A Lista Negra Carta de Amor aos Mortos

Três livros sobre perdas e recomeços

00:00Universo dos Leitores

Perder alguém não é fácil. É triste pensar que nunca mais viveremos momentos especiais ao lado daquela pessoa, que nunca mais daremos um abraço ou trocaremos um simples olhar. Também é muito doloroso saber que assim como nós, várias outras pessoas queridas irão sofrer por muito, muito tempo. 

Em momentos como esses precisamos reunir forças, cultivar boas lembranças e aprender a transformar a saudade que dói em uma saudade que acalma e conforta. Fácil? Não... Não mesmo! Eu já perdi várias pessoas especiais e sei o quanto o processo de aceitação e superação é complicado. Mas acreditem: é possível.

Por achar esse tema tão importante e saber que é um assunto que precisa ser discutido e debatido com frequência para que as pessoas não entrem em processos de negação ou depressão diante de perdas drásticas, resolvi montar essa lista com a dica de três livros jovens adultos que abordam o assunto com profundidade e podem ser lidos por todos, independente da idade. 

Apesar de terem histórias diferentes e protagonistas com características bem distintas, todos eles falam sobre morte, depressão, solidão, recomeço e amadurecimento. O caminho para recomeçar existe, só é preciso coragem. 

Vejam as dicas:

Foi o último que eu li. Terminei essa semana e fiquei completamente encantada, razão pela qual pensei na importância do tema e decidi montar esse post. O livro fala com muita intensidade e sinceridade sobre a vida de uma jovem de 18 anos que precisa aprender a lidar com a perda do irmão que faleceu de uma forma muito trágica: ele cometeu suicídio na garagem de casa e deixou um bilhete com poucas palavras, mas muito significado.

O livro é escrito na forma de diário a sensação que causa é que estamos penetrando na mente de uma jovem que ao mesmo tempo em que sofre, luta constantemente para redescobrir uma forma de viver. É um livro extremante interessante e envolvente, que além de abordar diretamente o tema relacionado à perda de uma pessoa querida, nos faz refletir sobre solidão, depressão, antidepressivos, relacionamentos de amizade, relacionamentos familiares etc.

Assim como em O Último Adeus, a protagonista desse livro perdeu a irmã e para tentar recomeçar e se redescobrir ela começa a escrever. Contudo, aqui ela não escreve em um diário, ela faz uma coisa completamente diferente: ela escreve cartas aos seus ídolos do rock ou da cultura em geral, que assim como a sua irmã, já estão mortos.

O livro é bem sincero e além de conter diversas referências musicais e literárias, ele aborda temas como a descoberta da sexualidade, o medo, a auto-aceitação e a noção de que ninguém é perfeito. A história também toca em alguns temas polêmicos e relevantes (leiam, não vou dar spoilers) e nos faz pensar o tempo todo sobre a possibilidade de recomeçar. 

Esse livro é um verdadeiro soco no estômago e nos coloca diante de reflexões não apenas sobre a nossa forma de lidar com a morte, como também sobre a forma com a qual lidamos com as pessoas que estão ao nosso redor. Aqui, o que acontece é o seguinte: o namorado da protagonista suicida após invadir a escola e atirar em vários alunos. O motivo? Uma lista montada pelos dois, contendo nomes de pessoas que eles não gostavam e que eles queriam que morresse. Para ela era uma brincadeira, mas para ele se tornou uma obsessão.

Após o trauma, a jovem precisou recomeçar a vida e a tarefa não foi nada fácil. Os amigos fizeram inúmeros julgamentos, ela se culpava, a família cobrava e a vida ficou de ponta cabeça. Recomeçar não foi fácil, exigiu coragem, diversos erros e muitos aprendizados.

Essa história fala sobre perda, bullying, perdão, amor, escolhas e consequências. Mas muito mais que tudo isso, ela mostra que mesmo no fundo do poço é possível recomeçar. A luz está lá, ainda que apenas no fim do túnel. 
É isso! Espero que tenham gostado das dicas, aproveitem uma ou todas elas, e reflitam sobre a melhor forma de seguir em frente após um grande baque... 

Lembrem-se que as dicas também são ótimas para presentar pessoas que estão em momentos de dificuldade, afinal, livros são sempre uma ótima forma de repensar a vida!

Beijos e até a próxima!!! 




Gostou dos livros? Encontre os três na Amazon:

A Lista Negrahttp://migre.me/uwdmd

Carta de Amor aos Mortoshttp://migre.me/uwdqn

O Último Adeushttp://migre.me/uwdiZ

*Postado por Isabela Lapa


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato