Dicionário Machista Notícias

NOTÍCIA: Dicionário reúne frases machistas e mostra como o sexo feminino é percebido

05:00Isabela Lapa

Selma Ferraz é doutura em Literatura portuguesa e possui mais de 20 livros. No intuito de conscientizar a sociedade acerca da estupidez do machismo e da importância de seguir em frente, para que possamos alcançar um mundo melhor e mais pacífico, ela reuniu em seu novo livro "Dicionário Machista - três mil anos de frases cretinas contra as mulheres", citações de pensadores, músicos, celebridades e pessoas anônimas que são capazes de demonstrar a forma seletiva e irracional que os homens pensavam sobre as mulheres e também o que as mulheres pensavam sobre si mesmas. 

As citações selecionadas vão de Jesus Cristo a Nietzsche, de Machado de Assis a Vinicius de Moraes, de Marilyn Monroe a Carla Perez e, segundo a autora, a maioria das frases foi pesquisada no contexto em que foram escritas.

De acordo com Selma os avanços são consideráveis e merecem ser destacados, uma vez que representam o resultado da luta dos movimentos feministas (especialmente na década de 1960), da criação das Delegacias da Mulher, da Secretaria das Políticas para as mulheres e, inclusive, da entrada em vigor da Lei Maria da Penha, no ano de 2006.

No entanto, por mais que a questão esteja mais branda nos tempos de hoje, muito ainda precisa ser conquistado para que a igualdade seja atingida. De acordo a escritora, o machismo velado ou cordial ainda está muito presente na nossa sociedade.

Exemplo disso é o culto acerca do corpo feminino, que faz com que os homens se esqueçam das qualidades relacionadas ao caráter e à inteligência e passem a considerar as mulheres exclusivamente como um objeto de prazer. Um forte incentivador desse culto da beleza é a mídia, que cria programas veiculados em rede nacional que colocam as mulheres em situações constrangedoras no intuito de que a ideia de "burrice" seja afirmada, enquanto realçam as suas características físicas.

Um ponto interessante que Selma observou é que muitas vezes as mulheres são machistas do que os homens, mas que é imprescindível saber distinguir uma simples brincadeira de uma frase com cunho machista.

Algumas frases citadas no livro:

“Mulher só é fiel à moda”. Justino Martins
“A mulher sem filhos é uma mulher morta”. Talmude

“Fraqueza, teu nome é mulher”. Shakespeare, em Hamlet

“Há sempre um macaco na mais bela e angelical das mulheres”. Balzac
“A mulher ideal é sempre a dos outros”. Stanislaw Ponte Preta

“Mulher é igual a música: depois que fica velha ninguém canta”. Para-choque de caminhão
“A mulher, quando pensa, pensa mal”. Publílio Siro

“Só respeitamos as mulheres que não desejamos”. Roland Dorgelès

“A mulher é um homem que não trabalha”. Esther Vilar
“Vais ver mulheres? Não esqueças o açoite”. Nietzsche

Significado de machismo:

Apenas a título de curiosidade, de acordo com o Dicionário Informal machismo significa:

O Machismo é aquele preconceito ancestral de que mulher é um ser inferior ao homem em todos os sentidos. O machismo considera o homem como um ser superior à mulher, acha que o homem é dono e senhor da vida de sua mulher, fazendo com ela o que bem entender e que ela não pode ter voz ativa para nada.

- É o pensamento retrógrado e ultrapassado de que a mulher não é um ser humano completo, como acontecia em Roma e por isso não era cidadã.

- É tratar a mulher como se não tivesse alma (como algumas civilizações antigas), ou considerá-la inferior até mesmo a um animal. É tratar a mulher como coisa ou como propriedade.

- O machismo é uma mácula na vida e na honra de Homens de verdade, por que foi o machismo que originou os abusos, os casos de espancamento, mutilações, assassinatos, torturas, crueldades e demais tratamentos desumanos e degradantes sofridos por mulheres.


*A obra foi publicada pela Editora Geração Editorial por meio do selo "Jardim dos Livros" e está a venda por R$ 19,90.


You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato