Matérias Literárias
MATÉRIAS LITERÁRIAS: As curiosas Campanhas de Incentivo à Leitura
10:52Isabela Lapa
Diferentemente do que muitos podem pensar, as "Campanhas de Incentivo à Leitura" existem há muitos anos. Hoje vamos mostrar para vocês algumas campanhas antigas e super interessantes que já foram realizadas.
No período da Guerra Civil na Rússia, entre 1918 e 1922, circulavam uma série de cartazes colocando o livro como grande protagonista do socialismo. Observem a força dessas imagens:
"Livros durante cinco anos"
Mais ou menos duas décadas depois, em razão do caos originado com a Grande Depressão, os Estados Unidos também iniciaram as camapnhas de incentivo à leitura:
Ainda no período entre-guerras americano o consultor Phillip Bradley se utilizou de alguns cartazes para introduzir um projeto que foi denominado "Save the Libraries":
"A biblioteca precisa de vocês"
"Esqueça o almoço, estou indo sentar e ler!¨ Ela usa sua biblioteca e você?"
Os anúncios, mesmo antigos, tem frases e imagens impactantes, não é mesmo? Com certeza teriam ótimos resultados se estivessem sendo veiculados até hoje.
No entanto, com o desenvolvimento de novas técnicas de propaganda e, principalmente, de recursos informáticos e de edição de fotos, as campanhas estão cada vez mais modernas e coloridas. Selecionamos algumas que consideramos interessantes, vejam só:
"Quando uma criança não lê, a imaginação desaparece":
Uma campanha fantástica e que e belíssima é a que está sendo realizada pela rede Steimatzky, a mais antiga cadeia de livrarias de Israel. O slogan utilizado é “O livro certo sempre lhe fará companhia” (ou, no original, “The Right Book Will Always Keep You Company”).
Além de incentivar a leitura, a campanha tenta mostrar que quem lê nunca está sozinho, pois nos livros encontramos amigos. Vejam que lindas as fotos:
E então, o que acharam? Conhecem alguma campanha interessante? Se conhecerem comentem aqui, quem sabe montamos um próximo post?
13 comentários
Adorei a matéria *-*
ResponderExcluirDas campanhas antigas eu não conhecia nenhuma e as achei muito interessantes!
Das novas eu já conhecia essa da companhia, que acho simplesmente fantástica!
Beijos,
Nanie
Oi Nanie, que bom que gostou! Confesso que amo as campanhas novas, mas as antigas me conquistaram mais. Achei mais impactantes, principalmente em razão dos períodos em que foram realizadas!
ExcluirBjs
Que matéria espetacular! <3
ResponderExcluirTenho um netinho de 7anos e grande parte de seus brinquedos são livros,e ele adora conhecer o mundo mágico da leitura.
http://dicasdepintura.blogspot.com
Oi Ana, que bom que gostou! Aqui no blog, além de resenhas, tentamos sempre trazer as curiosidades do meio literário! Passe sempre por aqui...
ExcluirBjs
Adorei a postagem, incrível sua busca da história das campanhas de incentivo a leitura, e você escolheu ótimos exemplos
ResponderExcluiramei
bjus
http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/
Oi Bru, que bom que gostou! Eu também gostei muito das campanhas, mas confesso que estou super fã das mais antigas!
ExcluirAbraços!
Amei a matéria! Sou designer e apaixonada por campanhas publicitárias. Imagina quando livros e publicidade se unem? Perfeito. <3
ResponderExcluirwww.um-momentoasos.blogspot.com
Oi Dayenee, que bom que gostou! Realmente a mistura é ótima! Propaganda é sempre a alma do negócio.
ExcluirAbraços e participe sempre conosco!
Adorei a postagem... Muito interessante.. Algumas campanhas ótimas e engraçadas, mesmo sendo um pouco bizarras. Clã dos Livros
ResponderExcluirAdorei sua postagem. As campanhas são muito interessantes. Algumas engraçadas, mesmo sendo um pouco bizarras. Parabéns! Clã dos Livros
ResponderExcluirhttp://cladoslivros.blogspot.com.br/
Oi Marissa! Que bom que gostou. Também achei algumas super divertidas!
ExcluirBjs
Gente amei essas campanhas,são tão lindas.Achei interessante a campanha de quem ler nunca está sozinho,e isto é pura verdade :)
ResponderExcluirAbraços!
Vinicius Alves-Fortaleza das Letras-
http://fortalezadasletras.blogspot.com.br/
Oi Vinícius, que bom que gostou! Eu também achei muito interessante...
ExcluirAbraços, Isabela!
Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...