Dicas Escritora Angélica Pina

Cuidados com a estante e os livros

13:00Angélica Pina

Olá, leitores!

Colecionar livros e ostentar belas estantes repletas deles é algo que todo leitor adora, não é mesmo? Apesar disso, muita gente acha que basta escolher como acomodá-los nas prateleiras – se separados por cor, tamanho, gênero, ordem alfabética, etc. – e deixá-los ali, decorando o ambiente, mas isso não é verdade. Para que os livros tenham maior durabilidade, é importante alguns cuidados básicos e vou falar de alguns hoje.


Como armazenar os livros

- A primeira regra básica é que os livros devem sempre ser colocados em posição vertical. Eles devem ficar firmes, para que não fiquem inclinados e terminem curvos ou amassados, mas também não devem ficar muito apertados um contra o outro, pois isso fará com que na hora de retirar algum título a lombada seja pressionada com força, o que irá danificá-la.

- Os livros devem ser mantidos com uma distância da parede para que haja ventilação e eles não absorvam uma possível umidade, que deformaria a capa e o miolo, além de gerar fungos.

- A estante não deve receber luz direta do sol, pois isso desbota as capas dos livros e também pode deformá-los.

- Os livros precisam ser limpos periodicamente, assim como as prateleiras, mas é preciso muito cuidado com materiais de limpeza. O ideal é utilizar apenas um pano seco para retirar a poeira dos exemplares, jamais pano úmido. Se perceber que um pano seco não é o suficiente para a limpeza da prateleira, só recoloque os livros depois de certificar que ela já está realmente seca.

- Se optar por utilizar uma estante fechada, terá menos problemas com a poeira, mas precisará atentar-se em deixar as portas abertas periodicamente para arejar.

- Algumas pessoas têm o hábito de encapar os livros em sacos plásticos na intenção de preservá-los, mas isso pode impedir o papel de “respirar”. Se achar mesmo necessário, faça furos nas pontas para o livro respirar e troque o plástico a cada dois anos.

- Pelo menos a cada seis meses, folheie os livros guardados há muito tempo, para evitar o ressecamento das folhas.

Cuidados durante a leitura


- Nunca molhe a ponta do dedo na língua para virar as páginas do livro. Além de pouco higiênico, isso pode deixar manchas nas folhas e ainda ser uma porta de entrada para fungos.

- Não deixe clipes metálicos marcando páginas, pois eles podem enferrujar, o que, além de deixar a folha suja, pode corroer o papel.

- Evite comer e beber próximo ao livro aberto, pois se ficarem vestígios de alimentos nas páginas, isso poderá atrair insetos e roedores.

- Não utilize as orelhas do livro para marcar a leitura, pois isso danifica a capa. Utilize marcadores de papel enquanto lê e, na hora de guardar o livro, não deixe o marcador dentro dele, pois poderá manchar as páginas.

Inspirações



Para finalizar, deixo algumas imagens de inspiração com estantes bonitas e bem organizadas (imagens retiradas da internet):







E então, você tem cuidado da sua estante e dos seus livros? Tem alguma outra dica? Compartilhe nos comentários!

Beijos e até breve!



You Might Also Like

2 comentários

  1. Ótimas dicas! mas não é melhor colocar um vidro na estante com furos?

    ResponderExcluir
  2. Quantos centímetros é preciso deixar os livros afastados da parede?

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato