Matérias Literárias

Os melhores lugares para ler e os motivos que os tornam tão bons

07:00Isabela Lapa

Leitura e hábitos de leitura são variados. Cada leitor tem não só um estilo literário, como também os seus locais preferidos para ler, espaços que podem ser públicos ou privados e que variam de acordo com o tempo, a necessidade ou simplesmente, o gosto. Confiram os locais mais comum e mais adorados pelos leitores:

1 - PÚBLICOS:
Parques

Um banco ou até mesmo a grama, o ar livro, a luz solar, o sossego de um sábado a tarde em boa companhia ou até mesmo sozinho. Não importa o dia e a hora, os parques são sempre uma ótima opção, afinal, nada melhor que ler em locais tão agradáveis e que nos permitem relaxar e recuperar as energias em razão do contato com a natureza.

Bibliotecas/Livrarias

Bibliotecas e livrarias possuem ares mágicos, afinal, são locais com grandes concentrações dos nossos objetos de prazer, os livros. Isso por si só já inspira, no entanto, os locais ainda possuem um silêncio adequado para a concentração e possibilitam viajar por vários títulos até escolher o preferido para levar pra casa. 

Cafés

Tem sensação melhor que ler e tomar um bom café ou um bom cappuccino? Acredito que essa soma é quase que perfeita, por isso, sem dúvida as cafeterias são locais altamente frequentados por leitores. 

Ônibus e transportes públicos em geral

Não é fácil manter a concentração nesses locais, que em regra são barulhentos e repletos de pessoas sem noção que conversam na maior altura como se estivessem sozinhas. Apesar desse pequeno incômodo, os livros são ótimas companhias enquanto ficamos parados no trânsito lento e, por vezes, parado. Isso sem contar na deliciosa sensação de perceber que alguém está tentando descobrir o que estamos lendo ou de comparar os personagens com os outros passageiros - isso sim é uma viagem completa! 

2 - PRIVADOS:
Cama

Travesseiro, lençol macio, silêncio e uma ótima leitura para começar ou terminar dia e até mesmo relaxam em horas de folga. Essa sem dúvida é uma das combinações perfeita para os que conseguem se concentrar no conforto da cama e não cair no sono.  No entanto, se pegar no sono enquanto estiver lendo é melhor ainda, a madrugada 9ou o cochilo) será repleta de sonhos deliciosos! 

Sofá 

Este cantinho propicia as mesmas satisfações e prazeres da nossa querida cama, então sem dúvida é um dos mais cotados entre os leitores, afinal, conforto é com a gente mesmo! 

Banheiro

Ok, é íntimo, mas quem não adora ler enquanto toma um banho de banheira e relaxa o corpo ou até mesmo enquanto faz as necessidades? Não fiquem tímidos, admitam! Sem dúvida é um dos locais mais íntimos para curtir um livro... 

Carro

Nada melhor que ler enquanto espera o tempo passar no carro. Ele também é um ótimo local para ler no horário de almoço, não é verdade?
Bom, apesar das nossas preferências, o bom é mesmo é aproveitar qualquer tempo livro e qualquer local para ler, não é mesmo? Mas contem aqui: onde vocês costumam ler? Algum dos seus lugares preferidos não foi mencionado na lista?





You Might Also Like

2 comentários

  1. Costumo ler em casa, na cama. É mais por falta de outras opções do que por costume mesmo. Agora estou pensando em experimentar ler numa praça calma aqui da cidade. Me deseje sorte! ^^

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato