Édipo Rei Livros

ÉDIPO REI, DE SÓFOCLES

11:26Kellen Pavão




O livro desta semana traz a história de Édipo Rei, um dos maiores clássicos de todos os tempos. Publicada em 430 antes de Cristo, a perfeita tragédia grega narrada por Sófocles vem atravessando séculos e influenciando não apenas a literatura, mas ramos como a psicanálise, a filosofia e o direito.

O personagem central da história é Édipo que vem ao mundo trazendo uma maldição para o seu pai, Laios. O oráculo de Delfos avisa a Laios que ele será morto por Édipo, que também se casará com a própria mãe, Jocasta. 

Ciente da maldição, Laios determina a morte de Édipo que sobrevive graças a intervenção de um pastor, que não conseguiu matá-lo e o entregou aos cuidados de um outro pastor. Édipo foi criado por este este, lidando com os comentários que contestavam a sua paternidade. Já na fase adulta Édipo decide viajar para consultar o oráculo em Delfos, que por sua vez não revelou sua origem, mas revelou-lhe a maldição. Édipo ficou consternado com a revelação do oráculo, e decidiu não voltar a Corinto, onde viviam o pastor Pólipo e a sua esposa.

Desconhecendo Laio, Édipo cruza o caminho do rei, que o desafia e é atacado pelo filho. Édipo mata Laio sem saber que o mesmo é seu pai. Em seguida ele segue caminho até chegar a Tebas, onde enfrenta a Esfinge (monstro que devorava os homens que não conseguiam decifrar seus desafios) e consagra-se vencedor.

Por tal feito, Édipo é premiado com um casamento com a rainha Jocasta, recém viúva, cumprindo a profecia do oráculo. Depois de muitos anos de um bom governo, Tebas é assolada por uma peste, o que motiva o rei a consultar o oráculo. Ele descobre que o reino só terá paz quando o assassino de Laio for capturado e punido. Assim, Édipo determina que ninguém proteja ou encubra o assassino de Laio para que se faça justiça à morte do antigo rei.

Como Édipo não descobre o assassino consulta um advinho chamado Tirésias, através do qual ele descobre toda a verdade sobre sua origem e seu trágico destino. Para cumprir sua promessa de punir o responsável pela morte de Laio, o rei fura os próprios olhos, enquanto Jocasta comete suicídio ao descobrir a dramática história que os envolve.

                                          

A trágica história de Édipo indaga as ações humanas e nos faz questionar: até que ponto nossas ações dependem unicamente de nosso livre arbítrio? Apesar de todos os esforços de Laio, Édipo não conseguiu fugir do seu destino que o fez enfrentar e matar o pai e desposar sua mãe. Por outro lado, através do livre arbítrio de Édipo e de seu comportamento explosivo, percebemos que, ainda que aja uma “influência” do destino ( a mesma que o fez cruzar o caminho de seu pai) o assassinato poderia ter sido evitado se ambos não tivessem discutido por um motivo fútil em um confronto de ego e orgulho. Édipo é senhor de suas ações ainda que a profecia do oráculo já o tenha condenado.

Um dos pontos altos da história é o debate entre Édipo e Tirésias, que apesar da cegueira física, demonstrava uma sabedoria capaz de torná-lo um homem de visão interior, característica que o rei não possuía até então. À medida que Édipo adquire tal visão, ele reconhece suas ações e por sua vez as consequências de seus atos. 

Podemos dizer que a tragédia é paradoxal já que Édipo possui características de herói e vilão. O bem e o mal convivem na mesma figura, já que Sófocles construiu um personagem bom, íntegro e de caráter, mas por outro lado orgulhoso e explosivo. Jocasta também tem um comportamento ambíguo pois, ora entrega seu bebê para a morte, ora tenta questionar a profecia do oráculo.

Não podemos deixar de mencionar o tão falado Complexo de Édipo que influenciou a psicanálise. A teoria é baseada no conflito de sentimentos de amor e ódio vivenciados na infância, onde temos o amor que o filho sente pela mãe e o ódio pelo pai, sendo considerado um complexo universal.

Assim, por esta e tantas outras razões, Édipo Rei é considerada uma das maiores tragédias herdadas do teatro grego. Sófocles abordou nesta peça conflitos atemporais, que fazem parte da vida de pessoas em todo mundo até os dias de hoje.

                               


E vocês leitores, já leram esta obra secular? Deixem sua opinião e participem do nosso blog!


You Might Also Like

1 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato