Crítica Destaque

Entre Umas e Outras, de Julia Wertz

00:00Isabela Lapa


Mais um quadrinho da Editora Nemo por aqui! Esse ano a editora resolveu conferir maior destaque aos trabalhos das mulheres e as publicações estão um sucesso... Amei Placas Tectônicas e Uma Morte Horrível, e também me diverti muito com Entre Uma Outras!

A HQ é autobiográfica e narra as aventuras de Julia, uma jovem de 20 e poucos anos que decide sair de casa para parar de pensar no namoro que terminou e no irmão que é usuário de drogas e lhe causa grandes transtornos e muito sofrimento. 

Com isso, ela deixa São Francisco para trás e vai morar sozinha em Nova York, local onde ela enfrenta inúmeras dificuldades da vida adulta: muda de uma casa para outra, de um emprego temporário para outro, se preocupa com as roupas para lavar, com a convivência no trabalho, com a administração do tempo e da própria vida etc etc etc. Além disso, ela precisa cuidar sozinha da saúde, já que enfrenta uma doença sem cura e que muitas vezes lhe causa grandes problemas! 
Se não bastasse tudo isso, a jovem ainda precisa encontrar tempo para imaginar, para criar, já que o seu grande sonho é ver a primeira história em quadrinhos publicada. Mas como, como fazer tudo isso?

É sobre esse processo de formação e amadurecimento que trata essa HQ. Com um tom bem humorado e muito sarcástico, a obra fala sobre as dificuldades do início da vida adulta e sobre as situações de fracasso que todos nós enfrentamos, mas raramente temos coragem de expor. 

A leitura flui naturalmente, afinal, nada melhor que acompanhar uma narrativa que muitas vezes fala sobre os nossos medos e nossos próprios problemas. Julia descreve situações simples de forma tão sincera, que muitas vezes sentimos vontade de abraçá-la e dizer: te entendo, já vivi algo assim! Ela não tem medo de se expor, de ser imperfeita ou incompleta, e é exatamente por isso que a cada páginas nós ficamos mais e mais apaixonados por ela.

A arte também está muito bonita e os traços em preto e branco conseguem transmitir bem os sentimentos e os ambientes, tornando a leitura ainda mais envolvente. Sem dúvida uma ótima opção para os fãs de quadrinhos!

You Might Also Like

1 comentários

  1. Olá! Li esta HQ recentemente e achei o traço lindo, algo que lembra os quadrinhos antigos. Mais bonito e perfeito ainda são os desenhos urbanos. Entretanto, não me identifiquei tanto com a história, apesar de ter gostado da forma corajosa como a autora se expôs. Abraço!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato