Antes do Despertar Crítica

Antes do Despertar, de Greg Rucka

00:00Samy

Desde que vi o filme Episódio VII – Despertar da Força, fiquei sabendo que haveria um livro contando um pouco dos três protagonistas antes da história retratada no filme. Já fiquei bem curiosa, porque diferente de uma parcela dos fãs de Star Wars, eu curti bastante o Epi VII, então qualquer coisa a mais sobre a vida dos personagens, seria muito bem vinda!

Desde o início eu já imaginei que o livro não faria nenhuma revelação bombástica simplesmente porque não era a intenção dele. O objetivo não era nos tirar dúvidas cruciais, mas sim satisfazer um pouco da curiosidade de como Rey, Finn e Poe viviam. E é bem isso que acontece.

O livro é dividido em três partes. A primeira parte é do FN-2187, porque nesse momento ele não é o nosso Finn ainda, certo? Acompanhamos sua rotina de treinamento, suas dúvidas quanto à sua vida como stormtrooper da Primeira Ordem, sua interação com seus amigos do grupo de ataque. É bem interessante poder estar dentro da cabeça de um stormtrooper, porque eu sempre pensei “o que faz esses caras e mulheres lutarem contra a liberdade, a favor de uma repressão?” mas é claro que na cabeça deles não é bem assim. O vilão normalmente se considera vilão, afinal...
“_ Sem apelido. Você é um daqueles.
_ Um daqueles o quê?
_ Um estranho, cadete. Você está do lado de fora e sempre se questionará por que não pertence a este.”
Na segunda parte conhecemos um pouco melhor a Rey. Obviamente – como eu já disse antes – o livro não traz nenhuma revelação muito dramática, então se é essa sua intenção ao ler a obra, vai se decepcionar. Ainda assim é bem legal entender como ela fazia para se virar em Jakku, vivendo por conta própria. Já sabemos que ela tinha que saber se virar muito bem para sobreviver naquele planeta tão inóspito e totalmente sozinha. Nessas poucas páginas conseguimos visualizar claramente porque e como ela aprendeu a lutar com seu bastão, como uma moça que foi abandonada ainda criança aprendeu a voar tão bem e sabe tanto de mecânica espacial. Gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre a nova protagonista da série.

“Rey ficou parada na escuridão do lar por um tempo, ouvindo a fúria de R’iia do lado de fora.”
Por último vem a parte do Poe. O melhor piloto da Resistência começou a voar muito novo acompanhando sua mãe, que era pilota dos Rebeldes. Não apenas voar está em seu sangue, mas foi incentivado desde muito jovem e desde cedo aprendeu a amar as naves de combate. Aqui entendemos como surgiu a Resistência, como eles foram entendendo as motivações e objetivos da Primeira Ordem. Também conseguimos nos apegar mais ainda ao queridíssimo BB-8! Poe nos brinda com manobras incríveis, decisões às vezes precipitadas, mas sempre com um objetivo bem firme e determinação ferrenha. É a parte que tem mais ação e nos faz perder o fôlego!
“_ [...] o que me preocupava na época agora não me dá mais medo.
_ E o que te dá medo agora?_ Que tudo tenha sido em vão.”

Antes de cada parte, a Seguinte nos brinda com uma ilustração belíssima de cada personagem e no meio de cada história tem mais uma ilustração! Não vou dizer que esse é o ponto alto do livro, pois isso seria desmerecer a história, que é bem legal! Mas definitivamente foi um ponto que deu um charme incrível à obra.

A capa ficou belíssima, com pontos envernizados e alto relevo. Apesar das páginas brancas, a folha é bem grossa e não incomodou em momento nenhum durante a leitura, sem transparência no verso da página. Não vi erros de revisão, o que enfatiza a qualidade do selo Seguinte da Cia das Letras.

Resumindo, fiquei bem satisfeita com a obra. Atingiu às minhas expectativas de forma satisfatória e é um livro que deixará minha coleção de Star Wars mais completa. Aos fãs, recomendo. Se você é da turma que reclama do filme, não tem porque ler o livro. 


*Este livro é uma cortesia da Editora Companhia das Letras, selo Seguinte

Link para compra- Amazon: http://amzn.to/2db6g6j




  • Ficha Técnica
  • Capa comum: 200 páginas
  • Editora: Seguinte (8 de agosto de 2016)
  • Idioma: Português
  • ISBN-10: 8555340039
  • ISBN-13: 978-8555340031
  • Dimensões do produto: 22,6 x 15,4 x 1,4 cm
  • Peso do produto: 358 g

  • Link no Skoob aqui







  • You Might Also Like

    1 comentários

    1. 无论你是时差颠倒的留学生,还是繁忙的工作人士,我们的 留学生论文代写http://www.pnstudy.com/留学生论文代写/ 服务都可以帮助你节省时间和精力,并提高你的学术成绩和面试竞争力。联系我们,你会得到最实际的帮助和最满意的服务。

      ResponderExcluir

    Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

    Acompanhe nosso Twitter

    Formulário de contato