Infanto-juvenis Livros

POLLYANNA, DE ELEANOR H. PORTER

15:37Isabela Lapa



Pollyanna é um livro de Eleanor H. Porter, que foi publicado no ano de 1913 e é considerado um clássico da literatura infanto-juvenil. 

A história é sobre uma menina que após perder os pais foi morar com a sua tia, Miss Polly, uma mulher triste, fria e amargurada. 

Acontece que Pollyanna amava a vida e era capaz de descobrir a felicidade mesmo em meio à dor. Nada conseguia fazer com que ela perdesse o brilho nos olhos, o sorriso simpático e a forma cativante de agir. O motivo disso tudo? Um jogo que o seu pai carinhosamente havia lhe ensinado e que ela, muito esperta e inteligente, sabia jogar perfeitamente! 

Este jogo, conhecido como “jogo do contente”, conseguiu mudar a vida de várias pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com a menina. Era um jogo simples, mas que deixava uma grande lição! 

Com uma narrativa clara, direta, mas muito bem elaborada, Eleanor conseguiu encantar os leitores com a sua personagem que apesar de tão pequena, possui uma sabedoria maior que a de muitos adultos. Ela sabia que a beleza da vida está nos olhos que de quem a vê e que tudo por ser bom, se você souber o ponto de vista certo pra valorizar. 

Acredito que a história, apesar de ter sido escrita para um público infantil, também deve ser lida pelos adultos, que muitas vezes se perdem em meio aos problemas e deixam de perceber a beleza que existe nas mínimas coisas da vida e nos pequenos detalhes do cotidiano. Claro que para os grandes a história parecerá boba, mas a mensagem é que importa! 

Aos meus olhos, o livro quis mostrar que ao mudar a forma de ver o mundo, as suas atitudes com relação a ele mudam e, conseqüentemente, as coisas que você almeja virão mais fáceis pra você, uma vez que começará a agir em prol daquilo. 

A aceitação do público foi tão grande que a história teve continuidade com o livro “Pollyanna Moça”. Além disso, foi pro cinema nos anos de 1920 e 1960 e inúmeras peças teatrais sobre ele foram apresentadas (inclusive pela Broadway). 




É um livro fino, que pode ser lido em poucas horas e certamente um excelente presente. Devido ao fato de ser antigo, já é encontrado para download. Mesmo assim, penso que pela beleza da história e pela linda mensagem transmitida, compensa adquiri-lo, até porque o preço é super acessível.


You Might Also Like

4 comentários

  1. Esse livro é marvilhoso!
    Gostei mto do filme também! :)

    www.girl-complicada.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou Sandrinha, também gostamos muito do filme! Deixe sempre sua opinião e continue acompanhando nosso blog. Obrigada pela participação!

    ResponderExcluir
  3. Anônimo21:06

    Sabe onde posso achar esse livro sem ser versão infantil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Este livro é infanto-juvenil, então a maior parte das edições tem capa infantil. Esta aqui tem uma capa mais formal, as vezes te atende:

      http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/detalhe?pro_id=587743&csParam=%7B%22feature%22%3A%22similaritems%22%2C%22source%22%3A%22Detalhes%20de%20Produto%20-%20Livros%22%2C%22recType%22%3A%22similaritems%22%7D


      Abraços e obrigada por participar do nosso blog!

      Excluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato