Matérias Literárias

MATÉRIAS LITERÁRIAS: Escritoras que conquistaram legiões de fãs adolescentes

11:04Isabela Lapa

No nosso país algumas pessoas pensam que só a literatura estrangeira é valorizada, no entanto, essa informação é equivocada. Na verdade, os livros nacionais estão adquirindo cada vez mais espaço e se tornando um sucesso entre todos os tipos de público, principalmente o público jovem, cujo mercado está em alta no momento. 

Algumas escritoras estão conquistando legiões de fãs, que enfrentam horas de filas para conseguir autógrafos e tirar fotografias, que participam de fãs pages no twitter e no facebook e que acompanham cada um dos passos delas.

Atualmente, entre os maiores sucessos de público temos Thalita Rebouças e Paula Pimenta. A Thalita já publicou 15 livros e tem mais de um milhão de cópias vendidas. O seu último livro, "Ela disse, Ele disse - o namoro", foi realizado em parceira com Maurício de Souza, o que não é privilégio para muitos. A opção pelo personagem masculino se deu pela percepção da escritora de que as leitoras sentiam falta de um personagem masculino nas histórias. 
Já a Paula, publicou o primeiro livro no ano de 2008 e desde então escreveu outros 9, alcançando o número de 250 mil exemplares vendidos. De acordo com ela, o sucesso se dá em razão da identificação das leitoras com o contexto das histórias, que apresenta a realidade das jovens brasileiras, que pegam ônibus e comem pão de queijo. 
Outro ponto essencial para esse sucesso é a relação de proximidade entre as escritoras e leitoras, que dedicam horas respondendo às inúmeras mensagens que recebem nas redes sociais. Esse carinho, atrelado à forma simples e simpática com que elas se portam diante do público, cultivam mais leitores a cada dia e incentivam não só a leitura dos seus livros, como também a leitura em geral!

QUEM MAIS?

Thalita Rebouças e Paula Pimenta podem estar entre os maiores destaques, no entanto, muitas outras estão no auge e conquistando públicos cada vez maiores e mais fiéis. São elas:

Carina Rissi
A escritora tem dois livros publicados, "Procura-se um marido" e "Perdida". O sucesso do segundo livro foi tão grande que ele vai ganhar uma adaptação cinematográfica e ela já está escrevendo a continuação.
Patrícia Barboza
A Patrícia já publicou vários livros, entre eles a coleção "As Mais" é o seu maior sucesso. Atualmente participou do "O Livro das Princesas", uma releitura dos clássicos infantis, ao lado de Paula Pimenta, Meg Cabot e Lauren Kate.
Carol Sabar
A escritora publicou 2 livros, "Como quase namorei Robert Pathison" e "Azar o Seu". 
Leila Rego
Escritora dos livros "Pobre não tem sorte 1", "Pobre não tem sorte 2" e "Amigas Imperfeitas. Ao que tudo indica, em breve teremos o último livro da coleção "Pobre não tem sorte".
Marina Carvalho
A Marina já publicou 2 livros, "Simplesmente Ana" e "Ela é uma fera". De acordo com Marina, "Simplesmente Ana" terá continuação.

Tammy Luciano
O maior sucesso da escritora é "Garota Replay", mas ela tem outros livros, entre eles, "Claro que te amo", que está sendo lançado este mês pela Editora Novo Conceito.

Luciane Rangel
A escritora é a responsável pelos livros da coleção "Os Guardiães", que são um grande sucesso e, fugindo à regra, a temática não é romântica.

Com tantos nomes, tantos livros e novidades a todo o tempo, podemos afirmar sem medo que os nossos jovens gostam de ler! Essa conclusão é maravilhosa, não é mesmo?



You Might Also Like

31 comentários

  1. São livros ótimos, ainda mais para adolescentes que têm dificuldade para gostar de leitura.
    É uma forma de atrair leitores

    http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! A leitura leve e que condiz com a realidade deles contribui muito para a formação de novos leitores!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  2. Oie!

    Adorei a matéria. Conheço praticamente todas as autoras e livros. Muito bom.

    Beijinhos*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nessa! Que bom que gostou... Realmente os livros são excelentes!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  3. É muito legal ver como a literatura nacional está crescendo. Dos autores que citou só não conhecia a Luciane Rangel e Patrícia Barboza.

    Temos que prestigiar,também, esse tipo de literatura, que está ganhando cada vez mais destaque e provando que temos ótimos escritores brasileiros.
    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Natália! Nada melhor que valorizar o que é nosso, não é mesmo? Aqui no blog sempre temos espaço para a literatura nacional e para novos escritores!

      Tente conhecer a Patrícia e a Luciane, você vai gostar!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  4. Nossa, que post maravilhoso... É muito bom conhecer mais sobre essas autoras...

    Enfim, seguindo aqui o blog...

    XOXO
    umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que ótimo que gostou! Obrigada por seguir a página, vou te fazer uma visita também!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  5. Momento vergonha, pq não li praticamente nenhum desses nacionais, MAS tenho alguns aqui em casa ufa!
    Parabéns pelo post e pelas dicas

    bjo

    Pah - Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pah! Não tem motivo algum para sentir vergonhas! Temos uma infinidade de escritores e livros, não dá para acompanhar tudo sempre. Quando tiver oportunidade leia os que tem, você vai gostar!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  6. Sou apaixonada pela Paula Pimenta e pela Carina Rissi, li o livro da Marina Carvalho e me apaixonei, além de tudo ela é super simpática, me concedeu uma entrevista.

    Amei o post!
    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta
    http://www.coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patty! Realmente todas são ótimas e muito simpáticas! Já combinamos uma entrevista com a Marina também!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  7. Anônimo17:43

    OMG, eu sou super fã da Thalita Rebouças, tenho o: Fala sério, mãe!, Fala sério, pai!, Fala sério, amiga! e Ela disse, ele disse... estou LOUCA pra comprar o Ela disse, ele disse o namoro e depois comprar todo o resto, huashsauh, beijos *---*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen, realmente os livros são ótimos! Também sou fã e estou muito curiosa pelo novo, afinal, uma super parceria, não é mesmo?

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  8. Oi Isabela!
    Dessas autoras eu só li livros da Paula Pimenta, Tammy Luciano e Thalita Rebouças. Os livros da Marina e o da Luciane (Guardians) eu tenho mas ainda não li.
    Beijos
    http://coisasdemeninasarteiras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Neyla! São muitos livros e realmente fica difícil acompanhar! Quando puder leia os outros, acredito que você vai gostar!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  9. Anônimo19:50

    gostei muito da Thalita Rebouças, quando ela colocou uma lista de escritora, porque eu já estava desanimado, pensando: que eu não não vou ser mais escritor, porque eu não sei como começar de como escrever um livro, aí pensei: se o meu objetivo é ser escritor, porque não lutar e porque não insistir nesse objetivo, né? agora eu tenho mais que lutar por esse objetivo de eu querer ser escritor. EDMAR XAVIER

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Edmar! Que bom que não desistiu... É isso mesmo, tem que seguir o seu objetivo e ser persistente sempre! Nada na vida é fácil, mas se não lutarmos pelos nossos sonhos, fica ainda mais difícil! Sucesso para você!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  10. adorei a postagem. Acabei de comprar meu primeiro livro da Paula Pimenta, estou louca para as outras, em especial Marina Carvalho e Carina Rissi. Infelizmente ainda há preconceito contra a literatura nacional, mas vejo cada dia mais e mais valorização, o que me deixa feliz
    bjus
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Bu! Os preconceitos estão diminuindo e isso é ótimo, então temos que incentivar sempre!

      Acredito que vai amar todos os livros. Quando terminar as leituras passe aqui pra contar!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  11. Eu adoro essa lindas escritoras, tenho um livro da Talita e li os dois da Carina, e estou na caça dos livros das escritoras citadas na matéria, algumas venho acompanhando pelo face, elas são maravilhosas. ^^

    Obrigada pela vista no meu blog, sim as vezes andar e refletir é o melhor remédio.
    Um grande beijo.

    http://rob-umarosaazul.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta! Que bom que gosta delas! Realmente elas trabalham muito bem e são super atenciosas com os fãso!

      Passe sempre por aqui!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  12. Oi Isabela!
    Adorei a escolha da matéria, que foi muito bem editada com a inclusão das capas dos livros =) O carinho e a proximidade que as autoras brasileiras tem com o público é fundamental, pude conhecer a Carina Rissi num evento recente e ela é uma graça. Vou ler Perdida e Procura-se um marido em breve!!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis! Que bom que gostou do post e das fotos... Quis editar com imagens para dar um espaço legal a todas elas, que estão realizando um ótimo trabalho e são super acessíveis com o público!

      Acho que você vai adoras os livros da Carina, são ótimos! Tem resenha dos 2 aqui no blog.

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  13. Conheço a maioria das autores e elas são um amorzinho. ♥
    Não tem como não amar Marina Carvalho, Paula Pimenta e Carina Rissi. haha *-*

    Bjs!
    http://prateleiracolorida.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Beatriz, realmente elas são muito atenciosas com os fãs e isso é um diferencial enorme!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  14. Vergonha nesse momento porque não li nenhuma delas ainda. A Carina esta na minha lista de livros para ler, mas ainda não li nada >.<

    Beijo, @_RayPereira
    http://porredelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ray, não tem motivos para se envergonhar! São muitos livros, não temos como acompanhar tudo, rs! Acredito que vai adorar os livros da Carina, são ótimos!

      Abraços e obrigada por participar, Isabela!

      Excluir
  15. Muitos talentos nacionais, né?! Ainda não li todas essas autoras, mas preciso fazer isso logo - afinal de contas, não é à toa que elas têm tantos fãs :)

    Beijos,
    Nanie

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato