Cinema Cinema Paradiso

Cinema Paradiso

11:13Isabela Lapa

SE VOCÊ AMA O CINEMA NÃO PODE DEIXAR DE ASSISTIR!


Sinopse: Nos anos que antecederam à chegada da televisão em uma pequena cidade da Sicília, o garoto Totó (Salvatore Cascio) ficou hipnotizado pelo cinema local e iniciou uma amizade com Alfredo (Philippe Noiret), projecionista que se irritava com certa facilidade, mas tinha um enorme coração. Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Totó (Jacques Perrin), agora um um cineasta de sucesso, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.



Nossas impressões: 

Este filme, dirigido por Giuseppe Tornatore, não conta apenas uma história sobre a importância do cinema como meio de diversão e lazer. O que ele nos apresenta é uma história de amizade, de saudade e de superação. 

É com uma habilidade ímpar que o diretor nos mostra um menino que teve uma infância triste e marcada pelo falecimento do pai, mas que nunca perdeu a esperança e a força. Um dos motivos foi o amor pelo cinema e o outro, a amizade. 

Um filme simples, mas intenso. Cada cena nos encanta de uma maneira única e os personagens, cativantes, apaixonados pelo cinema, sinceros e bem desenvolvidos, contribuem para a beleza e a magia do filme, que é sem dúvida um clássico do cinema. 

Além disso, o roteiro é super bem escrito, com algumas passagens cômicas, mas sempre naturais.

As cenas também foram extremamente bem filmadas. Sem dúvida o grande destaque são as de despedida e chegada. No momento em que o Totó, já adolescente, parte para Roma, a câmera se apega a detalhes: mãos, silêncio, abraço. Da mesma forma, quando ele retorna para a sua cidade em razão do falecimento do velho amigo, a cena do vestido de tricô feito pela mãe que vai se desfazendo enquanto ela parte para os braços do filho, traduz uma emoção única.

Quanto à trilha sonora, também é possível verificar a sua mudança. Nas duas primeiras fases do filme (Totó criança e adolescente), ela é digna de um filme antigo dos anos 40, emocionante, sensível. No entanto, na terceira fase, com Totó adulto e que representava o tempo atual, a música passa a ter um tom melancólico e nostálgico. 

Sem dúvida um filme que merece ser visto inúmeras vezes. Quem ama cinema e sabe o seu valor certamente se emocionará! 
 


“A vida não é como nos filmes. A vida é muito mais difícil.”
 (Alfredo diz a Totó)




Trailer:


Prêmios e indicações:


- Oscar 1990 (EUA): venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

- Globo de Ouro 1990 (EUA): venceu na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

- Festival de Cannes 1989 (França): recebeu o Grande Prêmio do Júri e foi indicado à Palma de Ouro.

- Prêmio César 1990 (França): ganhou o prêmio de Melhor Poster e foi indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

- Academia Japonesa de Cinema 1991 (Japão): indicado na categoria de Melhor Filme Estrangeiro.

- Prêmio David di Donatello 1989 (Itália): venceu na categoria de Melhor Música (Ennio Morricone).

- BAFTA 1991 (Reino Unido): foi indicado nas categorias de Melhor Fotografia, Melhor Figurino, Melhor Diretor, Melhor Edição, Melhor Maquiagem e Melhor Direção de Arte. Venceu nas categorias de Melhor Ator (Philippe Noiret), Melhor Ator Ator Coadjuvante (Salvatore Cascio), Melhor Filme em Língua Não Inglesa, Melhor Trilha Sonora Original e Melhor Roteiro Original.



You Might Also Like

1 comentários

  1. Esse filme é maravilhoso e muito emocionante! Chorei bastante com ele rsrs
    Uma ótima dica!
    Beijos

    Karen Costa
    http://viajandonaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato