Bulldogma Editora Veneta

Bulldogma, de Wagner Willian

00:53Kellen Pavão

Um roteiro incrível, um traço maravilhoso e uma premissa no mínimo curiosa. Bulldogma, de Wagner Willian é uma elogiada graphic novel publicada este ano pela Editora Veneta, que promete em sua sinopse uma história sci-fi com presença de abduções, sexo, drogas e novelle vague.

Mas promessa de uma pegada sci-fi pode surpreender os leitores que esperam encontrar alienígenas e um bulldog falante passeando pelas páginas de Wagner Willian. Bulldogma é uma HQ abstrata (ou não) protagonizada por Deisy Mantovani, uma ilustradora balzaquiana que nos leva à sua intimidade através de quadros fragmentados, e referências culturais incríveis (sério, prepare-se para referências maravilhosas), todas indicadas em notas de rodapé, que incluem livros de filosofia, filmes alternativos, cultura pop, música e novelle vague, ditando o tom cult e indie da graphic novel.




Deisy é uma personagem verossímil e talvez por esta razão somos cativados tão facilmente por ela. A ilustradora nos conquista já nas primeiras páginas com sua franqueza, seu sarcasmo e seu humor ácido, maravilhoso por sinal (prepare-se para rir várias vezes). Somos levados a conhecer sua rotina, que inclui a companhia de um buldogue francês, a vida em um apartamento misterioso que supostamente é ponto de abdução alienígena, e as frustrações diárias advindas da falta de reconhecimento profissional ou de relacionamentos fracassados. Estas revelações por vezes são feitas de forma abstrata e mesclam o dia a dia de Deiyse, seus sonhos, devaneios e seu trabalho como ilustradora.  Seu senso de humor, seus problemas tão triviais e até suas reflexões provocaram em mim uma identificação quase que imediata com a personagem.


Como já alertei, não se deixe levar apenas pelo clima quase conspiratório da sinopse: a sci- fi está presente nas questões emocionais e na vida de Deiyse, uma personagem muito interessante que divide seus problemas com Lino, seu buldogue. O papel de Lino é bem versátil: o cachorro ora faz papel de ouvinte, de observador, de testemunha ocular e até de alter ego de Deiyse (porquê não?), já que tudo pode ser possível em Bulldogma. E assim, a história intercala o dia a dia de Deisy, desde os problemas de infiltração do seu apartamento às reflexões sobre os rumos de sua carreira.
É interessante notar que os desenhos, os pensamentos e a própria vida de Deisy se desenvolvem em subtramas e se misturam em quadros magníficos que não especificam o que é realidade e o que é ficção. Wagner Willian deixa sua marca através do roteiro envolvente e do traço maravilhoso ao longo de toda a graphic, especialmente durante devaneios de Deisy. 
Se você quiser um conselho; leia e se deixe levar por cada página de Bulldogma. Uma ótima história te aguarda por lá.


*Este quadrinho foi uma cortesia da Editora Veneta*

Link de compra do quadrinho: AMAZON

Ficha Técnica

Capa comum: 320 páginas
Editora: Veneta; Edição: 1ª (21 de março de 2016)
Idioma: Português
ISBN-10: 8563137549
ISBN-13: 978-8563137548
Dimensões do produto: 23 x 16 x 2,4 cm


                                                                               

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato