Cinema Contos de Fadas

Frozen, Disney, Mickey, Encanto e Nostalgia

19:50Universo dos Leitores


Oi pessoal!

Hoje estou aqui para falar da nova animação da Disney vencedora do Globo de Ouro e que tem brilhado em termos de público e de bilheteria. Para que vocês tenham uma ideia, "Frozen, Uma Aventura Congelante",  tem feito tanto sucesso que ultrapassou a marca de "O Rei Leão". Então vou contar para vocês minhas impressões sobre este filme lindo! 


O curta "Hora da Viagem" 


Fui assistir ao filme Frozen "no escuro", sem ver o trailer. Já na sala de cinema tive minha primeira surpresa: foi exibido um curta que celebra os 85 anos da Disney apresentando seu personagem mais famoso, trazendo muita nostalgia mas sem deixar de lado toques de modernidade.

O curta, que prestigia "O Vapor Willie" (episódio de estreia de Mickey) começa com uma sequência desenhada à mão que remota aos personagens mais tradicionais da Disney, retomando os traços originais dos personagens, e inovando através de gráficos computadorizados. 

"Hora da Viagem" representa além de tudo uma viagem no tempo, transitando dos desenhos originais para o melhor da tecnologia atual, em cenas recheadas de encanto e realismo creditados à uma espetacular exibição em 3D. Foi mágico e emocionante ver um dos personagens mais marcantes da minha infância na telona, provando porque a Disney influenciou tantas gerações.
O Filme


Frozen nos conta a história de duas irmãs: Elsa, uma princesa que possui o poder de congelar pessoas e objetos; e Ana a caçula que se diverte com a magia da irmã. As duas princesas começam a enfrentar alguns problemas quando a magia de Elsa aumenta gradativamente e começa a sair de seu controle, colocando em risco a segurança de todos à sua volta. 


Ana acaba sofrendo um acidente provocado pelo poder da irmã, obrigando Elsa a crescer reclusa. Ana sofre muito, principalmente por não entender o real motivo do distanciamento da irmã, até que seus pais morrem e ambas são obrigadas a conviver novamente, fazendo com que elas tenham diversas surpresas e muitas situações inusitadas. 
Minhas Impressões:

Frozen é um novo conto de fadas encantador criado pela Disney que estreou no Brasil este ano e vem fazendo um grande sucesso nas bilheterias. A produtora, que já não investia neste gênero há um bom tempo, veio com tudo nesta animação e me deixou com uma enorme sensação de que outros contos de fadas do mesmo estilo poderão ser criados.

O interessante de Frozen é que ele inova ao fugir de alguns clichês presentes em histórias do gênero, sem deixar de lado características tradicionais dos contos de fadas como uma lição de moral, transmissão de valores culturais, o triunfo contra o mal e a presença de um herói ou heroína. 

Para começar Ana e Elsa não são heroínas românticas: apesar de Ana se apaixonar durante a história, o foco é mantido na relação das irmãs e nas tentativas de Ana de se aproximar de Elsa (e tudo isto fica muito claro em uma das cenas mais fofas do filme, quem assistiu sabe qual é). Os "mocinhos" são importantes para a trama, mas não protagonizam o filme como de costume.

A personagem de Ana é adorável, destrambelhada, espontânea, engraçada e determinada a salvar a irmã mesmo quando esta se afasta. Elsa também é uma personagem muito interessante: o tempo que passou reclusa e o medo de machucar as pessoas que ama a tornou uma pessoa madura para a idade, além de resignada, forte, protetora e visivelmente triste. A composição das duas personagens é fantástica, evidenciando a personalidade das duas irmãs através das roupas e da maquiagem. O resultado foi tão bom que já vi vários tutoriais de maquiagem reproduzindo a maquiagem de Elsa, assim como seus vestidos e os de Ana.

A fotografia do filme é um espetáculo e esteticamente muito atraente. Em uma das cenas mais lindas,  Elsa celebra sua liberdade construindo um deslumbrante castelo de cristal para viver, assumindo sua verdadeira personalidade. Tenho certeza que outras pessoas ficaram com vontade de deslizar por aquele gelo ou ver de perto aquele castelo fabuloso.
O filme conta com alguns números musicais, mas quem não gosta do estilo não precisa se preocupar: as cenas são pontuais e não se prolongam por todo o filme. Fiquei com vontade de conhecer também as canções originais, ainda que as canções dubladas tenham sido muito bem executadas (infelizmente animações legendadas são pouco exibidas na minha cidade).

Pra finalizar, não poderia NUNCA deixar de mencionar o personagem mais fofo do filme: Olaf, um boneco de neve doce e muito, muito ingênuo criado por Elsa. Olaf é tão inocente que chega a ser puro, além de muito engraçado, o que traz uma doçura imensa para a história. O personagem é tão legal que dá vontade de ser amiga dele! Mais uma aposta do filme que deu muito certo. 













Ao assistir Frozen, fiquei com a sensação de que a Disney voltou com tudo a fazer contos de fadas, se renovando para criar mocinhas mais  interessantes, e menos indefesas. Então se você ainda não viu, não perca tempo: divirta-se com Frozen (e volte aqui pra me contar se puder). Até a próxima!

Trailer do Filme:








You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato