História em Quadrinhos HQ

Joe, O Bárbaro, de Grant Morrison

20:10Jordan LSF

A vida de um adolescente não é nada fácil. Em meio aos conflitos inerentes à idade, escola, amigos e incertezas quanto ao futuro, um jovem ganha um acréscimo de drama na sua vida quando  perde o pai na guerra. Brincalhão e sádico, o destino ainda reserva a diabetes para o garoto, que diante de tantos problemas, é arremessado para um mundo mágico escondido dentro de si mesmo, consequência das alucinações provocadas pelas crises de hipoglicemia.
Esse é Joe, O Bárbaro, a obra de Grant Morrison que fascina pela sobreposição de fantasia e realidade ilustrada pelo dramático desenho de Sean Murphy.  Em sua mente o garoto transforma sua casa em um extenso reino. Seu rato de estimação ganha à condição de fiel escudeiro tal como o Sancho Pança de Cervantes, enquanto seu pai morto no Iraque se materializa em sua quimera na figura de um Cavaleiro de Ferro desaparecido.
Morrison reacende o choque entre realidade e alucinação como fez em Batman, onde o Bruce Wayne do presente recebe a visita daquele que foi enquanto criança. Embora ache que o roteiro poderia sustentar por mais tempo a dúvida de que lado da fronteira entre realidade e fantasia o personagem está, a história não perde em nada quando o autor enfatiza a busca simbólica que o garoto tem pela reconciliação com o pai antes vilão e agora herói renascido e a reconquista do reino, sua casa.
Lúdica e intensa, a obra é capaz de fazer o leitor se comprometer com os dramas do garoto, enquanto se espelha em alguns deles. Em suma, Joe, O bárbaro narra a viagem que todo garoto faz quando é obrigado a fugir de uma realidade cruel  para o mundo fantástico dentro da própria cabeça, usando como plano de fundo aquilo que lhe da alegria  enquanto é desafiado por aquilo que lhe proporciona incerteza.


                                                                         

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato