Dicas

DICAS: Direto do Literatortura!

10:10Isabela Lapa

O site LITERATORTURA, fez uma matéria muito interessante sobre os 100 MELHORES LIVROS PARA ADOLESCENTES! Entramos em contato com eles, que gentilmente permitiram que compartilhássemos com vocês, nossos leitores!

Segue a matéria, com alterações apenas na formatação! Confiram e deixem a opinião de vocês acerca das indicações: 


Os 100 Melhores Livros para Adolescentes [NPR]

Written by literatortura on 27/09/2012. Posted in Matérias Literárias



Por Gustavo Magnani,

Bem, essa lista divulgada pelo site NPR em agosto tem uma aparência bastante estranha e questionável. Além de ser, primeiramente, norte-americana [é claro que pessoas do mundo inteiro participaram, mas, como o site é da terra do Tio Sam, nada mais natural do que ter uma supremacia yankee]. E como possuiu grande repercussão, decidi trazê-la para cá, assim posso discuti-la melhor [visto que muitos leitores me enviaram perguntando o que eu achava etc]. O Formato utilizado foi enquete pela internet, o que quase nunca dá muito certo num âmbito “científico” por um motivo simples: fãs clubes postam em seus sites “genteee, votem no nosso livrooo amado”, aí votam e desvirtuam toda a ideia de “pesquisa científica” que a enquete poderia ter. Portanto, já vou avisando [e falarei mais sobre isso pra baixo]: essa enquete não deve ser levada com seriedade num quesito de pesquisa etc.

Por exemplo, é como você entrevistar 75 mil pessoas [número de pessoas que votaram no site], mas ir, quase que em sua totalidade, nos fãs clubes de determinado livro. Ou seja, sua pesquisa fica desvirtuada porque você foi a um local nada neutro.

Também houve uma confusão quando alguns sites foram trazer essa enquete para o Brasil. Não entendi o motivo, mas eles alteraram todos os livros a partir do TOP11. “The Giver Series” escrito por Lois Lowry, que, pelo que me consta, nem foi traduzido para o Brasil, deu lugar para O Menino do Pijama Listrado [?]. Do mesmo jeito que a série O Guia Dos Mochileiros da Galáxia saiu para entrar O Caçador de Pipas e, em 13º entrou 1984 no lugar de “The Outsiders”. Sinceramente, não compreendi porque houve essa mudança na postagem dos sites brasileiros, mas, colocarei aqui o que foi divulgado pelo site NPR.

Abaixo a lista correta e as sinopses montadas pelo site brasileiro “I Like Marketing”:

1º Harry Potter: O bruxinho que fez história na telona, é um dos livros mais lidos pelo mundo. Escrito pela britânica J.K. Rowling, vendeu aproximadamente um bilhão de exemplares. Foram sete livros publicados e oito filmes, sendo o último filme dividido em duas partes. Rowling é a mulher mais rica da história da literatura.

Os livros combinam elementos como: amizade, crescimento, responsabilidades, ambição e escolhas num mundo mágico que apresenta características próprias.

2º Jogos Vorazes: Um livro que também ganhou a adaptação para o cinema, conta a história da heroína Katniss Everdeen, uma adolescente que luta pela sobrevivência no jogo que intitula o livro e o filme. A autora Suzanne Collins trata sobre pobreza, fome, efeitos da guerra e opressão. A saga é acompanhada por mais duas obras.

3º O sol é Para todos: O livro foi lançado em 1960 e escrito por Harper Lee é uma obra que trata a história de um homem negro, acusado injustamente de violentar uma jovem branca na cidade do Alabama. Aborda questões como tolerância, preconceito e respeito.

O livro não levanta bandeiras, nem determina as personagens de maneira maniqueísta. Permite ao leitor traçar suas próprias escolhas e traz um misto de sentimentos como: comoção, revolta e questionamentos.

4º A Culpa é das Estrelas: Escrito por John Green, conta a história de Hazel, uma paciente de 16 anos que trata de um câncer. A protagonista conhece Augutus Waters no Grupo de Apoio às crianças com câncer. Juntos passam a preencher as páginas de suas vidas. Um livro que aborda com sutileza a luta pela vida e principalmente como o amor pode transpor a dor. O autor procura exprimir esse momento com delicadeza, mas não adota o final felizes para sempre.

5º O Hobbit: Para os fãs de Senhor dos Anéis e do autor J.J. Tolkien, em dezembro (2012) poderemos acompanhar essa adaptação no cinema pelas mãos do diretor Peter Jackson. O livro conta as aventuras de Bilbo Bolseiro (hobbit) junto com Gandalf e os anões. Narra quando ele encontra o “precioso” anel.

6º O Apanhador no Campo de Centeio: O livro prestes a completar 47 anos de publicação foi escrito por J. D. Salinger.

Uma sensível obra que conta sobre o fim de semana de Holden Caulfied, um jovem que estuda em um internato, regressa mais cedo para casa, por não ter atingindo boas notas no colégio. Na volta para casa para enfrentar a família. O protagonista passa a refletir sobre as suas experiências e podemos acompanhar na leitura a sua visão sobre o mundo e condução do seu futuro. Antes de encarar os pais, Holden decide procurar sua antiga namorada, sua irmã e seu professor e com a ajuda deles busca compreender o caos que passa em sua mente.

Tratar sobre o cotidiano demanda muito cuidado, para não cair na mesmice e isso Salinger faz com maestria em sua obra.

7º O Senhor dos Anéis: Pode ser descrita como uma obra brilhante mostra diálogos ricos e personagens envolventes. Narra o conflito entre bem e o mal e a luta de várias raças: Hobbits, Anões, Elfos, Ents e Humanos contra Orcs para evitar que o “anel” caia nas mãos do Senhor da Escuridão (Sauron), tem como protagonista Frodo Bolseiro que tem a missão de destruir o anel e uma personagem que dispensa apresentações “Gollum” que representa a ruptura do bem e do mal, que concilia momentos de lucidez e ambição pelo seu “precioso (anel)”.

O livro é uma riqueza em material histórico e linguístico, divido em três volumes.

No cinema foi dirigido por Peter Jackson, que conduziu com genialidade a trama, enalteceu a obra e conquistou 17 Oscars.

8º Fahrenheit 451: Uma obra que também foi adaptada para o cinema foi publicada em 1953 pela autoria de Ray Bradybury que narra um governo totalitário em um futuro incerto que proíbe qualquer tipo de acesso à leitura, sua personagem central é um bombeiro Guy Montag que queima livros.

A trama apresenta reviravoltas e nos condiciona a necessidade do pensamento, da discussão de ideias e principalmente de irmos contra qualquer tipo de manipulação.

9º Quem é você, Alasca?: O autor John Green apresenta nessa obra uma metáfora sobre a adolescência, um período de significativas mudanças, traz a personificação do talvez e todas as inquietudes que acompanham essa fase. O protagonista Miles Halter, é um jovem que tem verdadeira fixação pelas últimas palavras ditas por personagens célebres e vai à procura do que foi dito pelo poeta François Rabelais nos seus suspiros finais:

“Saio em busca de um grande talvez”. A história apresenta características como: inseguranças, mudanças, amor e o conflito da travessia da adolescência para a fase adulta.

10º A Menina que roubava livros: Uma obra que narra a trajetória de Liesel Meminger que é perseguida pela Morte por roubar livros. O autor Markus Zusak trabalha com recursos próprios de linguagem, faz da Morte uma simpática narradora. Um inusitado romance histórico que nos faz refletir sobre o amor a literatura.

****

A lista, num geral, é bastante estranha. Por exemplo, John Green em quinto e em nono lugar foi uma surpresa até para o pessoal do site. O autor que tem apenas um livro traduzido para o português [Quem é você, Alasca?], publicou seu primeiro romance em 2005 e também tem uma carreira “sólida” como vlogger. Ou seja, aí entra aquilo que falei sobre pesquisa na internet. O cara “é” da internet, naturalmente, terá preferência. Até porque, se ele divulgou em seu blogger, twitter, não sei, o número de votos cresce bastante.

Veja bem, não estou dizendo que ele está errado. Jamais. Faz muito bem em divulgar seu próprio nome. Não há nenhum problema nisso. Nenhum mesmo. O problema está em levarem essa lista tão a sério [como tem acontecido]. É preciso sempre investigar os números, as razões etc.

Por exemplo, 1984 está na lista que os sites brasileiros colocaram, mas ele não figura nem entre os 100 livros preferidos dos jovens. Não porque não tenha sido votado, mas, porque segundo os jurados da enquete NPR, ele não se classificaria essencialmente para essa faixa etária. Assim como Orgulho e Preconceito, mas, aí a discussão se prolonga ainda mais: o que fahrenheit 451 está fazendo na lista? Além de tantas outras opções que vocês podem ver no link do top100 que deixarei no final do post.

Mas, você pode perguntar. Por que diabos, então, Gustavo, trazer essa postagem pra cá? Bem, primeiro porque ela é uma dica bacana pra quem quer ler algumas obras menos densas etc, procura por diversão, entretenimento e tudo o mais [por favor, não estou dizendo que esses livros não devem ser tratados seriamente]. E também pra mostrar pra bastante gente que viu essa pesquisa anteriormente, que ela sim não deve ser levada tão a sério. Veja bem, num top 100, Percy Jackson e As Crônicas de Nárnia não estão ali. Suspeito, por obviedade, que os jurados classificaram esses livros como infantis, afinal, votos pra estar entre a centena, tenho certeza que eles teriam.

Então, continuo tentando mostrar que, óbvio, nenhuma lista é definitiva ou dona da verdade, mas, muitas delas devem ser questionadas quanto ao seu propósito e a sua função dentro da sociedade leitora. Essa, por exemplo, tem a ideia de divertir, sugerir etc [como o próprio site aponta], diferente do que foi divulgado em vários blogs no Brasil como a “pesquisa definitiva etc etc sobre a leitura dos jovens [por isso coloco o nome da empresa que veiculou a pesquisa etc]. Inclusive, isso é algo que o próprio literatortura fará mais para frente em uma plataforma diferente etc. É bacana de se discutir, interessante de sugerir e divertido. No entanto, o carácter sério que muitas pessoas deram, não pode ser considerado, por motivos já citados.

Enfim, espero ter esclarecido algumas coisas e que vocês tenham gostado do post. Deixe seus comentários. Qual livro você colocaria nesse top 10? Qual o melhor livro adolescente que você já leu? E claro, não esqueça de curtir/compartilhar. O literatortura agradece.



Quem quiser conferir a matéria direto no site LITERATORTURA é só clicar aqui!

You Might Also Like

2 comentários

  1. Camila Damazo18:01

    Ameiii o post meninas =]

    ResponderExcluir
  2. Kakath Castro22:52

    Harry Potter em primeiro lugar *-----------------*
    a historia é fenomenal e é obvio que merece este posto né !

    Jogos Vorazes, O Hobbit e O Senhor dos Anéis >.<

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato