Alfred Hitchcock Boileau

Vertigo - um corpo que cai, de Boileau e Narcejac

00:34Universo dos Leitores

Certamente todos vocês já ouviram falar de Alfred Hitchcock, um dos grandes nomes do cinema mundial e uma referência quando o assunto é suspense e mistério. 

Em razão da importância do diretor para o universo do cinema, a Editora Vestígio resolveu lhe fazer uma bela homenagem e trazer para o Brasil, em edições de luxo (capa dura, papel of-whitte e detalhes em alto relevo), as obras que inspiraram alguns dos seus longas-metragens. Para começar, foram publicados dois títulos super famosos: Vertigo - um corpo que cai e A Dama Oculta

Como parceira da editora, resolvi conhecer a coleção e optei por Vertigo - um corpo que cai, que foi escrito por Pierre Boileau e Thomas Narcejac, e publicado no ano de 1954. Adianto para vocês que fiz uma ótima escolha, afinal, o livro, assim como o filme, prendeu a minha atenção do início ao fim!

“Pois há verdades em que não podemos deter nosso pensamento sem sentir imediatamente uma vertigem da alma, cem vezes mais horrível que a vertigem do corpo”


Com capítulos curtos e uma linguagem super fluida e repleta de diálogos, o livro possui uma leitura rápida e envolvente, e narra a trajetória de Flavières, um policial aposentado que foi surpreendido com a visita de Gévigne, um amigo da época da faculdade, que estava preocupado com a esposa e precisava de alguém para vigiá-la e para acompanhar todos os seus passos.

Segundo Gévigne, Madeleine, sua mulher, estava com um comportamento estranho e parecia estar fissurada em sua bisavó que havia suicidado antes mesmo do seu nascimento. A mulher se olhava no espelho e imitava os gestos da bisavó, o penteado, a maquiagem etc. Além disso, ela parecia estar distante, com o pensamento desconectado e com a atenção voltada para o além.  

Acontece que quando a investigação começa, Flavières se apaixona por Madeleine e além de acompanhá-la para descobrir o que estava acontecendo na sua cabeça, ele passa a fazer isso para alimentar seus sonhos amorosos e sua paixão oculta pela esposa do amigo.
Após um acontecimento inusitado, os dois acabam se tornando amigos e, a partir desse momento, o livro ganha contornos ainda mais misteriosos e angustiantes. Várias questões relacionadas à bisavó falecida aparecem, assim como diversos problemas na relação pessoal entre cada um dos personagens.

O livro é um misto de suspense, com mistério e drama psicológico. A história apresenta uma linha bem tênue entre a razão e a loucura, os personagens são muito bem construídos e conseguem despertar diversos dos nossos sentimentos: raiva, pena, desespero etc... Uma leitura incrível!

Aproveitem a dica! 






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato