Notícias

NOTÍCIAS: Gabriel García Marquez comemora 86 anos.

08:09Isabela Lapa


Hoje é o aniversário do escritor, jornalista e político Gabriel García Marquez. Nascido em Ataraca, na Colômbia, é considerado pela crítica literário mundial um dos mais importantes escritores do século XX. Em 1982 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura, pelo conjunto de sua obra.

Entre as suas obras, destaca-se “Cem anos de solidão”, uma narrativa de realismo fantástico sobre a saga de uma família durante 100 anos, os Buendía – Iguarán, que sofre de uma espécie de maldição, uma ideia mística, que envolve pergaminhos e ciganos. A maldição só será revelada quando o último da família estiver prestes a morrer.

As últimas notícias sobre a saúde de “Gabo” não são boas: ele sofre de demência senil e está perdendo a memória. E o que é um escritor sem memória? Essa doença é genética, há outros casos na família do escritor e, inclusive, um dos seus personagens em “Cem anos de solidão”, o patriarca da família, também sofre dessa doença degenerativa. Uma espécie de presságio ou temor?

Segue abaixo um documentário sobre Gabriel Garcia Márquez, onde ele conta sobre o peso de ter ganhado um Prêmio Nobel de Literatura aos 54 anos, sobre seu labor de jornalista, a etiqueta para receber o prêmio e sua aversão ao fraque, a superstição arraigada na família, seus 16 irmãos, a influência da sua avó nas suas escrituras, e que toda a sua obra tem um ponto de partida na realidade etc.






You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato