Cinema Crítica

Em Chamas

22:12Universo dos Leitores

SINOPSE

Este é o segundo volume da trilogia Jogos Vorazes, baseada nos romances de Suzanne Collins. A saga relata a aventura de Katniss (Jennifer Lawrence), jovem escolhida para participar aos "jogos vorazes", espécie de reality show em que um adolescente de cada distrito de Panem, considerado como "tributo", deve lutar com os demais até que apenas um saia vivo. Neste segundo episódio da série, após a afronta de Katniss à organização dos jogos, ela deverá enfrentar a forte represália do governo local, lutando não apenas por sua vida, mas por toda a população de Panem.

MINHAS IMPRESSÕES

Depois do sucesso do primeiro filme da trilogia Jogos Vorazes, eu não poderia perder a primeira sessão da estreia da sequência Em Chamas, e felizmente não me decepcionei! 

A sequência é bem fiel ao segundo livro, e quem não leu ou viu o longa Jogos Vorazes pode não compreender tão bem a história. Ao contrário do primeiro filme, que desenvolve-se com muitas cenas de ação, a sequência distópica revela os aspectos ideológicos que envolvem os jogos, o que, no meu ponto de vista deixou tudo mais interessante.
Isto porque neste filme temos uma noção maior de toda a estrutura que envolve os jogos: os interesses do governo ditador, a violência como ferramenta de opressão, e principalmente a utilização do medo e da alienação como forma de conter a esperança dos oprimidos.
No entanto, os apaixonados por ação não precisam se preocupar. Em Chamas possui ótimas cenas, muito bem produzidas e exibidas na medida certa, atendendo às premissas do livro. A direção dosou muito bem as cenas de ação, priorizando os conflitos vividos por Katniss, (interpretada por Jennifer Lawrence) que por sinal, se destacou mais uma vez. 

Katniss retorna à sequência após os jogos e tem que lidar com os pesadelos que a afligem, seus confusos sentimentos com relação à Peeta e à pressão do presidente, que se viu desafiado pela jovem na final dos jogos. Katniss despertou a esperança tão temida pelo governante, que agora utiliza os jogos não apenas como forma de imposição do medo, mas também como ferramenta para conter a esperança que cresce em todos os distritos.

O exuberante vestido de noiva de Katniss
O drama da adolescente é muito bem trabalhado por Jennifer que é o centro da sequência da trilogia, agora mais madura e temperamental, e que se firma cada vez mais como um símbolo de resistência, ainda que não seja este seu principal objetivo.


O figurino é quase um personagem do filme e mostra o estilo de vida alegórico da capital. A moda continua tendo uma importância muito grande para a história, já que toda a extravagância da capital (mantida às custas dos distritos) é muito bem representada por roupas extremamente exuberantes. Além disto, a moda torna-se uma manifestação de resistência por parte do estilista Cinna, que utiliza suas criações para manifestar-se contra o governo vigente.

Em Chamas explora muito bem temas como o medo, a opressão, a alienação, a liberdade e a esperança, mostrando a que veio em uma sequência ainda mais interessante que o primeiro filme.

As questões são bem exploradas e trazem à tona ótimas reflexões, tornando o enredo consistente e interessante. Na minha opinião a trilogia é um alento, em meio a tantos outros filmes clichês e sem conteúdo voltados para o público jovem.

TRAILER DO FILME:



                                                                                        

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato