vel paz entre os Morrigan e os Dalbreck. Mas nĂ£o estamos falando de uma jovem qualquer: de personalidade forte e determinada, Lia nĂ£o aceita facilmente o fardo e nĂ£o concorda em se casar com um desconhecido apenas para satisfazer os interesses de sua famĂ­lia, fugindo momentos antes da cerimĂ´nia. A reaĂ§Ă£o de Lia nĂ£o Ă© apenas uma afronta mas tambĂ©m Ă© considerada uma grande humilhaĂ§Ă£o tanto para os Dalbreck, quanto para os Morrigans.


Enquanto os reinos se desesperam e movem cĂ©us e terra em busca de Lia, a princesa nĂ£o se importa em fugir sem olhar pra trĂ¡s e Ă© ajudada por Pauline, uma funcionĂ¡ria de sua casa que tem a sua idade e que Ă©, acima de tudo, sua melhor amiga e confidente. Em um ato de amizade e lealdade Pauline ajuda Lia a despistar os rastreadores que saem na caça de ambas.

"Eu nĂ£o sou um soldado no exĂ©rcito do meu pai."


Lia encontra refĂºgio e Ă© acolhida em uma espĂ©cie de taverna ou hospedaria de uma amiga de Pauline, e lĂ¡ vĂª a oportunidade de recomeçar uma nova vida, mas simples, mais livre e mais autĂªntica. No entanto, o que Lia nĂ£o sabe Ă© que sua fuga provocou a cobiça de um assassino contratado para matĂ¡-la e instigou a curiosidade do PrĂ­ncipe abandonado no altar, que fica com seu ego ferido por nĂ£o ter tido a mesma coragem da princesa de Morrigan. Ambos saem Ă  procura de Lia atĂ© encontrĂ¡-la na hospedaria. Curiosamente os dois se aproximam e acabam se envolvendo com Lia, mas a princesa de Morrigam se apaixona por um. Como nĂ£o sabemos a identidade do prĂ­ncipe e do assassino, existe uma grande expectativa para descobrir por quem Lia estĂ¡ apaixonada. 



É interessante observar que a autora conseguiu apresentar os dois personagens misteriosos sem identificar diretamente quem Ă© o prĂ­ncipe e quem Ă© o assassino, de forma que, quando ambos interagem com Lia, nĂ£o sabemos quem Ă© quem. O livro Ă© narrado em primeira pessoa pela perspectiva de Lia na maior parte do tempo, mas tambĂ©m temos o ponto de vista do prĂ­ncipe e do assassino.




Mary E. Person constrĂ³i o universo fantĂ¡stico ao longo da histĂ³ria e nĂ£o subestima o leitor: tudo Ă© apresentado de forma delicada e discreta. Mesmo sem utilizar longas descrições, a autora consegue criar todo o enredo e cenĂ¡rio de fantasia com naturalidade. O enredo Ă© rico em detalhes e ao longo do texto Mary deixa pequenas pistas e rastros sobre os dons, os mistĂ©rios, o universo fantĂ¡stico, a briga de poder e sobre a identidade do prĂ­ncipe e  do assassino.


É importante frisar tambĂ©m a força de todas, eu disse TODAS as personagens femininas. Pra mim este Ă© um ponto muito positivo e importantĂ­ssimo, especialmente em um momento em que se fala tanto em representatividade. Construir histĂ³rias com personagens femininas empoderadas enriquece a histĂ³ria e Ă© fundamental para que haja identificaĂ§Ă£o do pĂºblico young adult. Mary E. Person nĂ£o apenas deu vida Ă¡s suas personagens como tambĂ©m conferiu uma identidade singular a cada uma delas: The Kiss Of Deception apresenta mulheres fortes, determinadas e empoderadas. 

A linguagem Ă© direta, sofisticada e a narrativa Ă© muito envolvente, prendendo do inĂ­cio ao fim. O mistĂ©rio envolvendo a identidade do prĂ­ncipe e do assassino nĂ£o Ă© forçado, tampouco apelativo, jĂ¡ que Person revela pistas ao longo do texto, dando dinĂ¢mica e movimento Ă  histĂ³ria. 


The Kiss Of Deception foi uma Ă³tima surpresa e tem vĂ¡rios elementos que um bom livro deve ter: força, personagens bem construĂ­dos, texto dinĂ¢mico, enredo consistente, boas doses de mistĂ©rio e romance na medida certa. Leitura excelente mais que recomendada!



























*Gostou do livro? Compre-o aqui: http://amzn.to/2cOtpJx

*Postado por Kellen PavĂ£o







You Might Also Like

0 comentĂ¡rios

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

FormulĂ¡rio de contato