Contos Completos Crítica

Contos Completos, de Oscar Wilde

06:00Universo dos Leitores



Contos Completos, de Oscar Wilde, foi publicado pela Editora Landmark, em uma edição bilíngüe e reuniu todos os contos do renomado escritor irlandês. Entre os livros constantes da edição temos: 


Príncipe Feliz e outros Contos;

O Retrato do Sr. W. H.;

O Crime de Lorde Arthur Savile e outros Contos; e

A Casa das Romãs.

Os textos foram produzidos entre os anos de 1888 e 1891 e apresentam narrativas intensas e muito reflexivas. Entre os temas abordados encontramos a amizade, o orgulho, a inveja, a obsessão, a curiosidade, a desconfiança, a desilusão, medo do desconhecido etc.

Em meio aos vários livros, destaco "Príncipe Feliz e outros Contos". Nele o escritor conseguiu me emocionar com as metáforas que utilizou para falar da complexidade dos sentimentos de amizade e de felicidade. Em "O Amigo Devotado" a análise sobre a amizade com/sem interesse é simplesmente real, tocante e  inesquecível. É impossível terminar a leitura e não parar para pensar sobre aqueles que denominamos amigos e sobre a nossa conduta para com eles. 

Outro texto interessante na coletânea é “O Retrato do Sr. W. H.”, em que os personagens ficam obcecados para descobrir os mistérios da obra de Shakespeare e começam a analisar os seus poemas e a sua vida. O escritor abordou de forma diferenciada os conceitos de verdade e de mentira e finalizou deixando no ar uma reflexão sobre até que ponto convém ou não viver por uma obsessão.

É imprescindível que a leitura seja feita com o olhar da época em que os textos foram escritos, pois só assim será possível compreender toda a grandeza das críticas constantes na mesma - em especial à burguesia da época e à relação dos homossexuais. 

A linguagem por vezes é rebuscada, mas mesmo assim a leitura flui de forma agradável e rápida, em razão de conter inúmeros diálogos. A verdade é que o livro é uma obra prima para a literatura.



You Might Also Like

1 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato