Cinema Filme

Os 10 lugares mais bonitos da ficção

10:29Kellen Pavão

Olá leitores! 

Já sabemos que a literatura, o cinema e as artes em geral tem o poder de aguçar e estimular nossa imaginação. Prova disso é o cenário que contruímos ao lermos um livro. Ainda que não existam gravuras, somos capazes de criar locais encantadores que servem para compor as histórias que lemos, com riqueza de detalhes. Tudo depende da capacidade do autor em descrever os locais, e claro, da capacidade de criação da nossa mente.

Pensando nisto, o TOP Universo de hoje traz pra vocês os 10 Lugares Mais Bonitos da Ficção, na nossa opinião. Aqueles lugares mágicos que, ainda que não existam no mundo real, são construídos em nossa mente e despertam nossa curiosidade. Confiram a lista!

10º) PANDORA

O filme AVATAR (que posteriormente se tornou livro) tem uma linda fotografia e um dos lugares mais incríveis criados pela ficção: Pandora, uma das luas de Polifemo, um dos três gigantes gasosos fictícios orbitando Alpha Centauri, a 4,4 anos-luz da Terra. Segundo a história, os humanos têm o objetivo de explorar em Pandora as reservas de um precioso minério chamado Unobtainium. Parker Selfridge (Giovanni Ribisi), chefe da operação mineradora, emprega ex-soldados e ex-fuzileiros como mercenários.

Pandora é habitada por espécies de humanóides Na'vi, que vivem pacificamente mas não se adaptam aos humanos pelo fato destes não respeitarem a sua forma de vida, e seus hábitos de cultuar a natureza.


9º) TERRA DO NUNCA

Terra do Nunca(ou Nunca Jamais em traduções bem antigas) é uma ilha fictícia do livro Peter Pan, do escritor escocês J. M. Barrie. Nela as crianças não envelhecem. Entretanto, isso é visto como uma metáfora para infantilidade eterna (e infância), imortalidade e escapismo. Nos primeiros rascunhos de Barrie, a ilha foi chamada “A Ilha do Nunca, Nunca, Nunca de Peter Pan”, por causa de um distrito da Austrália. Quando o filme foi feito, a ilha foi descrita como “Terra do Nunca, Nunca”. Na publicação, entretanto, foi abreviada para “Terra do Nunca”, apenas. Peter Pan guiou Wendy e seus irmãos para a Terra do Nunca ao voar “a segunda estrela à direita e então direto, até amanhecer”. O romance deixa explícito que ele criou essas direções na hora, por uma viagem intuitiva.
8º) MULTIVERSO DE A BÚSSOLA DE OURO

A série de Phillip Pullman “ A Bússola de Ouro” passa por diversos e fantásticos universos paralelos, cheios de encanto e fantasia. Na trilogia, lugares incomuns, belíssimas paisagens e seres magníficos fazem de A Bússola de Ouro um dos lugares mais fantásticos da literatura. 

7º) TERRA DE OZ E A CIDADE DAS ESMERALDAS

Personagem central da obra “O Mágico de Oz, Dorothy é uma garota que mora no Kansas (EUA) e que depois de ter sua casa levada por um tornado acaba chegando a um lugar fantástico, a Terra de OZ, que abrange quatro países. Através da jornada de Dorothy em busca do famoso mágico, somos apresentados aos Munchkins, à bela estrada de tijolos amarelos,à Cidade de Porcelana e à Cidade das Esmeraldas, onde predomina a cor verde. É um lugar mágico que estimula a imaginação e o interesse de todos que assistem o filme ou lêem o livro.

6º) PAÍS DAS MARAVILHAS (OU WONDERLAND)

O livro de Lewis Caroll chamado “Alice No País das Maravilhas” conta a história de uma menina chamada Alice que ao seguir um coelho cai em uma toca que a transporta para um lugar fantástico povoado por criaturas peculiares e antropomórficas, revelando uma lógica do absurdo característica dos sonhos. Ao mesmo tempo em que Alice se vê em um cenário belo narrado por Caroll, por vezes ela sente medo em virtude dos acontecimentos que a cercam bem como pelos seres fantásticos com os quais ela se depara no mundo fantástico. É um lugar belo, imponente, e por vezes assustador. Essa dicotomia aliada aos questionamentos feitos pelo autor faz com que a obra seja de difícil interpretação, tendo em vista que contém dois livros em um só texto: um para crianças e outro para adultos.
5º) NÁRNIA

Nárnia é um mundo fantástico criado pelo escritor Irlandês Clive Staples Lewis como local narrativo para "As Crônicas de Nárnia", uma série de sete livros que envolve magia e ficção. O mundo é chamado assim em homenagem ao país de Nárnia, onde acontece a maior parte da história.

Em Nárnia, alguns animais podem falar, criaturas mitológicas abundam, e a magia é algo comum. As pessoas, geralmente crianças, entram no mundo narniano provenientes do "nosso mundo", a Terra. É um lugar belíssimo e por tal razão merece estar no nosso Top Universo.

4º) AVALON

Avalon é uma ilha feérica acessível tão somente aos seres do Reino das Fadas e dos valentes cavaleiros que, por sua pureza e seu amor, serão dignos de ser admitidos nela. Entre outras maravilhas, se encontram nessa ilha as maçãs da imortalidade e eterna juventude, das quais se alimentam as fadas e seus amantes mortais. Sua descrição é belíssima, fazendo de Avalon um dos dez lugares mais bonitos da ficção na nossa opinião. 

3º) HOGWARTS

Hogwarts, a imponente escola para bruxos da saga Harry Potter é um lugar belíssimo e que muitos gostariam de conhecer, especialmente os fãs do bruxo mais famoso da literatura. Considerada a melhor escola para bruxos de toda Europa, a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts foi fundada há mais de 1.000 anos por quatro dos melhores bruxos da época: Godrico Gryffindor, Helga Hufflepuff, Rowena Ravenclaw e Salazar Slytherin. O castelo foi construído na Escócia protegido por feitiços anti-trouxas, que só vêem um galpão abandonado ao se aproximarem, num lugar isolado que na época perseguiam todos aqueles que consideravam serem capazes de realizar feitiços.

2º) WESTEROS

Guerra dos Tronos (ou Game Of Thrones) traz Westeros para o nosso Top Universo, fazendo do cenário criado por George R. R. Martin um dos lugares mais belos da ficção. Na história de As Crônicas de Gelo e Fogo, Westeros é um dos três continentes conhecidos no mundo. A maior parte de sua área equivale aos Sete Reinos. Os outros dois continentes conhecidos são Essos, um vasto continente localizado a leste, atravessando o Mar Estreito, e Sothoryos, um continente inexplorado a sudeste de Westeros atravessando o Mar de Verão. As nações mais próximas de Westeros são as Cidades Livres, um grupo de cidades-estado independentes ao longo da borda ocidental de Essos.

1º) TERRA MÉDIA

Um dos lugares mais admirados pelos fãs de literatura e magia, A Terra-Média, também conhecida como Midgard, Middenheim, Manaheim ou Middengeard, é o cenário fictício onde se passa boa parte das hitórias de J. R. R. Tolkien que ficou com nosso primeiro lugar. Dos seus romances mais conhecidos, “O Hobbit” e “O Senhor dos Anéis” ocorrem integralmente na Terra-Média, assim como grande parte de “O Silmarillion” e de “Contos inacabados”. O termo “Terra-Média” é usado para designar as terra ao leste do Grande Mar (Belegaer), excluindo Aman, mas incluindo Harad e outras terras mortais não descritas por Tolkien. O autor descreve minuciosamente todos os detalhes da belíssima Terra Média em seus livros, que é considerado por muitos (especialmente pelos fãs de Tolkien) o lugar mais bonito da ficção.
Curiosidade Abaixo segue um mapa com alguns dos lugares mais famosos do mundo da fantasia: 

Este foi o nosso TOP Universo! Vocês concordam com os lugares que listamos leitores

Não se esqueçam de deixar sua opinião. Até o próximo Top Universo!




You Might Also Like

2 comentários

  1. Anônimo17:26

    POST MARAVILHOSO! já sonhei muito com estes lugares *-*

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou do post, realmente são lugares incríveis! Obrigada pela participação!

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato