Crítica Livros

Quero Ser Beth Levitt de Samanta Holtz

06:00Universo dos Leitores

Esta semana falarei sobre um grande sucesso que já está na segunda edição: Quero Ser Beth Levitt, uma cortesia da da editora Novo Século que tive o prazer de ler!

Sinopse

O livro nos conta a história de Amelie Wood, uma jovem de 18 anos cheia de sonhos e expectativas como tantas outras de sua idade. Amie, como é carinhosamente chamada por suas amigas/irmãs, mora em um orfanato que se tornou seu lar desde o falecimento de sua mãe. Ao completar 18 anos a adolescente se viu obrigada a deixar o lugar onde vive desde então, tendo que enfrentar todos os medos e a insegurança desta nova fase de sua vida.

Ainda assim Amie parte para o lado de fora do orfanato munida com seu adorado livro "Doce Acaso" debaixo braço, cheia de expectativas. 

Romance, competição, esperança e medo são alguns dos temas abordados neste livro fascinante!

Minhas Impressões

"Quero Ser Beth Levitt" é um lindo e cativante romance que impressiona graças à delicadeza da narrativa que fez deste um livro  marcante além de uma grata surpresa.

A trágica história de Amelie Wood narrada nas primeiras páginas nos mostra o sofrimento enfrentado pela garota que perdeu os amados pais ainda tão jovem. Apesar do livro ter me arrancado algumas lágrimas logo no começo da trama , não trata-se de uma história triste, ou pesada ao contrário! Amie nos dá uma linda lição de esperança com muita delicadeza e sensibilidade, e tudo é narrado com muita suavidade.

Amelie é uma protagonista carismática, que logo de cara ganha nossa torcida. Seu jeito doce, sonhador e persistente faz com que a gente se inspire e (no meu caso) reviva muitos dos sonhos da adolescência. Além do mais, mesmo com todos os percalços da vida ela "mantém seu coração puro".

Ao longo da narrativa nos deparamos com diversas questões inerentes à idade: amor, insegurança, persistência e principalmente esperança. Com suavidade e ternura a protagonista lutou contra a inveja, a maldade, a desesperança, lutou pelos seus sonhos e pelo seu amor e ainda nos deu uma prova de que não podemos desistir de nossos ideais.









O livro é narrado em primeira pessoa, o que nos faz aproximar ainda mais da protagonista, que divide conosco seus medos, anseios, expectativas, conquistas e alegrias. Tudo é descrito com cuidado e riqueza de detalhes com um vocabulário direto e muito elegante. O interessante é que as lições de Amie são transmitidas de maneira despretensiosa, tornando a narrativa ainda agradável e espontânea.

Embora a literatura YA não seja a minha predileta, me surpreendi de forma muito positiva com o livro e fiquei apaixonada pela doçura de Amie. Certamente serviu de inspiração para muitas adolescentes e graças a qualidade da obra e talento da autora, não tenho dúvidas de que o livro se tornará uma referência do gênero.


A Edição
A bela capa do livro já nos dá uma prévia da delicadeza da história. Uma linda bailarina e o título em letras cursivas, combinam muito com a trama, assim como as várias figuras de sapatilhas no interior do livro.

Biografia/ A autora

Nascida no Dia Mundial do Livro, a publicitária e escritora Samanta Holtz parecia destinada a trilhar o caminho da literatura. Aprendeu a ler sozinha aos cinco anos, tamanha era sua vontade de entender as histórias que sua mãe lia para ela. Aos nove, ganhou um prêmio municipal de redação em sua cidade, Porto Feliz, interior de São Paulo. Aos quatorze, começou a escrever seu primeiro romance, “Renascer de um Outono”, seguido por “Corpo & Alma”, “O Pássaro” (com publicação em janeiro de 2012 pela editora Novo Século) e, finalmente,"Quero Ser Beth Levitt".

Com histórias românticas e cheias de surpresas, Samanta guia seus leitores por uma deliciosa viagem, levando-os das lágrimas ao riso em questão de capítulos.



Samanta Holtz acertou em cheio e foi muito feliz ao criar uma narrativa fluida, dinâmica e esteticamente muito agradável de ser lida. A autora teve muita sensibilidade ao criar o universo de Amie e com certeza continuará fazendo muito sucesso no mercado editorial nacional. 

E todo este sucesso é mais que merecido: Samanta é uma autora acessível, atenciosa, simpática e que acompanha atentamente os comentários sobre sua obra. Ela está presente em várias redes sociais, sempre muito educada e disponível, o que torna seu trabalho ainda mais especial! Quem ainda não leu, não perca tempo para se apaixonar sobre esta obra tão delicada!


Ficha Técnica:
Autor: Holtz, Samanta; Holtz, Samanta
Editora: Novo Século - Sp
Categoria: Literatura Nacional / Romance
Edição : 1 / 2013
Idioma : Português
Número de Paginas : 544



You Might Also Like

0 comentários

Obrigada por participar do nosso Universo! Seja sempre muito bem vindo...

Acompanhe nosso Twitter

Formulário de contato