Crítica Darkside Books

O Circo Mecânico Tresaulti, de Genevive Valentine

06:00Isabela Lapa

Uma dica:

Antes de mergulhar no universo da trupe do Circo Tresaulti, esqueça tudo  que sabe sobre circos e se prepare para viver uma aventura inovadora, diferente, impactante e inesquecível! 

Sobre o livro:

Em um universo pós guerra, o Circo Mecânico Tresaulti é formado por sobreviventes que buscam na trupe uma nova família, uma nova vida ou apenas uma forma de continuar a caminhada em um mundo destruído. A equipe é constituída de ex-soldados que não querem continuar matando, de antigos trabalhadores de fábricas que perderam o emprego em razão da destruição das cidades e de pessoas sem esperança. 

Apesar de terem vindo de locais diferentes e variados, todos sofreram alguma deformidade física em razão da guerra, mas ao chegarem no circo tiveram as mutilações corrigidas por uma mulher conhecida como Boss, a grande responsável pela existência do Tresaulti e que, utilizando-se de engrenagens mecânicas, peças de cobre e diversos artifícios incomuns, criava seres pós- humanos, com  capacidades especiais e até mesmo sobrenaturais. 
Enquanto viajavam por cidades destruídas, a equipe tentava estabelecer uma convivência pelo menos pacífica, o que nem sempre era possível. A verdade é que apesar de manterem as aparências, todos vivam desconfiados e inseguros uns com os outros.

Um ponto que merece destaque é a desavença entre os personagens Stenos Bird. A relação entre eles era um misto de respeito e ódio, o que se acontecia, principalmente, pelo fato de que Stenos almejava as asas que Boss havia construído para Bird e que faziam dele a atração principal das apresentações do circo. Bird, por sua vez, apesar de nem sempre gostar do "presente" que havia recebido, sabia do poder que ele lhe conferia e estava disposto a lutar para mantê-lo

Os conflitos, que eram muitos, se intensificaram quando Boss foi sequestrada por um dos homens do governo, que estava disposto a conhecer os seus segredos uma vez que via em suas criações protótipos de super-soldados. A partir deste acontecimento, o circo passou a ser de responsabilidade de Little George, que cresceu com a trupe, mas que nunca conseguiu compreendeu por inteiro os seus segredos.
Em meio a esse contexto, a história se desenvolve de forma envolvente e misteriosa, com destaque tanto para os personagens como para o contexto do circo (cenário, figurino, músicas etc).

A verdade é que ao mesmo tempo em que a beleza do circo está nas criações fantásticas de Boss, nelas reside a sua crueldade. Essa contradição entre o belo e o grotesco é o ponto chave da história, o ponto essencial para a sua compreensão. 

Os capítulos são curtos e não seguem uma ordem linear, o que contribui para prender a atenção do leitor, que fica sempre com dúvidas e com uma necessidade incrível de saná-las. Além disso, a narrativa é diferenciada: a maior parte é feita em primeira pessoa, na visão de Little George, no entanto, algumas passagens estão em terceira pessoa. A escrita de Genevive Valentine, mesmo construída por palavras simples, é elegante, exigente e rica!

Trata-se de uma história surreal, fantástica, envolvente e misteriosa.Uma história apresenta um mundo chocante e surpreendente de arte e de criação.
Por fim, imprescindível mencionar que a Editora Darkside se destaca no que se refere à diagramação. O livro é, sem dúvida, um dos mais lindos que já vi. A capa parece um tecido, as imagens são bem impressas e possuem um charme muito particular! Um trabalho excepcional! 

Algumas passagens:
                         
"(Alguns momentos são infinitos e aterrorizantes, mesmo que deem certo no final. A maioria dos momentos com Bird é assim. Esse foi o primeiro de muitos)". 

"(Às vezes ela estende a mão como se quisesse maquiá-lo, e quando ele se aproxima ela agarra a sua garganta e olha no olho como se estivesse resolvendo uma briga interna. Ele nunca revida - nem se afasta -, e toda vez que ela estende a mão ele se aproxima, haja o que houver. Ele se apresenta algumas noites com o pescoço prateado. Eu tento não olhar pra eles)".

"Eu tenho medo dos ossos", ela diz. Sua voz treme, mas não pode ser frio, porque as asas dele estão bem quentes".

"(Aqueles que têm grandes desejos nascem, não são feitos)".

"Nunca me iludi a respeito da dificuldade de ter qualquer tipo de controle sobre um grupo de pessoas que discutia e brigava tanto quanto nós, mas Boss sempre pareceu à altura disso, como se seu corpo tivesse crescido só para ter espaço para sua autoridade".

"Isso é o que acontece quando você está prestes a morrer".

"(Ela o havia amado uma vez, e agora tudo estava acabado; era cruel, era cruel.)"

Aceite o convite e venha viajar com essa trupe, você não vai se arrepender!


Confiram as resenhas de outros 
sucessos da Darkside:




You Might Also Like

0 comentários

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato