Editora Rocco Em Chamas

Em Chamas, de Suzanne Collins

11:56Universo dos Leitores

Assim como o primeiro livro da trilogia, este também é dividido em três partes. 

Na primeira, AS FAGULHAS, é possível perceber que mesmo vencendo os jogos, Katniss terá que enfrentar a ira da Capital, que se revoltou com o fato dela ter realizado uma armadilha para vencer os jogos ao lado de Peeta. 

A sua atitude, fez com que alguns Distritos se voltassem contra a Capital, por perceberem que ela pode falhar algumas vezes. Com isso, antes do início do Tour da Vitória, em que os tributos vencedores visitam todos os distritos, ela recebe uma visita do presidente, que aparece para lhe fazer uma ameaça: se ela não convencer a todos que realmente ama Peeta, toda a sua família e, inclusive o seu amigo Gale, estarão em risco. 

Preocupada com o que ouviu do Presidente, Katniss sai para a viagem, mas na primeira parada, que acontece no Distrito 11, o seu discurso consegue piorar as coisas e faz com que um levante seja iniciado. 

A viagem continua e eles se apresentam em todos os distritos. É uma verdadeira encenação: Katniss finge estar completamente apaixonada por Peeta e eles forçam um romance que não existe. Mesmo assim, o presidente não se convence. 

Na segunda parte, O MASSACRE, a viagem termina. Mas ao retornar ao Distrito 12 a situação se agravou: os Pacificadores não são os mesmos e a vigilância está mais rígida. Katniss descobre que já existe um levante no Distrito 8 e em alguns outros locais. 

Em meio a isso tudo, ela percebe que o seu sentimento por Gale vai além da amizade. Contudo, sabe que não pode viver esse amor, o que lhe traz inúmeros conflitos pessoais. 

Pouco tempo depois do seu retorno ao Distrito, as informações sobre a nova edição dos Jogos Vorazes são divulgadas. Desta vez, por se tratar da 75ª edição, acontece o que a Capital denomina de MASSACRE QUARTENÁRIO: em razão de se completarem mais 25 anos de jogos, as regras são diferentes e são liberadas pela Capital pouco antes do início da disputa. 

Como forma de demonstrar a sua força e superioridade, a Capital determina que nesta edição dos jogos os tributos de cada Distrito serão os tributos que já venceram as edições anteriores. Logo, Katniss estaria novamente na arena ao lado de Peeta! 

Os preparativos começam e algumas atitudes de Katniss e de Peeta durante essa fase, provocam ainda mais a ira dos idealizadores dos jogos. 

Na terceira parte do livro, que recebe o nome de O INIMIGO, os jogos têm início e as dificuldades vivenciadas na arena são ainda maiores. A Capital domina o jogo e os participantes com mais fúria e com muito mais freqüência. 

A história se desenvolve sempre emocionante e termina de forma surpreendente e inesperada. Deixa uma grande notícia no ar e nos prepara para as emoções do último livro, A ESPERANÇA. 

Sobre a narrativa: 

Da mesma forma que o livro anterior, a autora escreve de forma simples e direta. A leitura prende e é super agradável. 

Aqui é possível perceber uma mudança comportamental nos personagens centrais. Em alguns momentos Katniss se torna insegura e indecisa. Muito romântica e pouco racional, o que causou uma sensação de “drama sentimental”. Isso não atendeu às expectativas, mas foi plenamente compreensível diante de tudo que ela enfrentava. 

Peeta, por sua vez, amadureceu e se tornou mais calmo e racional. A sua mudança comportamental foi um ponto muito positivo na história. 

No que se refere a Gale, ele ainda não recebeu muito destaque, mas aparentemente terá uma posição mais importante no próximo livro. 

O maior objetivo deste livro, a meu ver, foi intensificar a visão do leitor no que se refere à falta de escrúpulos e de limites da Capital. Só lhe importa preservar o poder e a superioridade. Os custos e as conseqüências disso não possuem nenhuma relevância. 

Uma excelente trama! Envolvente, perturbadora e nem um pouco previsível.

Filme:

A adaptação deste livro para o cinema tem lançamento previsto para o dia 15 de novembro deste ano. Os primeiros cartazes já foram divulgados:
              





You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato