Chuck Palahniuk Clube da Luta

Clube da Luta, de Chuck PalahniuK

11:29Kellen Pavão

Sinopse: Considerado um clássico moderno desde sua publicação em 1996, o livro Clube da Luta consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais importantes e criativos autores contemporâneos, além do próprio livro como um cânone da cultura pop. O livro que estava esgotado há anos volta às livrarias nessa caprichada edição. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acha que encontrou uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e das regras sem sentido. Mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui para frente.

Destaques - Contém Spoilers: Contrariando a primeira regra do clube da luta (ninguém fala sobre o clube da luta) hoje trago para vocês minhas impressões sobre este grande clássico de Chuck Palahniuk que acabou inspirando o famoso filme de mesmo nome.

Fazendo o caminho inverso, conheci a história através do filme Clube da Luta e de cara o longa protagonizado por Edward Norton e Brad Pitt se tornou um dos meus favoritos, o que motivou-me a conhecer o livro.

Pessimista, a história apresenta a vida de um homem entregue ao marasmo de sua rotina, atormentado por sua insônia e que usa o consumismo como fuga para sua vida pacata e sem graça. O
protagonista não tem nome na trama, o que reforça esta sua apatia inicial. Além de se distrair com catálogos de ofertas, ele busca conforto em programas de ajuda onde obtém atenção de outras pessoas em reuniões. Em um destes encontros ele conhece Marla, outra viciada em grupos de ajuda que futuramente ganhará maior espaço em sua vida. Cabe destacar que nesta fase da história o leitor se defronta com toda a melancolia da vida do executivo, além da sua falta de motivação. 

A vida do funcionário ganha um novo rumo quando ele conhece Tyler Durden, um jovem que representa um ideal de tudo aquilo que o frustrado investigador de seguros gostaria de ser. Tyler é um sucesso: jovem, interessante, bonito, charmoso, perspicaz, atraente, inteligente e tem uma vida desregrada, o que chama a atenção do pacato executivo. Este acaba mudando para a casa do novo amigo ao perder seu apartamento, destruído por uma explosão. O que ele não esperava é que, durante uma bebedeira, Tyler sugerisse uma luta entre ambos. Ele acaba aceitando o desafio de Tyler Durden, dando início ao que futuramente se tornaria o clube da luta. O clube se torna um canalizador das frustrações diárias e de todos os problemas dos frequentadores, que usam a luta e a violência para motivá-los a encarar o dia a dia.

Tudo acontece de forma muito rápida, o que se dá através dos cortes secos na história que fazem com que as cenas “saltem” sem uma ligação direta. Este recurso cai como uma luva  e dá dinâmica aos acontecimentos. O texto de Chuck Palahniuk é envolvente e a leitura flui com extrema facilidade.

Na medida em que Tyler se envolve com o amigo, o livro vai se tornando cada vez mais niilista, tomado por uma completa desesperança. Temos a sensação de levar um soco no estômago com a franqueza e o realismo da leitura da atual sociedade, feita por Palahniuk. 


Através do personagem Tyler, o autor direciona seus ataques ao consumismo, individualismo, aos padrões comportamentais e à falta de objetivos da maioria das pessoas, que tem como expectativa de vida a aquisição de bens materiais. . Mesmo em meio à incômoda violência da história, o autor consegue nos manter presos à vida de Tyler e do executivo, fundadores do clube da luta que se tornam cada vez mais parecidos ao longo da trama.

A personagem Marla (que o executivo conheceu no grupo de ajuda) tem um grande destaque no livro, e chama a atenção com seu comportamento irreverente. Marla é melancólica e depressiva, mas ainda assim consegue transmitir um mínimo de leveza à história com seu ar despretencioso.
Tyler, por sua vez, cresce muito na história e segue buscando o caos social. Ele aposta na destruição como forma de autoconhecimento e propaga esta violência através do clube. O amigo por sua vez  tenta obter novamente o controle do clube da luta, que a esta altura já se espalhou e ganhou novos e incontáveis adeptos dos ideais violentos e de destruição.

Por fim o executivo percebe que foi enganado por sua própria mente, e constata sua esquizofrenia: Tyler Durder é seu alter ego, uma criação de sua mente com a qual ele precisa travar uma luta para preservar a própria personalidade. Inicia-se um confronto entre o homem e sua alucinação. O executivo se vê obrigado a duelar e lutar contra sua própria mente em um final alucinante. 

Passagens interessantes:

" Muitos jovens não sabem o que querem de verdade. (...) Os jovens pensam que querem o mundo inteiro. (...) Me livre das mobílias suecas. Me livre da arte rebuscada." (página 52)

" A primeira regra sobre o clube da luta é que você não fala sobre o clube da luta." (página 58)

"O clube da luta lhe dá uma razão para ir sempre à academia, para cortar os cabelos e unhas bem curtos. Na academia há sempre um monte de caras tentando parecer homens, como se ser homem significasse parecer com o que um escultor ou um diretor de arte dizem que deve ser." (página 59)

"Enfiar penas no seu rabo não faz de você uma galinha." (página 82)

"Somos os filhos do meio da história, criados pela televisão para acreditar que algum dia seremos milionários, astros de filme ou da música, mas não seremos. E estamos entendendo isso agora." (página 206) 

"Adoro tudo a respeito de Tyler Durden, sua coragem e inteligência. Sua energia. Tyler é engraçado, charmoso, forte e independente, e os homens olham pra ele e esperam vê-lo no comando de seus mundos. Tyler é capaz e é livre, e eu não." (página 217)  

Definitivamente me apaixonei pelo livro e pela franqueza de Chuck Palahniuk. Clube da Luta é intenso, visceral,criativo, agressivo, e de uma franqueza inquietante. Um livro genial que já faz parte dos meus favoritos!

You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato