Caroline Rocha Confusões e indecisões de uma adolescente

Confusões e indecisões de uma adolescente, de Caroline Rocha

10:00Angélica Pina


Pamela, uma jovem estudante de Nutrição, é a narradora protagonista dessa história. Ela tem um melhor amigo que estuda na mesma faculdade que ela, Thiago, que cursa Fisioterapia. Eles são amigos há dois anos e tem uma relação de total intimidade e confiança, como se fossem irmãos. Thiago conhece Pamela melhor que ninguém e ela adora conversar e estar com ele. Priscila é outra grande amiga de Pamella, está sempre por perto, pronta a ajudar e dar conselhos.

Um dia, em meio a um passeio com Priscila e seu irmão Carlos, Thiago declara-se para Pamela e a pede em namoro. Ela fica completamente confusa e desconcertada, por realmente nunca esperar algo assim. Pamela não consegue dar uma resposta para Thiago naquele momento, pois precisa pensar melhor na questão. Ela gosta dele, sente-se bem ao seu lado, mas teme perder sua amizade que é tão importante para ela caso o namoro não dê certo.

“Thiago me interrompeu, pegando minha mão. – Eu não quero ficar sem você e aceito o que for necessário para poder ter você a meu lado. Se for para ficarmos juntos, eu te farei a mulher mais feliz do mundo e vou continuar a ser o amigo que te apoia sempre que precisa. E se for para ficarmos separados, eu continuarei a ser o amigo que sempre fui, desde que eu tenha você por perto para te proteger de todo mal.”

Por causa de suas dúvidas é que Pamela começa a escrever tudo que pensa e sente a respeito de sua complicada vida amorosa, ou seja, o livro é como se fosse um diário da protagonista.

Enquanto pensava se devia ou não aceitar o pedido de seu melhor amigo, Pamela começa a perceber que Felipe, um colega de Thiago, provoca sensações estranhas nela quando se encontram e conversam. Ele é completamente o oposto do que Pamela considera um garoto interessante: vive matando aula e passeando pelos corredores da faculdade, além de estar sempre cercado de meninas se jogando sobre ele. Para ela, ele não passa de um irresponsável e galinha.

“Só que, antes de ele poder falar alguma coisa, um grupinho de três meninas passou perto da gente e uma delas foi falar com ele. É a típica menina que chama a atenção dos caras. Tem o cabelo pintado de loiro, é alta, está sempre de sapato alto, blusa decotada e bem colada e uma minissaia que mais parece um cinto. Isso sem falar no jeitinho dela! A talzinha já chegou dando um abraço nele e um beijo que ainda não sei afirmar se foi na boca ou na bochecha, porque foi tão no limite entre essas duas partes que fica difícil definir.”

Daí pra frente, a vida de Pamela se complica cada vez mais e ela se vê diante de várias crises pessoais, sem saber ao certo o que quer para sua vida. Com a ajuda de seus amigos, ela vai percebendo que precisa amadurecer e conseguir tomar suas próprias decisões, o que não é fácil nessa época tão conturbada da vida de uma garota que está saindo da infância e entrando para a fase adulta.

“Eu estava tão desorientada que, sem perceber, peguei o ônibus e voltei para casa. Eu ainda tinha que almoçar e assistir mais um tempo de aula depois do almoço, mas não tinha condições psicológicas de fazer isso. Afinal, o que estava acontecendo? Parando para pensar agora, nesses últimos acontecimentos eu tenho repetido muito essa pergunta... Será que isso quer dizer alguma coisa? Será que estou exagerando demais e me abalando emocionalmente muito fácil?”

A narrativa de Caroline Rocha é leve e descontraída. Os diálogos são bem estruturados e a personalidade de cada personagem é bem trabalhada. Porém, em minha opinião, as situações vividas por eles são típicas de garotos e garotas mais jovens. Inclusive o título “Confusões e indecisões de uma adolescente”, leva a pensar que a história diz respeito a uma menina mais nova. Em momento algum a autora fala qual a idade dos personagens, mas diz que Pamela está no quarto período do curso de Nutrição e Thiago já está na faculdade há três anos. Penso que talvez uma escola de ensino médio seria um cenário mais adequado para as confusões de Pamela e não uma universidade. De qualquer forma, o livro provavelmente leva adolescentes e jovens garotas a identificarem-se com seus conflitos e dúvidas, além de provocar bons momentos de diversão.

You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato