Matérias Literárias Prêmios literários

Os prêmios literários mais ricos do mundo

06:30Universo dos Leitores


Além de reconhecimento pelo trabalho literário, alguns prêmios de literatura concedem aos vencedores excelentes quantias em dinheiro. No post de hoje vou mostrar os prêmios literários ao redor do mundo que concedem os maiores prêmios. Os valores foram convertidos da moeda original para dólar americano, com base na cotação do dia 10 de novembro de 2013. 

Confiram:

1) Prêmio Nobel de Literatura: U$ 1.210.000,00

O prêmio surgiu no ano de 1901 e desde então é concedido anualmente a um escritor de qualquer nacionalidade, desde que ele tenha alcançado notoriedade e realizado um trabalho considerado magnífico. O conceito de "trabalho" para o criador da premiação é a obra inteira do referido escritor, seus principais livros, sua mentalidade, seu estilo e suas filosofias, não distinguindo uma obra em particular.

2) Prêmio Planeta de Novela: U$ 802.000,00

Fundado no ano de 1952, é um prêmio literário concedido pelo Editora espanhola Planeta. O objetivo é premiar o melhor romance inédito. 

3) Astrid Lindgren Memorial Award: U$ 756.000,00

Foi criado no ano de 2002 e é concedido anualmente pelo governo sueco para os escritores ou ilustradores da literatura infantil. O interessante é que o prêmio também pode ser concedido a uma organização que se destaque pelo incentivo à leitura e à defesa dos direitos humanos de jovens e crianças. O nome do prêmio foi escolhido para homenagear Astrid Lindgren, uma importante escritora sueca.

4) Premio de Novela Ciudad de Torrevieja: U$ 481.000,00

O prêmio surgiu no ano de 2001 e foi mantido até o ano de 2011, quando foi suspendido em razão da crise econômica. A intenção do prêmio era homenagear a literatura espanhola e surgiu por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Torrevieja e a Editora Plaza & Janes.

5) A Dorothy e Lillian Cish Prize: U$ 300.000,00

Surgiu no ano de 1994 com a intenção de homenagear um indivíduo que tenha contribuído de forma relevante para a beleza do mundo e a compreensão da vida e da humanidade. O prêmio é voltado para todos os estilos de arte, incluindo a literatura. Os beneficiários são nomeados por uma comunidade artística e escolhidos por uma distinta de lideres, que entre outros requisitos verificam se o trabalho é inovador na sua área de atuação. 

6) Prêmio Etisalat para literatura árabe infantil: U$ 272.000,00

O prêmio tem como objetivo enriquecer a cultura da leitura e incutir um amor de livros árabes em crianças, destacando os melhores trabalhos de autores, ilustradores e editores.

Neste ano o UAEBBY recebeu 107 inscrições, dos quais 55 eram livros infantis e 52 eram livros jovens adultos, dos Emirados Árabes Unidos, Egito, Jordânia, Líbano, Líbia, Arábia Saudita, Palestina, Sudão, Síria e Tunísia. Este foi o primeiro ano em que os editores na Líbia e Sudão participaram na competição.

7) Prêmio Primavera de Novela: U$ 267.000,00

O prêmio foi criado no ano de 1997 e é concedido anualmente na Espanha. O objetivo central é a premiação de romances inéditos em espanhol. 

8) Carlos Fuentes prêmio internacional para a criação literária em língua espanhola: U$ 250.000,00

Criado em 2012 pelo governo mexicano, o prêmio está entre os mais bem pagos do mundo. É concedido anualmente no dia 11 de novembro, data de aniversário do escritor Carlos Fontes. 

9) Sheikh Zayed Book Award: U$ 211.000,00

O prêmio surgiu no ano de 2007 e está entre os mais prestigiados e bem financiados do mundo árabe. A idéia é apresentar para a população e para os escritores árabes talentos cujos escritos e traduções tenham relevância para a cultura, literatura e sociedade da região. 

10) Custodian of the Two Hole Mosques King Abdullah bin Abdulaziz International For Translation: U$ 200.000,00

Foi criado em 31 de outubro de 2006 com a aprovação do Conselho da Biblioteca Pública Abdulaziz rei, o primeiro prêmio homenageia os que fazem traduções de obras árabres ou de obras estrangeiras para o árabe.  A intenção da premiação é promover o intercâmbio cultural entre os povos do mundo e avançar a interação intelectual entre as civilizações. 

NO BRASIL:

Apenas a título de curiosidade convém mencionar que os prêmios brasileiros que pagam maiores quantias são:

- Prêmio Camões realizado por Brasil/Portugal cujo prêmio maior é 100.000 Euros;

- Prêmio São Paulo de Literatura com R$ 200.000,00 algo próximo a U$ 86.000,00 na cotação atual. 


You Might Also Like

1 comentários

  1. O Brasil um pais cheio de grandes escritores, mas os valores dos nossos Prêmios Literário são muito pouco …

    ResponderExcluir

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato