Cinema Filme

Rain Main

06:24Universo dos Leitores

Sinopse:

Conta a história de Charlie Babbitt, um jovem que viaja a um hospital psiquiátrico para tentar descobrir quem é o beneficiário da fortuna que seu pai deixara ao falecer, já que para Charlie ele deixara apenas rosas premiadas e um carro. Ao chegar ao hospital, Charlie descobre que o beneficiário é Raymond, um irmão mais velho autista com Síndrome de Savant de quem nunca ouvira falar. Para garantir o dinheiro da herança, Charlie se aproxima de Raymond, disposto a brigar judicialmente pela guarda legal do irmão.
Minhas Impressões:

Não é um lançamento e não tem uma super produção, no entanto, é sem dúvida uma das histórias mais emocionantes do cinema, um filme que encanta pela forma delicada e sensível com a qual constrói o relacionamento entre dois irmãos, um normal e um autista, com uma rara síndrome denominada Síndrome de Savant, que é um distúrbio psíquico com o qual a pessoa possui uma grande habilidade intelectual aliada a um déficit de inteligência. Tais habilidades são sempre ligadas a uma memória extraordinária, porém com pouca compreensão do que está sendo descrito.

É importante destacar que em 1989, ano em que em que foi lançado, o tema era pouquíssimo abordado e o filme contribuiu de forma considerável não só para trazer à tona esse assunto tão relevante como também para dirimir certos preconceitos existentes em razão do desconhecimento. 
A história representou um marco e tanto na discussão do assunto como na vida de Dustin Hoffman, que fez uma das mais brilhantes atuações, conseguindo emocionar, encantar e divertir.

Além do autismo, o filme também aborda o drama familiar, os dramas pessoais e tem incríveis pitadas de humor. 

Outro ponto que é preciso comentar é a trilha sonora, que foi escolhida com um bom gosto ímpar e contribui para o charme e encanto do longa.

Sem dúvida é uma ótima opção para um final de semana agradável e tranqüilo! Um filme essencial para os corações sensíveis... 
Prêmios recebidos pelo longa:

Oscar 1989 (EUA): vencedor nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção (Barry Levinson), Melhor Ator (Dustin Hoffman) e Melhor Roteiro (original).

Globo de Ouro 1989 (Associação de Imprensa Estrangeira, EUA): vencedor nas categorias de Melhor Filme (drama) e Melhor Ator (drama) (Dustin Hoffman).

BAFTA 1990 (Inglaterra): vencedor nas categorias de Melhor Ator (Dustin Hoffman), Melhor Edição e Melhor Roteiro (original).

Prêmio César (França): indicado na categoria Melhor Filme (estrangeiro).

Festival de Berlim 1989 (Alemanha): vencedor na categoria melhor direção (Barry Levinson).

Prêmio da Academia Japonesa de Cinema 1990 (Japão): vencedor na categoria Melhor Filme (estrangeiro).

Prêmio Eddie 1989 (American Cinema Editors, EUA): vencedor na categoria Melhor Edição.

Trailer: 


You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato