a babda que o tempo esqueceu Guns'n Roses

Guns'n Roses - a banda que o tempo esqueceu, de Paul Stenning

10:42Isabela Lapa

“De gênio e louco todo mundo tem um pouco?!” 

Guns n’ Roses: uma banda tradicionalmente conhecida pelos seus altos e baixos, caprichos e desfechos. E quantos baixos e caprichos, diga-se de passagem. 

Talvez eu seja suspeita para dizer qualquer coisa sobre o quinteto fantástico que em 1985 criou a banda americana que iniciou e colaborou com a revolução musical dos anos 80/90 pelo mundo a fora e inventou uma nova maneira de se fazer o hard rock para o mundo. 

Para contar a história dessa banda, em principal de seus dois ícones Axl Rose e Slash, tem a biografia não autorizada do jornalista inglês Paul Stenning, com título em português, “A banda que o tempo esqueceu – Biografia completa não autorizada”. 

Eu, claro, como fã confessa do Guns comprei assim que pude. Acabei a leitura e o que dizer? 

Começo dizendo que considero uma leitura interessante para quem gosta ou não de Guns N’ Roses, e em especial para quem “odeia” o Axl. O livro mostra os caprichos e loucuras do loiro que se perdeu em seus próprios sentimentos. Você percebe que naquele showman o que realmente existe é uma criança precisando de afeto e atenção, mesmo que para ter essa atenção ele precise sair do palco com minutos de show e deixar milhares de fãs boquiabertos e sem respostas. 

O livro não chega a fazer uma análise sobre a personalidade do astro, mas cria algumas pequenas análises entre os pensamentos dele e o que ele expressa em suas músicas. 

Axl ‘viveu’ Guns N’ Roses, e estava disposto a fazer de tudo para manter a banda, passando por cima de abusos de drogas outros integrantes e seus vícios paralelos, até o ponto em que nada seguraria aquele vulcão prestes a entrar em erupção. 

Lógico que não irei contar a história do livro para não estragar a surpresa. 

Quando terminei a leitura estava ouvindo “Estranged”, então resolvi colocar aqui o trecho do livro que fala sobre essa música: 

“Estranged” é a glória do álbum Use Your Illusion II – uma visão surpreendente dos abismos da mente de Axl Rose, seguindo a mesma direção musical de “Coma”. Desde o sussurro inicial, “When you’re talking to yourself and nobody’s home. You can fool yourself. You came in this world alone (alone)”, fica aparente que “Estranged” é uma descrição de como Axl se vê, não apenas pelos problemas em sua juventude como pelos problemas em se relacionar. Isso fica bastante evidente na natureza pessoal do terceiro verso. 

“Old at heart. But I’m only 28 and I’m much too young to let love break my heart. Young at heart. But it’s getting much too late. To find ourselves so far apart”.

“Estranged” é uma das muitas músicas nas quais Axl mostra sua tendência em se expressar usando enigmas. Ao invés de se expressar claramente ou escrever sobre apenas um tipo especifico de sentimento, Axl tende a cobrir vários assuntos e emoções em uma só música. Como ele mesmo falou em “Coma”, as coisas surgem na cabeça dele. É de se imaginar que Axl escreva como conversa, com um ritmo de raciocínio acelerado e se expressando cuidadosamente, exorcizando seus demônios na ponta da caneta. 

Musicalmente a canção se envolve e enrola em ondas impetuosas, demorando quase metade da musica até chegar ao refrão, melodicamente trabalhado e cultivado pelas notas harmoniosas da guitarra de Slash. Axl canta: “Cause I see the storm is getting closer and the waves, they get so high. Seems everything we’ve ever known is here. Why must it drift away and die?”. Talvez fosse a indicação do fim de um relacionamento perfeito para ele, como ele diz mais para frente, “I’ll never find anyone to replace you. Guess I’ll have to make it through. This time, oh this time, without you”. Com a frase “Sem você”, Axl continuou o tema das músicas “Don’t Cry” e “November Rain”, como mostrado na trilogia dos respectivos clipes. O vocal de Axl é impecável na música, alcançando lugares ainda inexplorados por sua incomparável voz. 

(A banda que o tempo esqueceu – Paul Stenning – p. 78/79) 
E se você gosta de música, gosta da banda, gosta de hard rock, leia o livro. Axl não é tão louco quanto parece!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Anônimo22:41

    Esqueceu. o caralho menina se vc nao valoriza mais as bandas nao posta !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A expressão "a banda que o tempo esqueceu" não foi colocada como opinião da jornalista Laila Perdigão, ela integra o nome do livro. Está tudo explicado ao longo do post! Abraços e obrigada por participar da nossa página.

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato