Crítica de Kathryn Ormsbee

Tash e Tolstói, de Kathryn Ormsbee

01:00Angélica Pina



Tash é o apelido de Natasha Zelenka, uma adolescente de 17 anos que é apaixonada pelo escritor russo Liev Tolstói, com quem conversa todos os dias por meio de um grande pôster na parede de seu quarto.
Tash tem um canal no Youtube junto com sua melhor amiga, Jack Harlow, onde postam a websérie Famílias Infelizes, uma adaptação contemporânea do romance Anna Kariênina, de Tolstói. Por mais que as duas amigas se empenhem e façam seu melhor na produção da websérie, elas não têm tantos seguidores e visualizações. Isso até o dia em que a youtuber Taylor Mears, uma celebridade da internet, fala sobre Famílias Infelizes em um de seus vídeos.

Tash e Jack são surpreendidas por milhares de novos seguidores, visualizações crescendo sem parar, muitos elogios vindos por e-mail e comentários em todas as suas redes sociais.

“Comentário depois de comentário depois de comentário. Não me satisfaço. Isso pode ser considerado um vício? Ler um atrás do outro, nesse ritmo frenético, é um ato repreensível de narcisismo? Não é como se os comentários fossem sobre mim. São sobre os atores e sobre um livro do meu falecido namorado russo. Um livro que Jack e eu adaptamos — de maneira engenhosa, de acordo com os comentários e com a própria Taylor Mears.”

Como se não bastasse, elas recebem uma indicação à Tuba Dourada, uma premiação que acontece todo ano e é como um Oscar das webséries. Tash se alegra com o tão esperado reconhecimento de seu trabalho, mas nem só de coisas boas é feita sua vida. Klaudie, sua irmã mais velha que está prestes a se mudar para cursar a universidade, está cada dia mais distante, inclusive abandona seu papel em Famílias Infelizes. Como se isso não fosse um problema familiar suficiente para abalar as emoções de Tash, seus pais um dia as bombardeiam com uma notícia totalmente inesperada que muda ainda mais seu relacionamento.

“Minha irmã é mais bonita, mais alta e mais inteligente que eu. Ninguém nunca precisou me dizer isso. É uma verdade tão obviamente dolorosa quanto uma amputação sem anestesia. Ela vai para a Vanderbilt no outono. Vai estudar engenharia química, fazer mestrado e doutorado. Vai trabalhar com isso, vai casar, ter sete filhos e ainda ser presidenta nas horas vagas. Honestamente, não invejo o futuro perfeito dela, porque isso significa menos pressão para a Tash do Futuro casar e ter filhos. Minha teoria é: desde que o filho mais velho faça tudo certinho, o outro pode despirocar.”

Paralelo a isso, a garota precisa lidar com os haters que começaram a surgir com críticas severas ao seu trabalho no Youtube. Ainda existe o fato de que Jack e seu irmão Paul, melhores amigos de Tash desde sempre, não conseguem lidar muito bem com o fato que ela compartilhou recentemente com ambos: ela é uma adolescente assexual, se interessa de modo romântico por meninos, mas não tem o menor interesse por sexo. Se Jack e Paul não reagiram bem, como será quando ela contar isso a Thom Causer, um youtuber famoso e bonitão com quem ela troca mensagens há bastante tempo e com quem finalmente vai se encontrar pessoalmente no dia da Tuba Dourada?


O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista e a leitura flui de forma muito fácil e rápida. A autora aborda assuntos sérios, mas o faz por meio de uma narrativa bem leve e divertida, com personagens e diálogos inteligentes.

Kathryn Ormsbee acertou em abordar temas tão contemporâneos, e as reações dos personagens às circunstâncias que passam são muito verossímeis. O público adolescente/jovem adulto tem grande chance de se identificar com Tash, Jack, Paul ou outro dos personagens. 

You Might Also Like

1 comentários

  1. Oi, Angélica!
    Amei à sua resenha!!!
    Não conhecia o livro e fiquei bem interessada, a capa é bonita e o título me faz querer conhecer essa história.
    Gosto muito de livros leves principalmente agora que minha vida anda uma correria com a faculdade, acredito que ler um livro deste tipo vai ser bom pra mim.
    O bonitinho já entrou na lista! Obrigada pela dica.
    Beijos,
    Keth ♥
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato