Matérias Literárias

MATÉRIAS LITERÁRIAS: 5 personagens inesquecíveis de Leon Tolstói

11:30Isabela Lapa

Tolstói, um dos maiores nomes da literatura mundial de todos os tempos, escreveu livros que se destacaram tanto pela complexidade das suas histórias como pela riqueza dos seus personagens, sempre marcados pela inquietação de espírito e pelas reflexões sobre moralidade.

Com temas que continuam atuais mesmo tendo sido escritos há mais de 100 anos, o escritor ainda conquista fãs ao redor do mundo e as suas narrativas irônicas e repletas de recursos estilísticos continuam contribuindo para importantes debates acerca do comportamento humano, da morte, da fé, do amor carnal etc.

No post de hoje, vamos apresentar para vocês alguns dos personagens mais marcantes deste renomado (e inesquecível) escritor. Confiram:

5) Natasha Rostova, de Guerra e Paz:
                 
No livro acompanhamos a vida de Natasha dos 12 aos 28 anos. Apesar de ter os olhos pretos, a boca grande e não ser bonita, a garota é a personificação da impulsividade e da espontaneidade, no entanto, vive inúmeras aflições e passa por grandes desgostos. Tais situação são essenciais para que ela se torne mais sábia e mais forte. 

4) Ivan Ilitch, de A Morte de Ivan Ilitch:

           

Com uma capacidade ímpar de falar sobre a morte e o morrer, neste livro Tolstói nos apresentou a um personagem que sem dúvida é um símbolo da mortalidade e do nosso medo de morrer. A história começa com o anúncio da morte de Ivan, mas se desenvolve com as descobertas que ele fez enquanto passou pelo período de degeneração física: as mentiras da vida, o sentido da existência etc. 

3) Pierre Bezukhov, de Guerra e Paz:

               
Apesar de bem intencionado e com um bom coração, Pierre não é dominado pela razão e é exatamente a sua falta de controle emocional e sexual que irá conduzi-lo a situações conflitantes e marcantes. Sem dúvida ele é um dos personagens mais cativantes da literatura e a sua busca pelo sentido da vida é um dos pontos centrais do romance. 

2) Dmitri Olenin, de Os Cossacos:
Dmitri é um jovem idealista, que insatisfeito com a riqueza e o poder que o rodeava, deixou a cidade onde vivia e foi tentar uma forma de vida diferente da que conhecia. Nessa aventura ele aprende lições sobre a vida interior, a filosofia moral e a natureza da realidade. Trata-se do personagem mais auto-biográfico de Tolstói e sem dúvida um dos mais importantes para compreendê-lo. 

1) Anna Karenina, de Anna Karenina:
                 
Personagem mais conhecida e amada de Tolstói, Anna Karenina é uma bela aristocrata que só almeja a felicidade, mas que não consegue encontrá-la no mundo que habita. Com isso, insatisfeita e ansiosa, resolve percorrer caminhos difíceis e enfrenta inúmeras consequências em razão das suas escolhas.


*Destaque: Mesmo sem integrar a lista dos 5 personagens inesquecíveis, é preciso mencionar que Konstantin (Kostya) Levin, também do livro Anna Karenina, é um personagem extremamente envolvente e importante por sua doçura, integridade e bondade. Realista e intenso, o personagem que é um homem simples e do campo, busca o sentido da vida, do amor e da imortalidade.


You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato