Editora Seguinte Resenha

Só escute, de Sarah Dessen

18:45Samy


Ei pessoal! Hoje a resenha que trago para vocês é de um young-adult, o segundo da Sarah Dessen que eu leio. 

Eu confesso que não sou a maior fã de young adult, pelo simples fato de que a maioria dos personagens consegue me irritar muito quase do início ao fim do livro. “Mas então porque ela continua lendo?”, vocês devem estar se perguntando nesse momento... então, em geral eu realmente evito esse nicho da literatura. Mas aí o livro “Bons Segredos” acabou caindo na minha mão e pensei “por que não tentar?” e aí li e gostei. Aí surgiu esse segundo livro, Só Escute. Como eu tinha gostado do primeiro livro da autora que li, ler esse segundo foi muito mais animador.

Bom, mas e então? Do que se trata o livro? No início conhecemos Annabel e sua família. Conseguimos perceber que algo determinante aconteceu na vida da menina durante o último verão, mas não sabemos o que foi. Sabemos também que ela está com problemas familiares, mas do mesmo modo, à principio, não sabemos do que se trata.

Esse início é bom para conhecermos Annabel. Vamos nos familiarizando com a vida em família e com o preparo dela para a volta às aulas. E foi isso o que mais me cativou nos livros da Sarah Dessen. Os personagens dela são bons. Não são aquelas pessoas perfeitas que só fazem coisas certas. Mas convenhamos que nem sempre é fácil aturar um adolescente e aqui a gente consegue passar ileso! Os personagens são do tipo que, sim, às vezes dá uma raiva pelas idiotices que fazem, mas que na maior parte do tempo são interessantes.

Só Escute tem uma abordagem interessante de amizades entre meninas na escola e como algumas dessas amizades podem ser danosas. Conhecemos Sophie por meio de flashbacks da vida de Annabel e de início fica claro que ela é uma “menina-problema”.

Eu fiquei meio com o pé atrás porque já cansei de ver amizades femininas sendo retratadas na literatura como falsas, como superficiais, etc e tal que já cansamos de ouvir por todo lado. E sempre o argumento é “mas isso acontece de verdade, por isso eu coloquei no meu livro”... claro que acontece se a única coisa que as meninas lêem e aprendem é isso, obviamente é o que elas irão reproduzir. Mas nesse caso em especial não me incomodou muito, pois não foi passada a imagem de generalização. Desde o início ficou claro que Sophie era uma garota problema em todos os aspectos da vida dela e as outras amizades mostradas no livro, inclusive entre as irmãs no decorrer do livro, foram muito saudáveis e foi bom de ler.

Um dos problemas de Annabel é que ela interioriza todos os problemas para não entrar em confrontos e isso vai se acumulando dentro dela, pois ela não deixa sair, nunca.

“– Lidar com a situação – repeti. – Não sei nem como fazer isso.– Bom, faz sentido – ele disse. – Levando em consideração que nunca tentou.”


A parte do drama familiar achei muito bom também. Trata superficialmente sobre um assunto muito discutido atualmente que é a depressão. Não foi muito aprofundado, mas achei uma abordagem interessante e não leviana. Assim como a parte sobre distúrbios alimentares. É um assunto que precisa ser discutido e foi mais aprofundado no livro, com algumas discussões interessantes.

“[...] todos a chamavam de ‘a casa de vidro’. [...] A sala de jantar ficava à frente da casa, então, enquanto estávamos comendo ficávamos expostos. Do meu lugar à mesa, eu sempre via quando os carros passavam diminuindo um pouco a velocidade, observando a família feliz reunida para uma refeição calorosa. Mas todo mundo sabe que as aparências podem enganar.”

Durante toda a leitura fica claro que a família tem um problema sério de comunicação e é bem interessante como o tema é levado no decorrer da narrativa.


Para balancear os temas pesados, temos a parte de Annabel com seu novo amigo Owen, para quem a música é tudo na vida e até tem um programa de rádio comunitário. As discussões dos dois sobre música são bem engraçadas e bem interessante ver Annabel quebrando alguns de seus preconceitos que, as vezes, ela nem percebia estarem lá.

Como sempre nos livros da Seguinte, as páginas são grossas, amareladas, ótimas de ler! Não vi erros grosseiros de revisão. A entrada de cada capítulo é simples, apenas com a numeração. 


Resumindo... é um livro bom para passar o tempo, mas com discussões pertinentes e que podem levar a uma reflexão mais profunda se a pessoa quiser. Leiam, não irão se arrepender. <3

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato